Analisando meus cenários, observando concorrentes e o cotidiano dos provedores, verifiquei que a grande maioria, por questões de custos, utilizam nos clientes equipamentos Sisos, mesmo tendo seus POPs com APs mimo. Hoje a grande maioria, usam airgide ou litebeam. Meu questionamento é: podemos otimizar o AP para melhorar as CPEs siso? Acedito que sim, explico.
Que tal colocarmos dois painéis ligando somente as mesmas polarizações no AP, tipo o vertical de cada painel no mesmo rádio, ao invés de ligar o tradicional HV no AP, para o AP taxa de througput e ccq é determinado pela média de sinal entre os canais do AP, me corrijam se estiver errado, se desligarmos um chain baixamos a taxa também, se colocarmos 50% dos clientes em cada polarização o efeito é o mesmo.
Se usarmos dois painéis com mesma polarização, em paralelo por exemplo, com pequena abertura de graus entre eles poderíamos aumentar a abrangência do AP, dois de 90º poderia transformar em um de 120º ou um acima do outro poderíamos ter um inclinado para clientes próximos e outro mais reto para clientes mais longe.
Hoje fica difícil pagar quase 500temer numa nanostatioM5 pra colocar em comodato num plano de 1Mb.
Gostaria de ter a opinião dos mestres.
JMayer