Boa noite,
Alguem sabe me informar quanto eu gasto mais ou menos pra cabear uns 5km de ruas onde moro z/s SP contando material (fontes, caixas, conectores etc..) e mão de obra e projetos
Preciso muito desse levantamento
Obrigado
Boa noite,
Alguem sabe me informar quanto eu gasto mais ou menos pra cabear uns 5km de ruas onde moro z/s SP contando material (fontes, caixas, conectores etc..) e mão de obra e projetos
Preciso muito desse levantamento
Obrigado
Hpna? Gepon em fibra sai muito mais barato.
Amigo o produto que eu conheço que trabalha com coaxial é hpna.A unica empresa que cheguei a ver vendendo aqui no Brasil foi a cianet,porém o produto já foi descontinuado.Enfim,não acho vantajoso hoje fazer uma rede hpna se não tem produtos a disposição,ou se tem,é difícil achar.
Eu mesmo fiz uma rede dessas e não me dei bem,mas eu comprei uma rede praticamente pronta.Comprei o switch master,fonte,os divisores e modens,mas agora não acho mais modens para vender,desisti de seguir com a hpna.A tecnologia funciona bem,porém não tem produtos a disposição.
Se tem intenção de cabear vai logo de ftth,não tem melhor.
Mas se estiver caído de grana,vai utp mesmo e esquece hpna.
Pois eh. Ftth tem as mesmas funções , existe olt tripleplay pra isso.
qual o gasto mais ou menos pra rede Gepon em termo de clientes etc
O projeto eh feito el cima da quantidade de clientes que deseja atingir
Gpon e Gepon chegam ate 20km
Uma olt basica sai por menos de R$4000,00 uma chassi fiber home passa de R$ 20.000,00
OLT em media R$15.000(equipamento que divulga a rede gpon)
ONU em media R$300 (equipamento que recebe a rede gpon no cliente)
splitter gpon (equipamento que dividi as portas, funciona como um switch, mas é um equipamento passivo)
FIbra Optica cabo drop em media R$1,00 o metro
tem os gastos com fusão, caixas para poste, conectores, esticadores e etc...
uma rede gpon custa entre R$100 mil à 200 mil.
A minha rede esta engatinhando.
OLT cianet 2720 128 onu
Splitagem
Cto 1/8
1/2 90/10
1/2 85/15
1/2 80/20
1/2 75/25
1/2 70/30
1/2 65/35
1/2 60/40
1/2 50/50
Ai passo pra segunda porta e segunda fibra ai começa tudo de novo.
As onus coloco no poste junto com os switches e pra casa dos clientes levo com utp.
Tem sido bom o custo benefício estou satisfeito.
Olt 2 porta pon
Cada porta pon 8 cto1/8
Cada cto 8 onu
Cada onu 1 switch 8 portas e 7 clientes
Com isso tenho capacidade pra atender 896 clientes limitado a capacidade de 1.25gb da tecnologia Gepon. Isso com uma OLT basica de entrada. Imagine as possibilidades do triple play. Internet voip e iptv? Então ao meu ver não eh quanto custa e sim começar a fazer. Se paga cada centavo. Estamos falando em tecnologia pra quase 10 anos. Com baixissima manutenção.
@ronei10 ta de parabens e no caminho certo, e melhor devagar e sempre do que nada. Eu pretendo iniciar com apenas 5km e ir ampliando, porem vou de fibra ate a casa do cliente pois a regiao aqui na epoca das chuva e deus nos acuda por parte da oi e suas adsl queimando por todo lado.
@JonasMT eu acompanho sua trajetoria daqui e vejo como eh dificil sua luta. Boa sorte. Obrigado
Pois é amigos, estao de parabens mas infelismente pro pequeno ainda é um sonho exemplo EU pouco mais de 200 clientes, atendo via radio 5.8 e passei cabo em algumas ruas.... mas a vontade é fibra mas o problema é financeiro... mais era isso que queria saber o basico dos basicos pro futuro proximo ir aos poucos na fibra...
Amigo seu esquema está show.
Pretendo fazer pareceido,por enquanto estou somente com utp,mas já comprei oltt e diversos para começar uma rede mista.
Uma dúvida.Vc usa os pacpons ou ainda usa alimentação nos switchs ?
Tecnoclogia com coaxial é HFC , a que utilizam as operadoras TV via Cabo. Investimento menor se considerar os equipamentos instalados na casa dos clientes (cable modems e setop box). Muito mais convenientes para tv a cabo + Internet.
Pac pon acho muito problemático. Eu uso switch alimentado com poe reverso dos clientes. Em casos extremos onde tive problema de fornecimento elétrico, peço contador autónomo pra cia eletrica e pago neste caso a taxa de R$13,00 mas sao raros os casos, geralmente o poe reverso resolve.
Po muito legal mesmo.
Amigo se não for abuso da minha parte poderia descriminar as respectivas perdas das splitagens,cto 8,mais spliters balanceados seguidos.
Na prática é colocar a cto 8,ir pondo os spliters balanceados.Mas poderia dar uma força com relação a isso.Só para ter ideia de perdas no decorrer do caminho.
Bruno os spliters são desbalanceados.
da uma olhada aqui:
http://www.furukawa.com.br/_php/down...=2372&idioma=1
e aqui:
https://under-linux.org/showthread.php?t=179496