Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Bom dia Pessoal.

    Gostaria da opnião de vocês a respeito de um pequeno projeto de fibra que estou querendo implementar.
    Basicamente, quero levar o sinal via fibra apenas para 04 pontos (regiões), conforme abaixo. Hoje levo via cabo udp/wireless e estou no limite dos 100mb e gostaria de implementar para 1Gb.

    Distancia do servidor e região:
    • 1000m - Torre
    • 600m - Região 1
    • 500m - Região 2
    • 120m - Região 3


    Pensei em realizar seguir da seguinte forma.


    • 1000m - Torre (Servidor RB1100x2 Porta SFP > Fibra > RB2011 Porta SFP)
    • 600m - Região 1 (Servidor RB1100x2 Porta giga > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP)
    • 500m - Região 2 (Servidor RB1100x2 Porta giga > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP)
    • 120m - Região 3 (Servidor RB1100x2 Porta giga > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP)


    Consigo implementar dessa forma? Qual seria a fibra ideal, visando qualidade? Sugestões?

  2. #2

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por MarcianoMarques Ver Post
    Bom dia Pessoal.

    Gostaria da opnião de vocês a respeito de um pequeno projeto de fibra que estou querendo implementar.
    Basicamente, quero levar o sinal via fibra apenas para 04 pontos (regiões), conforme abaixo. Hoje levo via cabo udp/wireless e estou no limite dos 100mb e gostaria de implementar para 1Gb.

    Distancia do servidor e região:
    • 1000m - Torre
    • 600m - Região 1
    • 500m - Região 2
    • 120m - Região 3


    Pensei em realizar seguir da seguinte forma.


    • 1000m - Torre (Servidor RB1100x2 Porta SFP > Fibra > RB2011 Porta SFP)
    • 600m - Região 1 (Servidor RB1100x2 Porta giga > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP)
    • 500m - Região 2 (Servidor RB1100x2 Porta giga > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP)
    • 120m - Região 3 (Servidor RB1100x2 Porta giga > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP)


    Consigo implementar dessa forma? Qual seria a fibra ideal, visando qualidade? Sugestões?
    1) RB1100AHx2 não tem porta SFP, vai precisar usar conversor nesse primeiro enlace aí também.

    2) Não entendi o motivo de você sair da RB110AHx2 com uma fibra até um conversor RBFTC11 e depois sair novamente com fibra (precisaria de 2 conversores desses então, porque dele sai cabo de par trançado) para chegar com outra fibra na RB260GL. Por que não vai com a fibra da RB1100AHx2 diretamente até a RB260GL?

    3) Mesmo que nesses casos de menor distância seja possível usar fibra multimodo, esqueça que ela existe, é ultrapassada, limitada, não tem vantagem alguma e vai te dar problema em upgrades futuros. Escolha sempre fibra monomodo. Não use cabo drop para esse tipo de instalação, pois com o tempo eles podem dar problema, já vi relatos disso em fóruns e listas. Use cabo autossustentado (AS), podendo até ser os de menor porte, ASU ou AS-RA (mesma coisa, só que a Furukawa quer parecer diferentona e chama de AS-RA), com no mínimo umas 6 fibras já prevendo necessidades futuras. Se tiver intensão de algum dia trabalhar com FTTx, já lance os cabos de acordo com o projeto da rede de atendimento, ou seja, se no trajeto do enlace já consta um cabo de 12FO, por exemplo, no projeto FTTx, já lance esse cabo de 12FO, para evitar ter que trocar futuramente.

    Espero ter ajudado.
    Até logo.

  3. #3

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Muito obrigado TsouzaR.

    1) Realmente a RB1100x2 não tem SFP, terei de usar conversor em todos os enlaces.

    2) No caso, sairia da RB1100x2 cabo udp até o conversor e depois dele, fibra até a RB2011 ou RB260GL. Ficariamos com a estrutura da seguinte forma.


    • Região 01 - Servidor RB1100x2 porta giga > Cabo udp > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 2011 Porta SFP
    • Região 02/03/04 - Servidor RB1100x2 porta giga > Cabo udp > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP


    Correto?

    3) Direcional para usar fibra monomodo com 6 fibras ASU. Ótimo.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    O amigo citou o que eu ia descrever, avalie o trajeto por onde o cabo vai passar, para então poder adquirir 1 cabo com várias FO saindo do provedor, e no trajeto vá fazendo as "sangrias" atendendo os seus pop's com cabo de menor quantidade de FO, mantendo assim a topologia estrela no seu backbone. Como as distâncias são curtas talvez tenha dificuldade de comprar as FO já que normalmente são vendidas em quantidade...
    Evite usar FO multimodo por serem ultrapassadas, iniciar um projeto novo sem usar materiais atuais creio que não vale a economia, que diga-se de passagem não é muita!
    Imagino que esteja querendo utilizar o conversor em fibra da Mikrotik devido compatibilidade entre os equipamentos, mas considere também outros conversores do mercado, inclusive a Intelbrás tem um chassis compatível com rack 19" onde pode-se encaixar os conversores de fibra e ficam muito melhor organizados. Mesma coisa com o conversor SFP (GBIC), até onde sei são padronizados iguais as RJ45, só mudando fabricante e em alguns casos o custo, que está diretamente ligado a velocidade trafegada e a distância suportada.

    Mas gostaria de acompanhar o seu projeto pois no futuro irei implementar algo semelhante por aqui, só não disponho no momento de quantidade de clientes e consequentemente de $$$ pra iniciar um trampo desse nível.

  5. #5

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por MarcianoMarques Ver Post
    Muito obrigado TsouzaR.

    1) Realmente a RB1100x2 não tem SFP, terei de usar conversor em todos os enlaces.

    2) No caso, sairia da RB1100x2 cabo udp até o conversor e depois dele, fibra até a RB2011 ou RB260GL. Ficariamos com a estrutura da seguinte forma.


    • Região 01 - Servidor RB1100x2 porta giga > Cabo udp > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 2011 Porta SFP
    • Região 02/03/04 - Servidor RB1100x2 porta giga > Cabo udp > Conversor Mikrotik Rbftc11> Fibra > RB 260GL Porta SFP


    Correto?

    3) Direcional para usar fibra monomodo com 6 fibras ASU. Ótimo.
    Ah sim, não percebi que era o cabo UTP da RB até o conversor. Nesse caso, está tudo certo.

    Só note que a recomendação das 6FOs foi um exemplo. Se você tiver pretensão de trabalhar com FTTx no futuro, já passe um cabo que tenha quantidade suficiente de fibras para ser utilizado nessa rede, de acordo com o projeto dela. Caso contrário, 6FO são suficiente e uma vantagem é que cabos nessa quantidade de fibras (juntamente com 12FO, 24FO e 36FO) geralmente estão em promoção na ZTT, que tem preços muito bons.

    A recomendação do @dmarcio em usar estrutura chassi, como os da Intelbras, é muito boa, pois vai proporcionar uma organização melhor (formato para rack, não ficam conversores soltos) e uma fonte única de alimentação para todos conversores.

  6. #6

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Eu havia estimado as distancias acima e agora eu consegui medir usando o Earth e fiz o rascunho via Skechup.

    Tenho a disposição em anexo e as distâncias abaixo

    Servidor - Ponto A - 261m
    Ponto A - Ponto B - 285m
    Ponto A - Ponto C - 367m
    Ponto C - Torre - 394m

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto_fibra.JPG
Visualizações:	272
Tamanho: 	53,9 KB
ID:      	65351

    Dessa forma, eu posso passa uma fibra única do Servidor até a Torre, passando pelo Ponto A e Ponto C e puxando um outra do Ponto A para o Ponto B. Coloquei os postes para ajudar no orçamento dos equipamentos etc.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Exato, se fosse eu utilizaria um cabo com 12 FO partindo do servidor até o ponto A, onde fará a "sangria" de duas FO do ponto A e duas FO que irá para o ponto B, posteriormente seguindo com 8 FO do ponto A para o ponto C onde será feito mais uma ramificação onde duas FO ficarão no ponto C e mais duas FO seguirão para o ponto D, sobrando 4 FO que poderão ser utilizadas no futuro para outra demanda. Isso usando conversor duplex (que utiliza 2 FO), se usar conversor simplex (que usa 1 FO) o cabo e 6 FO seria suficiente, mas como não tenho conhecimento das vantagens e desvantagens do WDM, utilizaria o conversor duplex mesmo...

  8. #8

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Exato, se fosse eu utilizaria um cabo com 12 FO partindo do servidor até o ponto A, onde fará a "sangria" de duas FO do ponto A e duas FO que irá para o ponto B, posteriormente seguindo com 8 FO do ponto A para o ponto C onde será feito mais uma ramificação onde duas FO ficarão no ponto C e mais duas FO seguirão para o ponto D, sobrando 4 FO que poderão ser utilizadas no futuro para outra demanda. Isso usando conversor duplex (que utiliza 2 FO), se usar conversor simplex (que usa 1 FO) o cabo e 6 FO seria suficiente, mas como não tenho conhecimento das vantagens e desvantagens do WDM, utilizaria o conversor duplex mesmo...
    A vantagem do conversor WDM é essa mesma: economizar fibra.
    Eu não uso conversor duplex nem que me paguem. A economia que faz nele nem se compara ao prejuízo de ter uma fibra a menos disponível nos nos cabos.

  9. #9

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por MarcianoMarques Ver Post
    Eu havia estimado as distancias acima e agora eu consegui medir usando o Earth e fiz o rascunho via Skechup.

    Tenho a disposição em anexo e as distâncias abaixo

    Servidor - Ponto A - 261m
    Ponto A - Ponto B - 285m
    Ponto A - Ponto C - 367m
    Ponto C - Torre - 394m

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto_fibra.JPG
Visualizações:	272
Tamanho: 	53,9 KB
ID:      	65351

    Dessa forma, eu posso passa uma fibra única do Servidor até a Torre, passando pelo Ponto A e Ponto C e puxando um outra do Ponto A para o Ponto B. Coloquei os postes para ajudar no orçamento dos equipamentos etc.
    Vc pode economizar cabos e poste mudando sentido do cabo....
    Digo olhando a foto.... Agora via Google Maps não sei dizer..... Se existem mesmo so única rua que são elas....
    Melhor opção Serial Anel.... Fechar anel com sua rede.... Aí ficaria tranquilo.....
    Caindo uma perna rede muda sentido.....

    Enviado via MotoE2(4G-LTE) usando UnderLinux App

  10. #10

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    FANTOXY, esse seria o melhor percurso, porém da Torre para Ponto A pelo outro lado teria mais de 600M, mas é algo para se pensar com o tempo sim. Anel tem uma boa redundancia de estrutura. Eu só não sei como seria a configuração e equipamentos, visto que na rede udp/wireless tenho "anel", mas uso rb750gl com a porta fora da bridge e quando há dano na estrutura, adiciono a porta na bridge e ajuda bastante, mas não é de forma automática.


    dmarcio, acredito que a quantidade de FO vai depender do que for definido do conversor. Definindo duplex, 12 FO com certeza, mas WDM, 6 FO resolveria. A questão ai vai ser o custo/benefício.


    De qualquer forma, vou precisar de uma empresa para o cabeamento, conexões etc ou capacitar um dos técnicos, pois não tenho pessoal experiente com fibra. Estou vendo algum curso aqui na Bahia para enviar um técnico e ver se dá para desenrolar com a mão de obra que temos e tudo.

    Estou amarrando essa estrutura com um mudança pequena do servidor, de um local para outro, 20m apenas. Porém, a depender do custo do projeto, posso seguir deixando um sobra considerável para cobrir essa alteração.
    Agora irei cotar o treinamento, fibras, conversores, equipamentos, suporte para os postes, "caixas de divisão" etc, depois projeto para concessionária de energia etc.

  11. #11

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Pessoal, realizando algumas pesquisas encontrei um switch da ubnt Edgemax Es-12f-br (12 portas SFP / 04 RJ45 giga) com valor amigável. Porém 08 portas SFP são 100mb e as outras 04 giga. Alguém tem alguma informação sobre?

    https://www.ubnt.com/edgemax/edgeswitch-12f/
    https://dl.ubnt.com/datasheets/edgem..._ES-12F_DS.pdf

  12. #12

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por MarcianoMarques Ver Post
    Pessoal, realizando algumas pesquisas encontrei um switch da ubnt Edgemax Es-12f-br (12 portas SFP / 04 RJ45 giga) com valor amigável. Porém 08 portas SFP são 100mb e as outras 04 giga. Alguém tem alguma informação sobre?

    https://www.ubnt.com/edgemax/edgeswitch-12f/
    https://dl.ubnt.com/datasheets/edgem..._ES-12F_DS.pdf
    Switches com porta SFP são uma opção muito interessante também, especialmente esses UBNTs que têm boa performance e preço acessível. É até melhor do que chassi de conversores de mídia.

    Mas referente à capacidade de modulação das portas, o que o datasheet diz é que 8 portas SFP suportam trabalhar em 100Mbps OU 1Gbps, mas outras 4 SFP são fixas em 1Gbps.

  13. #13

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    É até melhor do que chassi de conversores de mídia.
    Sei não hein... O chassis pode ter os conversores adquiridos individualmente, possibilita montar um conversor para 1 km e outro conversor para 20 km no mesmo chassi, além de facilitar a substituição individual em caso de defeito...

    Mas pode ser uma boa opção para o projeto em razão do custo e das distâncias praticadas, o que talvez seja o caso do nosso colega.

  14. #14

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por dmarcio Ver Post
    Sei não hein... O chassis pode ter os conversores adquiridos individualmente, possibilita montar um conversor para 1 km e outro conversor para 20 km no mesmo chassi, além de facilitar a substituição individual em caso de defeito...

    Mas pode ser uma boa opção para o projeto em razão do custo e das distâncias praticadas, o que talvez seja o caso do nosso colega.
    No switch os módulos SFP também são comprados individualmente e pode ter um módulo para menor distância, outro para maior, outro para multimodo (se quiser desperdiçar dinheiro), etc., não tem diferença. A vantagem do switch com SFP é que tudo é resolvido em um equipamento só, já no caso dos conversores de mídia ainda precisa de um switch, porém com portas RJ45.

  15. #15

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Amigo aqui em nosso provedor usamos fibra e 9 regiões, saindo uma fibra do blackbone e em cada região e feita uma sangria, feito a fuzão deixamos um conversor e seguimos para as outras 8 e assim por diante, do conversor o cabo de rede segue para atender o bairro tranquilamente, projeto fica simples e funciona perfeitamente

  16. #16

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Obrigado Roberto.

    Usou qual fibra para cobrir as 9 regioes? Qual modelo de conversor?

  17. #17

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Não seria melhor centralizar tudo em um único concentrador?

  18. #18

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Amigo usei uma fibra de 12 da prysma, deixo uma fibra em cada bairro uso com conversor de fibra da Intelbras ou tplink wdm monofibra e entra em um switch vlan intelbras e segue pra todo bairro no cabo UTP 100% cobre e todos os Swicths vlan intelbras, e assim por diante, uso alimentação 160vdc na rede com uma fonte que desenvolvemos aqui na nossa empresa devido a muita porcaria no mercado, nossa rede funciona show de bola, mas hj estamos trocando os conversores por spliter 1 por 16 para atendermos a alguns clientes empresariais direto na fibra e seguir com cabo, qualquer dúvida é só falar ok

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App

  19. #19

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Citação Postado originalmente por alextaws Ver Post
    Não seria melhor centralizar tudo em um único concentrador?
    Partir com as fibras do ponto A?

    Citação Postado originalmente por pronetroberto Ver Post
    Amigo usei uma fibra de 12 da prysma, deixo uma fibra em cada bairro uso com conversor de fibra da Intelbras ou tplink wdm monofibra e entra em um switch vlan intelbras e segue pra todo bairro no cabo UTP 100% cobre e todos os Swicths vlan intelbras, e assim por diante, uso alimentação 160vdc na rede com uma fonte que desenvolvemos aqui na nossa empresa devido a muita porcaria no mercado, nossa rede funciona show de bola, mas hj estamos trocando os conversores por spliter 1 por 16 para atendermos a alguns clientes empresariais direto na fibra e seguir com cabo, qualquer dúvida é só falar ok
    Show de bola. Após a divisão da fibra com uso de splitter, continuou usando conversor nas estremidades dessas 16 fibras após splitter? Desculpas as perguntas, mas é que em fibra sou "newbie".

  20. #20

    Padrão Re: Projeto Simples de Fibra - 04 regiões

    Sim era só os conversores daí seguia em cabo de rede e switch seguindo a rede

    Enviado via XT1068 usando UnderLinux App