Ola, galera eu tenho um problema, preciso monitorar trafego dos meus clientes em pppoe. Como faço isso no Zabbix, ou qualquer outro monitoramento gratuito?
Desde já agradeço a todos
Ola, galera eu tenho um problema, preciso monitorar trafego dos meus clientes em pppoe. Como faço isso no Zabbix, ou qualquer outro monitoramento gratuito?
Desde já agradeço a todos
Vc precisa por PPPoE ou consolidado?
Você quer o tráfego consolidado de todos os PPPoE juntos ou individual por conexão?
Se for consolidado eu sei fazer, kkkkkkk. Só ativar o SNMP no RouterOS e adicionar o host no Zabbix com o template snmp.interfaces
Agora se for individual, não sei se ele manda essas interfaces virtuais para o SNMP
Esse é individual
Não disse isso. kkkkkkkkkkkkkkkk
Só não sei fazer. Na verdade, se o PRTG faz, o snmp do mikrotik deve fornecer as interfaces. Se fornece, vai aparecer disponível no zabbix.
Mas o zabbix não tem uma screen dinâmica que vai adicionando as interfaces conforme vão sendo descobertas.
Acho mais fácil monitorar o consolidado e colocar os gráficos só de clientes que julgue importantes monitorar.
eu uso zabbix tem um template que tem o Discovery de interface ele vai contabilizar normal
@shimatani,
Vc já monitora a RB via SNMP? usa o template snmp interfaces que ele tem discovery automático.
Se o SNMP inclui as PPPoEs individuais e vc já está monitorando, é só abrir no Graph.
Se não monitora, ativa o SNMP na mikrotik e adiciona a RB como host lá no Zabbix.
Pronto, só esperar começar a chegar dados. As vezes leva quase uma hora a primeira sincronização, não sei por que. Depois roda normal.
não amigo tem um tutorial aonde eu posso ver isso? pq eu uso o PRTG mais esta quase acabando meus sensores.
tem uma forma. colocando eles em PPPoE Server Binding, a interface do cliente fica estatica R e quando ele logar ele começa a trafegar diferente do DR em dinamico que quando ele loga o pppoe clica interface dinamica.
Se colocar ele Estatico o PRTG e o ZABBIX vai pegar essa interface estatica, quando ele desconectar ele ficara sem o R do lado ele fica sem trafego de rede e o Zabbix e o PRTG vai dar down.
Assim acho que eu tentei explicar da minha maneira, rs
Eu so queria saber se o Zabbix faz esse discovery pelo SNMP? Mas o amigo @Bruno ja me tirou essa duvida. Obrigado galera!
O que eu acho que será diferente no Zabbix é que ele não tem uma Screen auto configurável, ou seja, os Novos PPPoE que forem sendo criados não aparecerão em uma tela com vários indicadores. Tem de criar na mão.
Mas como as "Interfaces" PPPoE são enviadas no SNMP, sim, os gráficos serão criados e armazenados.
Como faço pra adicionar o pppoe do cliente como estático? Pois utilizo o PRTG e quando o cliente desconecta... ele retorna como se fosse uma outra interface simples e o PRTG não reconhece mais.... deixando de monitorar.
Enviado via SM-E700M usando UnderLinux App
Aqui é so seguir os passos
Primeiro vai na opção PPP > Interface
Dar 2 cliques na interface que vai deixar estatico clique em Copy, depois ele vai criar uma outra interface eu sugiro que no name coloque o nome do cliente ou o usuario do pppoe e depois clique em apply. pronto é só derrubar o cliente na interface antiga e esperar ele conectar pela nova interface.
É so usar essa interface no PRTG
Na imagem acima vc tem que escolher essa função para monitorar via trafego de rede "Bandwidth/Traffic", e depois "SNMP Traffic" e esperar ele escanear via SNMP todas as interfaces.
Essa imagem acima é quando escaneada pelo SNMP do seu Mikrotik ou Concentrador que quer monitorar, repare que tem aonde eu selecionei é a interface que colocamos estático e abaixo tem a interface dinâmica.
Edite o nome da interface para o nome do usuario pppoe e o pulo do gato que eu demorei para aprender coloque em "Show alarm when disconnected" e da "OK"
Espero ter ajudado