Olá a todos do fórum, criei este novo tópico pois o outro entraram em um assunto completamente diferente do que foi apresentado tendo um tópico sem rumo, decidi fecha-lo por motivos óbvios. Bem, é o seguinte, estou com um "pepino" em minha rede. Irei apresentar a faca e o queijo logo abaixo:
Problema: Os usuários do meu PPPOE deslogam em locais aleatórios em qualquer horário do dia sem ter nenhum tipo de aviso, por exemplo, está tudo funcionando agora na casa de CLIENTE, do nada para tudo lá, na casa de CLIENTE2 que é vizinho do primeiro individuo continua com internet e ele aparece logado e funcionando. No WIFI ocorre o mesmo(somente em 2 AP's enquanto os outros funcionam 2 funcionam normalmente). Ocorre também do PPPOE cair para 100 pessoas de uma direção mas algumas desta mesma direção continuam logados no PPPOE. O erro que ocorre é <pppoe-FULANO>: terminating... -peer is not responding, logo em seguida ele é deslogado e reloga após um curto periodo de tempo. Algumas vezes também ocorre o seguinte erro: PPPoE connection from (MAC) was already active - closing previous one.
Topologia: CCR 1009, nela está configurada uma bridge com todas as portas, nesta bridge utilizo HOTSPOT e PPPOE juntos, mudando somente o POOL de ambos os protocolos, sendo HOTSPOT 192.168.10.X à 192.168.11.254 e PPPOE 192.168.12.X à 192.168.13.254. Tenho cerca de 245 usuários nela com velocidades mistas, de 2MB até 8MB. Desta RB está saindo um cabo que leva para cerca de 90% da rede a internet em ambos protocolos (HOTSPOT e PPPOE). De um tempo para cá migrei toda a rede para PPPOE devido a problema com alguns clientes digamos, "reinões", que colocam o famigerado cabinho na porta LAN de seu roteador deixando assim a rede com DHCP e para evitar tal problema, preferi mudar para PPPOE pois soube que neste protocolo não acontece isto, dito e feito, fui aos poucos passando de casa em casa e mudei tudo por assim dizer, restando cerca de 11 no HOTSPOT.
Informações adicionais: até um tempo atrás, mudei a rede principal para GIGABIT, trocando switch's, cabos e caixas até onde ocorre a divisa entre 4 direções, 1 para outro bairro, outra para uma grota, e os outros 2 para outros bairros. Não subdividi a rede por conta da distancia entre tais pontos já que não moro em um ponto estratégico por assim dizer. Proximo da onde eu moro tenho alguns poucos clientes, cerca de 9 e estes 9 pegam bem dizer diretamente da RB e não ocorre este problema neles, pelo menos não que eu tenha percebido.
Tentativas de solucionamento: meu chefe diz que pode ser configuração, já mexi de cima abaixo, para esquerda e para direita na aba de PPP, mudei MTU, MRU, KEEP ALIVE TIMEOUT porém sem sucesso. Continuou o mesmo problema. Chegamos até mesmo a trocar a RB, que antes era uma 1100AHX2 colocamos a CCR1009 e mesmo assim nada. Já atualizei também o MK da mesma para a mais recente, 6.35.2, problema persiste ...
Sugestões?