+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    boa noite pessoal to com problema,tenho 1 rocket m5 ligado em 2 clientes que tem nanobeam m5, e esses dois clientes caem a todo instante vi que tem um tal de ip de contingencia esta duplicado, sera que isso ta gerando o problemaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rocket.png
Visualizações:	350
Tamanho: 	109,7 KB
ID:      	65838https://under-linux.org/asset.php?fi...4&d=1483492422

  2. #2

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    E conflito de IP... mude o endereço de pelo menos um deles

    Enviado via SM-J110L usando UnderLinux App

  3. #3

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Consegui resolver so mudei o canal

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    Consegui resolver so mudei o canal
    Jóia amigo! As vezes as melhores soluções são as mais simples!

  5. #5

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Pode ser cortesia do firmware v6

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

  6. #6

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Não quero ser pessimista, mas se melhorou mudando de canal, o problema foi resolvido parcialmente pois pode voltar a qualquer momento...

    No meu ponto de vista, o problema só pode ser achado uma solução definitiva quando se descobre o real motivo. No caso o motivo aparente parece ser ruido no canal... mas isso pode voltar neste outro canal. i
    Será que ruído poderia derrubar a conexão? Teria que ser algo muito forte a ponto de anular o sinal. Olha aí @sphreak, não seria aquela teoria que tu comentou em outro tópico sobre as ondas senoidais somarem ou então se anularem?
    E daí como resolver?

    Seguidamente leio sobre desconexões pppoe e invariavelmente nos apresentam uma lista de possíveis causas... mas eu ainda acho que deve faltar "robustez" no firmware para lidar com isso.. não é possível que haja tanta "delicadeza" no sistema de autenticação pppoe a ponto de causar o transtorno... pelo menos não deveria...

    Já tentei no passado usar pppoe e encontrei o mesmo problema. Clientes no mesmo AP que desconectam e outros que não desconectam. Alguns desconectam mesmo com sinal bom e consequentemente SNR bom. Outros nem tão bom não desconectam. Se se confirmar que é problema no canal e se ocorre em uns e outros não, então dá para pensar em ruido no cliente e não no AP.

    Por isso que acho que a solução que o amigo encontrou ainda não explica tudo sobre estes ocorridos. Pelo menos enquanto o assunto vai se desenrolando a troca de canal te dá um alívio..

  7. #7

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Respondendo sobre a atualizacao 6.0 eu atualizei a rocket pois as nanobeam tbem estao na 6.0 e nessa mesma torre tenho outra setorial com as mesmas configuracoes,

  8. #8

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Poh comecei c a minha provedora faz nem 2 meses, e agora entendo o que o pessoal me fala que é um trabalho q sempre tem q estar em cima, tipo sempre tem alguma coisa para embaçar.

  9. #9

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Em questao de ruido e qualidade de conexao esta tudo muito bom nao entendo, o porque desses 2 clientes ficarem caindo, mas graças a deus troquei o canal e resolveu

  10. #10

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Já tem tópico lá no fórum da UBNT tratando de problemas da v6

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    No caso o motivo aparente parece ser ruido no canal... mas isso pode voltar neste outro canal. i
    Será que ruído poderia derrubar a conexão? Teria que ser algo muito forte a ponto de anular o sinal. Olha aí @sphreak, não seria aquela teoria que tu comentou em outro tópico sobre as ondas senoidais somarem ou então se anularem?
    E daí como resolver?
    É uma possibilidade sim amigo @1929. Já vi ocorrer vária situações onde o ruído acaba por ficar tão excessivo a ponto de derrubar alguns clientes. Ao ficar observando o gráfico do Airos o sinal simplesmente pula repentinamente para um patamar baixíssimo e ocorre a desconexão. Para esses casos as solução são as mais variadas, quie passam desde a troca de canal, troca de equipamento no cliente por outro de antena com maior ou menor ganho dependendo do caso e até mesmo a mudança da posição ou local de instalação do equipamento. Esses casos eu considero que há a sobreposição destrutiva de ondas.

    Tive um problema deveras interessante há alguns dias que foi por excesso de sinal, combinado com baixo ruído. Sinal na faixa de -55dBm em alguns clientes próximos e noise baixo, na casa dos -105dBm... (instalo por quase padrão Litebeam em quase todos os clientes, principalmente porque compro em lote) tive que substituir os equipamentos desses clientes por outros com antenas de menor ganho e um deles até desalinhar levemente a instalação. Quando o SNR diminuiu a 40dB as quedas cessaram. Nesse caso eu já acho que há uma sobreposição construtiva de ondas, principalmente quando esses rádios de sinal recebido alto estão no trajeto de comunicação de rádios atrás da posição ou transversais.

    São os segredos da ondulatória que a gente vai aprendendo ou relembrando com o tempo ou a necessidade.

    Quando olhei em um primeiro momento para o print do amigo @gandhi , suspeitei inicialmente de IP duplicado, tendo em vista os IPs serem idênticos (192.168.10.1). Agora quando falou-se em troca de canal e solução do problema, logo me veio em mente interferência, principalmente do lado dos clientes. Só o colega autor do post para iluminar melhor os acontecimentos.


    Abraço!!!

  12. #12

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Muito obrigado pela ajuda de todos e o interesse em resolver o problema, eu comecei no ramo faz pouco tempo, entao, essa para mim foi novidade dos clientes cairem assim do nada.
    Mas para ajudar um pouco maks tem uma pequena variacao de sinal das nanobeam, o alinhamento esta bom, das antenas, passo um airselect primeiramente e tem uma faixa grande livre de interferencia.
    Mas essa de ip duplo esse ip é o ip de contingencia... nao sei o q e, mas mudei un deles e nai mudou nada

  13. #13

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Tenho vários rádios rodando o AirOS 6, e até agora não tive problemas.

    Antes de poder opinar, acho que seria interessante dar uma olhada nos logs do rádio, lá sempre tem respostas, rsrs.

    Obs.: Mude o idioma para English, ninguém merece essa tradução porca da UBNT, se quer mesmo trabalhar nesse ramo, aprenda Inglês, nem que seja o básico.
    No fórum da UBNT tem várias pessoas passando por instabilidade também. Parece que tem a ver com versão esse iria de hardware

    Enviado via SM-N910C usando UnderLinux App

  14. #14

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Boa tarde meu amigo ab5x2, agredecido do seu comentario, como faço para acessar log das ubnt,e a tradução muito obrigado pela indicação mas deixo do jeito que esta

  15. #15

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    pessoal,bt venho aqui colocar o resultado que pode servir para muitos, os cliente começaram a cair de novo, e ontem resolvi ir na torre e verificar o ocorrido, de novo, pois bem vamos lá.
    Tenho fonte da volt ligando meus equipamentos e na porta lan do patch painel que liga no roteador verifiquei que o engate da porta lan nao ficava 100% fixa aonde a antena caia apenas os dados, montei um cabo com conector blindado, e ficou 100%, então fica uma dica pro pessoal, usem conectores de otima qualidade em suas torres, e em seus enlaces, para não passar raiva como eu passei, obrigado a todos pela ajuda.

  16. #16

    Padrão Re: Clientes deslogando pppoe rocket m5 nanobeam

    Citação Postado originalmente por gandhi Ver Post
    pessoal,bt venho aqui colocar o resultado que pode servir para muitos, os cliente começaram a cair de novo, e ontem resolvi ir na torre e verificar o ocorrido, de novo, pois bem vamos lá.
    Tenho fonte da volt ligando meus equipamentos e na porta lan do patch painel que liga no roteador verifiquei que o engate da porta lan nao ficava 100% fixa aonde a antena caia apenas os dados, montei um cabo com conector blindado, e ficou 100%, então fica uma dica pro pessoal, usem conectores de otima qualidade em suas torres, e em seus enlaces, para não passar raiva como eu passei, obrigado a todos pela ajuda.
    Cara, isso que você comentou é pura verdade, independente de qualquer forma de autenticação.. mesmo nos conectores não blindados tem que conferir... Vejo instalador que faz tudo bonitinho e espeta o cabo sem verificar se o conector deu o estalinho indicando que ficou bem fixado.. Tem que abrir um pouco, com cuidado, a presilha do conector. É muito comum eles aparentemente ficarem no local, mas sem o estalinho. Dai é uma 'roleta russa'.