+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    Ola,sou novo com mikrotik..sou eng de uma obra..hotel pequeno pra medio ..e estou fazendo cabeamento para internet..vou usar rb3011 como roteadora..e vou ter ligado a ela smart tvs via cabo e APs 951ui 2hnd para wifi clientes..no meu projeto inicial iria utilizar 4 portas da RB...cada porta iria alimentar 10TVs e 2 AP951ui, tudo pelo corredor serviço..agora fiquei com uma duvida..se um cliente com smartphone se conecta e fica sinal e velocidade fraca..vai derrubar a velocidade da porta inteira..?..sera que e melhor fazer cabeamento para as smart tvs..e conecta-las numa porta 3011 e outro cabeamento para os APs em outra porta da 3011?

  2. #2

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    Pesquise por QoS, prioridade de tráfego e Vlan

  3. #3

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    ok, qto a isto ja estou estudando...mas vc acha que seria na parte fisica do cabeamento separar ou so atraves de vlan e prioridade de trafego ja seria suficiente

  4. #4

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    @elcio,

    Os clientes wifi fracos não derrubam a velocidade dos outros na ethernet. Não conheço os Unifi mas normalmente um device com conexão problemática pode reduzir a performance de um AP todo sim.

    Mas as conexões cabeadas não sofrerão com ela.

  5. #5

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    Não tem necessidade de separar a parte física da wireless, porém os clientes com sinal ruim vai deixar as demais conexões proveniente do mesmo AP lentas, mas o segredo está na priorização e tráfego mesmo e a vlan é só por questão de segurança e organização, aparentemente seu cenário é simples, boa sorte

  6. #6

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    grato pelas respostas..entao se tiver velocidade lenta devido a cliente vai ser apenas na AP e nao em toda a porta Vlan da 3011

  7. #7

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    Isso mesmo, priorize o tráfego para streaming e deixe prioridade baixa para WhatsApp e Facebook, você pode até rodar um servidor multimídia na rede, fica show de bola já fiz isso para meus clientes e agrega valor ao seu serviço

  8. #8

    Padrão Re: separar rede wifi da rede cabeada mikrotik

    valeu pelas dicas..vou fazer isso