+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Troca de IP servidor Samba-PDC

    Olá galera, tenho um servidor com ubuntu 15-04 que está com Samba-PDC, já faz 1 ano q estava rodando perfeitamente, eu tinha 280 hosts, utilizava uma única faixa de rede, pois uns 50 hosts +- trabalhavam depois de roteadores, então só precisava de 1 ip na msm faixa do servidor para inserir no domínio, depois retirava e o pc recebia dhcp do roteador, pois bem, precisei adicionar +100 computadores a minha rede, e precisavam trabalhar na msm faixa, tudo foi reestruturado, então comecei a trabalhar com sub-redes, alterei os ips, desde hosts até os servidores, e os roteadores foram removidos, estava tudo ok, pois os pcs que já estavam no domínio, só alterei o ip, e ele logou normalmente, carregando scripts e tudo mais, sem problemas, mas hoje precisei ingressar os novos computadores ao domínio, e pra minha surpresa, não funciona, ele não encontra o servidor ( ou pelo menos parece n encontrar, coloquei na mesma faixa, na faixa de uma sub, mas não funciona, consigo mapear qualquer pasta do servidor, rodar script com conta de qualquer usuário, mesmo nestes computadores q não estão no domínio, mas pra ingressar no domínio, n ingressa, n sei se consegui ser claro, já tentei algumas alternativas que encontrei na internet, como excluir os arquivos browse.dat e o wins.dat, mas infelizmente n funcionou. Preciso muito de uma ajuda pra n ter q reinstalar outro servidor e colocar tds os outros computadores q já estão no dominio.

  2. #2

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    @semperfy,

    tem uns dois arquivos que você coloca uma resolução de nomes forçada no Samba, se não me engano, alem do hosts, hostname tem algo no resolve.conf.

  3. #3

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Caro Semperfy,

    bem, se eu entendi, sua estrutura é composta por um servidor Linux e estações Windows, em uma mesma faixa de IP.

    Comece fazendo testes básicos, há conexão entre o servidor e os PCs que pretendes ingressar no domínio?

    Há a possibilidade de instalar um analisador de tráfego de rede (wireshark) entre o servidor e as máquinas?

    Existe alguma GPO que restrinja o ingresso de outras máquinas?

    Existe alguma regra configurada no firewall do servidor que permita apenas o acesso das máquinas anteriores inseridas no domínio?

    Seus switches são gerenciáveis, de modo que se possa espelhar portas para análise de tráfego?

    Por que estou lhe fazendo essas perguntas, baseado no seu texto não haveria problemas para o ingresso das máquinas. Para o ingresso de clientes Windows (há versões do Windows que não ingressam em domínios), bastaria alterar as configurações de domínio, de DNS e fazer o ingresso; se clientes Linux, após a devida instalação do módulos de cliente (possivelmente winbind, kerberos, etc) alterar as configurações de DNS, e executar o comando Net Join...

    Se você puder esclarecer melhor sua situação, talvez possamos lhe ajudar.

    Atenciosamente,

  4. #4

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Ola Fhayashi,
    já fiz estas configurações, mas tbm n adiantou.

  5. #5

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Ola Fdcdsp,
    já fiz todos os testes, ping respondendo, consigo mapear pastas se colocar apenas o caminho dela, e, inclusive logar com credencial de usuario já cadastrado no samba, eu msm q configurei este samba, n tem restrição alguma, ou configuração q libere apenas as maquinas antigas, n tenho switch gerenciavel, tambem n tenho servidor DNS, o que acontece é que mesmo as maquinas que estão no dominio, fiz um teste de tirar uma delas e tentar inserir novamente, ela dá erro, então fiz o seguinte teste, voltei o servidor para o ip anterior, e qualquer maquina, consegue ingressar normalmente, apenas quando troco o ip para qualquer que seja acontece o problema, inclusive configurei outro samba em uma VM e os hosts ingressaram normalmente neste server teste, td indica q foi a troca de ip msm, mas infelizmente olhando a documentação eo site do samba, td q poderia fazer, exclusão de arquivo e tal, já fiz, e n funcionou.

  6. #6

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Dá uma olhada nesses dois arquivos e veja se o IP antigo aparece neles cacheado

    /var/cache/samba/browse.dat

    /var/lib/samba/wins.dat

  7. #7

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Sim Fhayashi,
    o ip antigo está nos 2 arquivos, e, o novo tbm, já exclui os arquivos, parando o samba antes, e quando rodo o samba e ele cria os arquivos novamente, aparece o ip anterior e o novo, mesmo reiniciando o servidor apos a exclusao, n adiantou.

  8. #8

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Semperfy,

    qual a versão do samba instalada?

    Se for samba 4, como vc configurou o DNS, usou a opção internal?

    Já tive esse problema antes, a solução foi reconfigurar o DNS internal (interno).

    Atenciosamente,

  9. #9

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Ola fdcdsp,
    isto msm, é o samba 4, porém n tenho DNS configurado, será q configurando resolve, vou fazer um teste!!

  10. #10

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Caro Semperfy,

    o samba 4 não funciona sem DNS.
    Faz parte da implementação.
    Durante a configuração você deve ter escolhido a maneira padrão.
    Mas ele está lá.

    Provavelmente, deve ter sido a "internal", sem o uso do Bind.
    Mas, você terá que verificar essa informação.

    Bem, quando tive esse problema a solução foi reconfigurar o DNS.
    Como já faz um tempo, não lembro bem qual ferramenta usei, se o console de administração da microsoft ou a samba-tool. Mas, acredito que qualquer uma delas fará o serviço para você.

    Hoje, não estou mais administrando redes. Por isso, não escrevi aqui como fazê-lo. Mas, procure inteirar-se sobre a samba-tool ela é muito poderosa. Se achar difícil, instale as ferramentas de administração do AD da Microsft em uma máquina com Windows, o Samba4 e as ferramentas se entendem perfeitamente. Você pode inclusive administrar o samba4 a partir da máquina Windows (com as ferramentas de administração do AD instaladas).

    A única parte de configuração que as ferramentas do Windows não fazem é configurar o smb.conf. Esse tem que ser editado com ferramentas do GNU/Linux.

    Atenciosamente,

  11. #11

    Padrão Re: Troca de IP servidor Samba-PDC

    Olá meus caros, agradeço a ajuda de todos, resolvi o problema da seguinte forma:
    copiei todos os arquivos criados pelo samba na instalação, reuni em uma pasta, e com o comando find procurei dentro de todos estes arquivos o ip que estava usando antes da mudança, exclui tais arquivos, e, desinstalei o samba, e instalalei novamente, substituindo os arquivos pelos copiados (menos os q tinha o ip anterior), o servidor está rodando, n perdi nenhum usuario, e qualquer maquina consegue ingressar no dominio sem nenhum problema, fiz todos os testes de permissão q tinha antes, e, principalmente os usuarios cadastrados, tds ok.
    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos.