Postado originalmente por
andrecarlim
Mano não perca tempo instalando servidor VPS. Para até 150 clientes recomendo que use um sistema que preencha o teu mikrotik com usuários, senhas e perfis, desse modo mesmo que tenha uma falha temporária com o teu sistema de gerenciamento, não vai ficar sem autenticar seus usuários.
Um bom exemplo disso é WebMikrotik, quero deixar claro que não estou ganhando nada para divulgar entre. Se você usar pppoe, por exemplo, ele preenche os secrets e os profiles, manipulando os dados dos clientes, até mesmo a integração com boletos, para bloquear/liberar os inadimplentes.
Se você instalar, por exemplo, o mk-auth em um servidor em nuvem, vai ser obrigado a usar radius no teu mikrotik, e assim tem dois problemas, o primeiro é que quando tiver um dificuldade com rotas e não conseguir "ver" o teu servidor VPS pela tua rb, você não vai conseguir autenticar os clientes mesmo que o teu link esteja funcionando, e o segundo problema é que se você usar accounting vai ficar enviando pacote UDP o tempo todo para o radius, consumindo banda que poderia usar de outro modo.
Fica dica, pesquise por gerenciadores que não usam radius e manipulem esses dados diretamente na rua rb, se eu estivesse no seu lugar faria assim com certeza!
Enviado via XT1563 usando
UnderLinux App