Boa noite,
Afinal de contas é preciso ou não a licença SCM para pequenos provedores (até 5000 clientes) ?
Boa noite,
Afinal de contas é preciso ou não a licença SCM para pequenos provedores (até 5000 clientes) ?
Se vc pesquisar a tendência da internet eh it pra cabeamento por questões de custos no inicio e depois pra fibra por questões de aumento de velocidade. As operadoras eletricas detentoras dos postes começam a cobrar seu uso em todo pais. Para isso precisa scm. Fique atento.
sem falar que o assunto tem sido bem debatido em todas as esferas, inclusive aqui no forum. O que tem de concreto é a redução do valor da outorga, de 9mil para 400 reais.
Mas as exigências são sempre as mesmas com projetos, responsabilidades mensais e anuais perante a agência.
O resto ainda é ou especulação ou então estudos por parte da Agência.
Mais se anatel não mais exigir scm para quem tem menos de 5 mil clientes a concessionária de energia no meu entendimento, para locar para os pequeninos não poderá mais exigir no projeto o scm! estou errado?
Cada concessionaria tem um regimento ou norma. E eles obrigam ter SCM.
Aqui na minha região se vc chegar la com projeto sem SCM, eles nem te recebem
Entendo sua colocação... mas a questão é que ainda não foi eliminada a obrigatoriedade de obter a outorga do SCM. Se isso vier a se concretizar eu creio que as concessionárias terão que eliminar a exigência, pois seus regulamentos não são maiores que as resoluções da Agência. A Agência existe exatamente para regular
Então! concordo. Mas na pratica não funciona assim. Aqui a concessionaria eh a Eletrobras. Ela notificou os 252 provedores daqui a apresentar projeto pra poder pagar o uso dos postes. Pra isso tem que ter responsável tecnico no CREA e SCM. Isso tao cedo vai mudar.
Isso ta acontecendo que eu saiba em Pernambuco, Alagoas, Maranhão , Piauí. E com certeza eh uma tendência em todo o pais, pois eles descobriram uma nova fonte de renda.
A turma do radio talves ainda consiga por um tempo. Mas com o aumento das velocidades e a tendência do Gepon logo terão que acompanhar as tendencias.
Exato, se ANATEL desregular para pequenos a Concessionaria de energia não mais pode impor essa restrição. Ela existe pelo convenio entre ANNEL e ANATEL.
Amigo... Assunto tratado exaustivamente nos tópicos:
https://under-linux.org/showthread.php?t=184902
https://under-linux.org/showthread.php?t=181579
https://under-linux.org/showthread.php?t=181767
E sim... é obrigatório outorga SCM pra atuar como provedor neste momento. Não há prazo para essa desobrigatoriedade entrar em vigor e nem há previsão da Anatel manifestar-se sobre o assunto tendo em vista: Imprevisibilidade da ideologia governamental para os próximos 2 anos e como o governo (novo ou velho) se manisfestará sobre o assunto. Falência da OI.
Portanto a Anatel colocou esse assunto no fim da pilha.
As concessionárias de energia tem total autonomia para exigir o que quiserem. Até onde eu sei e já ouvi rumores, para cabear postes em alguns estados, por via de portarias das concessionárias elétricas é necessário no mínimo: SCM, Licença ambiental, alvará na prefeitura da cidade a ser cabeada, projeto técnico, ART.
Se for bem pensado, se as Cias Elétricas liberarem assim só com a desoneração do SCM vira bagunça. Daí qualquer provedor "podrão" de vila vai querer cabear. Viraria isso aqui::
Eu vou pela lógica. Atualmente e até muito tempo a frente como disse vai ser preciso SCM. Mas se liberar o SCM para categorias pequenas e ainda assim a Anatel e Aneel exigirem que os contratos com as concessionárias sejam homologados por eles, como atualmente é, vão excluir "diplomaticamente" os pequenos. E vai dar briga na justiça
Pois eh, diante dos fatos encerram-se as duvidas.
O que eu disse é que obviamente a concessionaria, exigiria para os pequenos, projeto com responsável técnico, alvará da prefeitura, cnpj de prestador de serviço de internet ou Telecom, inscrição estadual, caixas identificadas e tudo no padrão somente a scm que seria nos termos da anatel ou seja cadastrada pelo site no caso dos que são inferiores a 5 mil clientes.
Aqui a Eletrobras proibiu o uso de utp nos postes, além de cobrar pelo uso.
O regulamento das concessionarias de energia são inerentes a ANATEL e se fazem através da ANEEL. Então uma resolução da ANATEL pode não mudar nada referente a isto.
Um exemplo clássico sito foi a questão de valores dos postes, levaram-se anos para se chegar a um acordo e ainda assim aqueles que estão se beneficiando dele tiveram que entrar na justiça para poder pagar os valores arbitrados.
As concessionarias de energia não podem exigir SCM de jeito nenhum se a mesma ANATEL não exige. Seria completamente ilegal utilizar uma normativa de outra entidade reguladora para regular uso de postes. Isso teve inicio para coibir empresas Piratas atuavam na TV a Cabo a partir ano 1998, e a exigência era possuir concessão de TV a Cabo.
Todas as elétricas tem uma PRATICA que esta baseada em uma normativa ANEEL respeito compartilhamento. Nelas se especifica como 4 numero máximo operadora de telecomunicações por poste.
Não tenho certeza porem creio que muitas elétricas hoje estão autorizando sem exigência de concessão , licença ou autorização sequer.
É completamente inconstitucional essa exigência porem, como os que não tinham autorização SCM, estariam operando o serviço "fora da lei" não teriam como entrar na justiça.
O mesmo acontecia com as TV a Cabo Piratas. Como fazer para entrar contra COPEL, CPFL, etc, se estavam prestando um serviço irregular fora da lei.O que menos eles queriam eram ficar em evidencia.
Concordo plenamente. Mas vai questionar com elas pra ver.
E outra a Eletrobras ta falida cobra da gente mas nao ta pagando a prefeirura a mais de cinco anos pelo uso do solo.