Olá a todos, alguém esta conseguindo usar a ferramenta cnMaestro ?
Já tentei online e com a opção de maquina virtual mais os rádios não se conecta ao servidor.
Olá a todos, alguém esta conseguindo usar a ferramenta cnMaestro ?
Já tentei online e com a opção de maquina virtual mais os rádios não se conecta ao servidor.
Olá @Zucchi, nos conhecemos ao vivo no Future Isp em Recife/Olinda. Fiquei bastante interessado no Force 200. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um enlace de 16km hj com mikrotik, porém tenho problemas com ccq e tals. Acho q temos uma obstrução, muito pequena entre os dois pontos, bem leve mesmo, porém afeta a zona de Freznel, vide anexo. No Epmp Force 200, isso não seria problema correto?
E além dessa dúvida, é relativo a questão da quantidade de banda, no Link Planner é demonstrado que será possível agregado algo em torno de 219 mega, qui blz heim? Porém se eu achasse que fosse necessário poderia, através de configuração, colocar 180 mega de download e 40 de upload, ou até exagerar um pouco mais e colocar 200 de download e 20 de upload?
Mais uma, a questão do cabo invertido para não haver o curto, isso influenciaria na porta modular (modular, não sei se esse é o termo, me corrija, por favor se eu estiver errado) em 100 mega ou 1 giga?
Se tem obstruçao nem mesmo digital resolve. Sobre o cabo é necessario grimpar um das ponta em um padrao diferente quando se usa regua poe se usar a fonte original nao a necessidade, isso não afeta a maneira da porta modular 10/100/1000
Questao da banda pode setar 75% down e 25% quando vai lhe dar exato de cada um deles so testando mesmo.
Olá @JonasMT, vc chegou a dar uma visualizada na imagem q postei aqui? Aparentemente não tão problemático a questão da visada, já que o equipamento, Force 200, teria caraterística de nlos. Mas o que está na imagem seria o suficiente para forçar tando a banda para baixo?
Olhei sim, ja tive enlaces com visada melhor e o mesmo problema, nesse cenario rb912 se sai muito melhor que epmp. Para a banda que pretende a visada nao deve ser 101% e sim 200% ou melhor pois alem de ser muita banda para um radio 5.8 ainda temos a interferencia. Se nao compro ainda lhe recomendo fortemete ideal 0.60cm e mimosa b5c vai passar esse 200mb com folga
Opa Dulio, vamos lá !
As características NLOS citadas são de visada PARCIALMENTE obstruída. Quando falamos em visada parcialmente obstruída, significa que até 40% da zona de fresnel (MÁXIMO) pode estar obstruída, não 100%. Outro ponto é que falta informar ao link planner o piso de ruido na parte INTERFERENCE.
Quanto ao perfil de down a up, recomendo não seta-lo para PTP pois a latência sobe muito. Deixe que ele mesmo se adeque ao que precisa passar. Outro ponto importante é que as taxas informadas - 180, 200, 220, 450mbps são AGREGADAS.
Pelo que pude ver, mais de 40% da visada está obstruída.
Acho que o pesoal confunde muito o nlos, nao e a linha de visada que tem que estar limpa , se nao o fresnel.
E acho que o Nlos só será praticável para nós, com o Wimax. É o protocolo que mais se aproxima dos resultados do LTE.
O @speedpc algum tempo atras postou um vídeo de uma instalação wimax em uma cidadezinha da Itália onde foi possível andar de carro por ruas estreitas praticamente em toda a área de cobertura sem cair a conexão. 90º da área não tem a mínima visada.
Bom sem visada nao vai funcionar nada, o que ocorre sao as reflexoes de sinal e o protocolo consegue eliminar via algoritmos os sinais indesejados, se vc aplicar o wimax em areas rurais aonde nao ocorre reflexao em predios casas ou alguma coisa, nao vai funcionar.por isso que um ptp aonde o sinal da parabola minimiza ao maximo os sinais refletidos, o wimax vai funcionar como qualquer outro enlace
Boa tarde, alguem como EPMP usando em ptp de menos de 2km no modo ePTP?
Aqui desde que instalei a quase 1 ano sao quedas aleatorias e agora na ultima firmware estao constantes, mudo para TDP PTP resolve só que a latencia fica um lixo.
Não seria algo relacionado a energia, essas quedas? Aqui instalado a 3 meses e está a todos esses dias sem desconectar. ao fui hoje olhar o enlace pq falou aqui. Pra te falar a verdade eu até esqueço dele.
Enviado via Moto G (4) usando UnderLinux App
Última edição por FMANDU; 07-10-2016 às 08:15.
Quantos km? Pois quando era 12km era solido, passo pra 1.5km começo os problemas.
Sobre energia ponta CPE XPS 15a ponta AP fonte original. Cabos e pontas revistos, ja tive o mesmo problema em outro ptp 1.3km na epoca o mimimimi era uma versao bugada que fui premiado e logo iria resolver, papo furado pra nao dar a garantia e trocar o equipamento, na epoca consegui amenizar bem fixando o canal, só que agora nao resolveu e na versao 3.0.1 ta pior ainda reboots aleatorios
a distancia é de 2km visada e fresnel 100%, equipamentos ligados em nobreak, 100% de uptime.