Pessoal eu recebo um bloco /64 da minha operadora eu tinha que transformar em /32 no mikrotik para assim poder dividir em várias sub-redes, sabem como fazer isto no mikrotik? Não sei se tem haver com prefix leight
Pessoal eu recebo um bloco /64 da minha operadora eu tinha que transformar em /32 no mikrotik para assim poder dividir em várias sub-redes, sabem como fazer isto no mikrotik? Não sei se tem haver com prefix leight
Bloco /64 você não faz um /32.
Antes de começar a fazer qualquer coisa, recomendo dar uma estudada no material grátis que é disponibilizado através do site nic.br. Após esse estudo, aí sim você começa a pensar em fazer algo. Para o seu próprio bem!!!
Então resumindo, ADSL,Vivo Fibra, Tim Live ou Net não vai aceitar mais compartilhamento
Amigo dá uma olhada nos vídeos abaixo:
Para entender você primeiro precisa estudar sobre como funciona o endereçamento IP. Aprenda sobre IPV4 e terá uma luz sobre o IPV6. Um /64 é menor que um /32. Talvez o número maior lhe dê a impressão que se trata de um bloco IP maior, quando é o contrário.
Se você recebesse um /56 poderia ter alguns milhares de /64 para distribuir. E o MK poderia fazer isto de forma automática, mas no seu caso não é possível.
Pelo jeito pra funcionar esta coisa vou ter que fazer um DHCP Statefull e fazer controle de banda por interface por enquanto.
até um pegar um /32 ou /56
Caro marcelorodrigues,
divisão de uma rede ipv6 acontece da seguinte maneira.
A partir de um prefixo inicial, para dividir em um ou mais sub-redes os prefixos deverão aumentar, ou seja, se vc recebeu um prefixo /31, você pode criar sub-redes /32, /33, /34 até /64.
O limite /64 é estabelecido devido a possibilidade do uso do mecanismo de autoconfiguração do IPv6 (RFC 4291).
No seu caso vc não poderá criar sub-redes, pois seu prefixo já é o limite /64.
(Lembro que é uma recomendação. Não é uma determinação. Se vc subdividir não poderá ativar o mecanismo de autoconfiguração, as configurações deverão serem muito específicas para seu caso e há a necessidade de configuração de outros serviços).
Se há necessidade de sub-redes, você deveria adquirir por exemplo um prefixo /32 (recomendado para operadoras - ~4 bilhões de sub-redes); ou um prefixo /48 (recomendado para empresas - 65.536 sub-redes); ou um /56 (para usuários - com 256 sub-redes).
Se lhe interessar, há um livro com o título: IPv6, o novo protocolo da internet; de Samuel Henrique Bucke Brito; Ed Novatec.
Espero ter ajudado.
Francisco.
Tava com essa problema na hora de planejar A implatacao do ipv6 na empresa. Ja tava brigando com as operadoras sem necessidade por causa do /64kkk
Nao acho necessário dividir em sub rede visto é muito ip .
Mas caso tenha servidores e quer deixar separados vai ser obrigado a contratar um link dedicado pq as operadoras so estão oferecendo um range maior nessaimplatacao.
Obs Net está bloqueando ping e portas
Se continuar em duvida siga o conselho dos amigos de estudar antes de implantar e entenda que ipv6 é muito diferente do ipv4. O meu erro foi pensar como ipv4 kkkk
Boa sorte ai
Enviado via LG-V480 usando UnderLinux App
Aqui comecei a distribuir o ipv6 para alguns clientes visto que meu range de ipv4 já esgotou.
Me deparei com o problema de acessos remotos a DVR´s para alguns clientes que vendi planos cobrar um valor a mais pra ele ter o ip fixo (v4).
Depois que implementei o ipv6 comecei a entregar NAT do v4 pra liberar ips para outras redes, aí começou a dor de cabeça.
Voltei a estaca zero, debrucei nas planilhas novamente.
Da para usar 1 bloco /64 para mandar para clientes?
Enviado via XT1033 usando UnderLinux App
Cada cliente irá tecer um /64
Enviado via GT-I9515L usando UnderLinux App
Uma solução que pensei esses dias é deixar em bridge até o cliente e entregar somente o IP pelo SLAAC e gerenciar os equipamentos por ipv4. É uma solução para quem recebe somente /64 e tem rede pequena. Outra solução que vou testar ainda é usar vlans para receber vários /64 e depois distribuir. Mas vou testar para verificar se essa teoria é verdadeira. Lembrando que é só uma ideia para contornar esse problemavisto, que o ideal é receber um prefixo /56 e não sou a favor dê gambiarra. Só to interessado em experimentar o mikrotik com o ipv6
Como as operadoras só manda 1 pool /64 eu to pensando em fazer o seguinte. Para ter controle de banda usar VLAN ou pppoe. No túnel ppp usar endereço unique local ipv6 privados. E entregar o /64 e usar slaac no cliente. Como os endereços são gerados pelo endereço MAC todos vão ter um único endereço.
Hum.
Ipv6 privado? Sabe que não dá para rotear pela internet neh. E Windows não usa EUI-64. O unico meio de vc entregar ipv6 com /64 é estando em bridge até o micro do cliente senão vc vai ter de solicitar um /56. Qual operadora te atende? Já verificou com ela?
Não, o privado seria só para fechar o túnel pppoe