+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Trafego de banda oscilando muito!!!

    Boa tarde pessoal, estou com uma duvida e uma dificuldade ...
    O que está ocorrendo e que estamos tendo um consumo de 430 mb em nossa rede,
    mas ele oscilando muito, se ele está consumindo 420 425 mega e do nada cai para 300 mb as vezes 290 mb, e rapidamente sobe novamente para 420, não sei se pode ser algo interno ou a operadora que estamos contratando não está suportando o link contratado...

    Nossa rede no momento esta assim, ccr1016 como autenticação, pppoe + MPLS + VPLS, a versão da ccr esta 6.27 não sei se pode ser algum bug da versão, qualquer outra informação só perguntarem...
    se alguém já passou por isso e tiver como da uma força agradeço!

    att

  2. #2

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Boa tarde amigo,

    Você já verificou o processamento de sua RB? Também verifique seu Firewall.

    Você monitora seu tráfego como? Zabbix...PRTG...Cacti

    De qualquer maneira, é recomendado atualizar o RouterOS para a versão final mais recente, pois corrige várias falhas das versões antigas.

  3. #3

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Boa tarde amigo, obrigado pela resposta rápida

    Então já vejo o processamento ele fica em torno de 50%...
    eu monitoro pelo zabbix, mas o zabbix tem um tempo para coletar os dados... quando eu digo que está oscilando e que estou olhando diretamente na interface,

    e amigo e uma oscilando de 100mb de diferença... muito estranho mas vou atualizar e verificar como se comporta!

    Citação Postado originalmente por rwn Ver Post
    Boa tarde amigo,

    Você já verificou o processamento de sua RB? Também verifique seu Firewall.

    Você monitora seu tráfego como? Zabbix...PRTG...Cacti

    De qualquer maneira, é recomendado atualizar o RouterOS para a versão final mais recente, pois corrige várias falhas das versões antigas.

  4. #4

    Padrão

    aqui também tá assim, acho que é meu link

  5. #5

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    que tipo de links vocês usam?

  6. #6

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Não esta muito clara sua situação.

    Se a sua demanda dos clientes diminui , o trafego também vai diminuir!!!!

    O que leva pensar que tem um problema?

    Se tem duvida respeito da interconexão Internet esta contratando, faça um teste no momento que se encontra com menor trafego e verifique se a velocidade esta boa.

    Também pode olhar o gráfico de Throughput na conexão de entrada e ver se ele esta saturando quando se da essa situação esta relatando. Também pode postar aqui que algum colega com experiência nesse quesito vai te esclarecer.

    Citação Postado originalmente por JeffersonSato Ver Post
    Boa tarde pessoal, estou com uma duvida e uma dificuldade ...
    O que está ocorrendo e que estamos tendo um consumo de 430 mb em nossa rede,
    mas ele oscilando muito, se ele está consumindo 420 425 mega e do nada cai para 300 mb as vezes 290 mb, e rapidamente sobe novamente para 420, não sei se pode ser algo interno ou a operadora que estamos contratando não está suportando o link contratado...

    Nossa rede no momento esta assim, ccr1016 como autenticação, pppoe + MPLS + VPLS, a versão da ccr esta 6.27 não sei se pode ser algum bug da versão, qualquer outra informação só perguntarem...
    se alguém já passou por isso e tiver como da uma força agradeço!

    att

  7. #7

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Eu já vi ocorrer normalmente variações de até uns 400Mbps a cada 1~3 segundos, mas o tráfego total era alto, uns 2.5Gbps (~16% de variação). Para um tráfego total de 430Mbps, acho que é normal variar uns 100Mbps (~23%), depende do perfil de consumo dos clientes, qualidade da rede de acesso, planos ofertados (planos maiores proporcionam maior variação).

    Mas para tirar a dúvida e ver se pode ser algum problema é no link, eu testaria com Iperf3 em servidores públicos, ex.: https://iperf.fr/iperf-servers.php Se com o Iperf não ocorrer essas variações, então não é problema no link, é a rede de acesso ou variação normal mesmo.
    Última edição por TsouzaR; 17-06-2016 às 10:22. Razão: Percebi depois que representada em porcentagem até que não é uma variação muito anormal

  8. #8

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Então já vi isso também, um link de 6.3 Gb com variação de 300mb, e muito estranho, por tal motivo imaginei algum problema em minha rede ou na operadora,
    você poderia me explicar como funciona esse Iperf3 como faço teste por ele?
    Agradeço


    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Eu já vi ocorrer normalmente variações de até uns 400Mbps a cada 1~3 segundos, mas o tráfego total era alto, uns 2.5Gbps (~16% de variação). Para um tráfego total de 430Mbps, acho que é normal variar uns 100Mbps (~23%), depende do perfil de consumo dos clientes, qualidade da rede de acesso, planos ofertados (planos maiores proporcionam maior variação).

    Mas para tirar a dúvida e ver se pode ser algum problema é no link, eu testaria com Iperf3 em servidores públicos, ex.: https://iperf.fr/iperf-servers.php Se com o Iperf não ocorrer essas variações, então não é problema no link, é a rede de acesso ou variação normal mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    eu uso dedicado, mas de terceiros, não direto de operadora, acho que a banda dele ta estourada e não consegue me enviar o contratado

  10. #10

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Amigo vou tentar explicar bem o que ouve, a uns 3 meses atras tinha dois link dedicado, hoje eu entrei no ptt, então desfiz de uma das operadoras, agora tenho ptt e um link dedicado, só que meu cenário é o seguinte a mesma operadora que me fornece link dedicado ela fornece o transporte para o ptt entendido.
    antigamente quando tinha duas operadoras, não ocorria essa varição grande...
    è só uma duvida para eu saber se poderia ser problema em minha rede ou no meu link ou na CCR entendeu?

    Agradeço a atenção

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Não esta muito clara sua situação.

    Se a sua demanda dos clientes diminui , o trafego também vai diminuir!!!!

    O que leva pensar que tem um problema?

    Se tem duvida respeito da interconexão Internet esta contratando, faça um teste no momento que se encontra com menor trafego e verifique se a velocidade esta boa.

    Também pode olhar o gráfico de Throughput na conexão de entrada e ver se ele esta saturando quando se da essa situação esta relatando. Também pode postar aqui que algum colega com experiência nesse quesito vai te esclarecer.

  11. #11

    Padrão Re: Trafego de banda oscilando muito!!!

    Uso link dedicado, mas meu cenário é o seguinte das mesma operadora que fornece link para min, ele faz o transporte para o ptt para min... não sei tem algo a ver!

    Citação Postado originalmente por faelldantas Ver Post
    que tipo de links vocês usam?