Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Infestação de redes 5.8 Ghz

    Prezados amigos do fórum, não sei se esta acontecendo isso nas cidades de vocês, mas aqui já estou me mobilizando para migrar minha rede para cabo e Ptp Licenciado, pelo excesso gigantesco de redes Wireless 5.8, seja por Ptp privados, rede da gurizada compartilhando wifi com os vizinhos, roteadores ac domésticos que usam 5.8, monitoramento de rua via wifi e provedores que "se reproduzem feitos coelhos". Realmente acho que 2017-2018 será praticamente o fim de serviços com qualidade em grandes cidades utilizando essa frequência.

    Tive uma péssima experiencia em um cliente corporativo, o qual estava com Noisea -81, nenhum canal livre na região, sinal a -55 / -55, funcionava bem havia um ano, e com o crescente uso da frequência só veio degradando o link ate que tivemos que falar para o cliente que não poderíamos mais atende-lo, diga-se de passagem o melhor cliente empresarial que tínhamos.

    Como esta ai pra vocês? Creio que se a Anatel fiscalizasse com rigor, não estaríamos nessas condições.
    Em grandes metrópoles como New York o uso dessa frequência ainda é muito utilizada e funciona bem, pq há respeito e fiscalização. Aqui no Brasil acredito que para trabalhar como provedor, esta em contagem regressiva. Se nós profissionais e empresas de verdade não nos mobilizarmos, vamos ter um prejuízo enorme daqui pra frente.

  2. #2

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Interferência? Que isso, segundo um pessoal aí, é apenas desculpa de quem não sabe trabalhar. Pergunta pro cara da Granlabor (que não aceita ser questionado e te bloqueia no Facebook), kkkkkk.

    Mas tem um detalhe nisso: equipamentos tipo Ubiquiti, MikroTik e Intelbras são radinhos de brinquedo, que parece que não mudaram em relação a interferência desde a época do 802.11a, sem melhorias significativas de hardware e protocolos wireless para superar a situação atual.

    A Cambium está mais preparada, ao menos apresenta recursos para esquivar da interferência, mas ainda não confio muito, porque parece que é tudo desenvolvido com o cenário de outros países em mente, especialmente os EUA, que como você disse, está bem melhor que aqui devido ao respeito e fiscalização. Dá para ver no fórum internacional da UBNT, como o pessoal lá vive falando de frequências permitidas e limites de EIRP. No Brasil já virou bagunça e não adianta mais que 1 dentre a maioria tente fazer tudo corretamente, pois se quer vai ter condições de operar.

    A ineficiência da Anatel é o resultado de um Estado que quer fazer de tudo e acaba não conseguindo fazer nada, embora não deixe de custar caro. Eu preferiria pagar diretamente a uma empresa privada para que ela fiscalizasse e acionasse na justiça os infratores, com certeza seria um dinheiro muito bem empregado e traria os resultados esperados. Imagine uma livre concorrência entre várias empresas do tipo, cada uma querendo ter a imagem de mais confiável, justa e eficiente para conquistar clientes interessados na fiscalização - não sobra margem nem para serem subornadas, pois o risco disso se tornar conhecido ou suspeitado (alguém poderia oferecer suborno apenas para testar), destruindo a empresa no mercado, seria bem motivador para não aceitar.

  3. #3

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Quem tá se dando bem são os piratas que não pagam imposto, a tia Ana tá nem aí, o que importa pra ela são os impostos dos provedores "otários" legalizados.

  4. #4

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    A interferência existe isso é fato, o que acredito que não exista e caso o AP esteja ligado porém não trafegando nada, ae nesse caso não ha ocupação do expectro

  5. #5

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    hahaha eu já dizia isso em 2011.
    https://under-linux.org/showthread.php?t=147398

  6. #6

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    @FMANDU , não te entrega ainda... O Andrio realmente levantou esta questão alguns anos atrás quando quase não se falava em 5.8.

    De lá para cá pouca coisa mudou nos projetos de rádios baratos. Mas houve uma melhora significativa nos projetos de antenas...

    Você precisa encontrar um meio de melhorar este noise de -81. É um exagero. E pode ser por vários motivos. Jà experimentou trocar o equipamento? Pode ser ele que esteja se comportando de forma prejudicial.
    Você não citou o que tem instalado lá no cliente e o que tem no seu lado... Se utilizar antenas de ângulo bem estreito será que não teria como melhorar? Você disse que tem sinal de -55. Isto é muito bom... então não é problema de apontamento. Mas melhorar a blindagem pode ajudar...

  7. #7

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Usava uma powerbeam 400 com radome dá azlink. Depois troquei por uma xwave de 28 da computech com blindagem para o rádio. Entregava 15M com um /29. Área do centro dá cidade. Com esse noise o Rocket e a powerbeam não conseguia mais do que 5M

  8. #8

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Amigo com certeza com troca de equipamento fica file e pode passar uns 50 mb sossegado sem muitos gastos viu.

  9. #9

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Na verdade eu já cancelei com o cliente, o serviço ainda está rodando até ele encontar outra empresa que forneça a quantidade de ips que ele precisa.

    Que outro equipamento?

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    use a frequência 5700 é a melhor frequência para provedor segundo o @viatel kkk

    Olha já vi clientes estar com -85 de noise e o provedor tentou de tudo e sem chance, mais isto é culpa destes provedores nutella usa rocket com 26dbm com painel de 20dbi imagina a radiação disto ai coloquei uns 20 deste em uma determinada região da cidade
    eu vi um provedor usar a 922 setando a potencia em 31dbm isto mesmo 2Watts mais uma onni

  11. #11

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por Bruno Ver Post
    use a frequência 5700 é a melhor frequência para provedor segundo o @viatel kkk

    Olha já vi clientes estar com -85 de noise e o provedor tentou de tudo e sem chance, mais isto é culpa destes provedores nutella usa rocket com 26dbm com painel de 20dbi imagina a radiação disto ai coloquei uns 20 deste em uma determinada região da cidade
    eu vi um provedor usar a 922 setando a potencia em 31dbm isto mesmo 2Watts mais uma onni
    Aqui tem uns provedores piores. Não se dão ao trabalho nem de mudar o canal do rádio.
    Tem um concorrente meu aqui que tem 3 POPs. Cerca de 10 radios. Todos na mesma frequência (5500mhz). Tem hora do dia que lembro ou que encontro algum cliente do cara e me pego dando risada sozinho...
    Bom pra mim... Fico longe da frequência bagunçada do cidadão.

    Tem cada provedor mortadela por aí que as vezes dá vontade de falar pra eles (só que não! !!)

  12. #12

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Aqui tem um assim, com 5 radios em 5180Mhz.

  13. #13

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Não existe nenhum problema em usar a mesma frequencia, se as antenas estiverem longe, os equipamentos hoje são preparados para trabalhar em ambientes com muita interferencia, já o rocket M5 (o antigo) ele é robusto mas é ultrapassado. No minimo RB912 ou outro melhor. Pode colocar todos no mesmo canal se as antenas estiverem com distancia de 2 Metros entre elas.

    O uso da frequencia 5700 é relacionado ao fator desta frequencia não sofrer tanto com as interferencias causadas pelo sol e os raios que ele envia ao planeta terra.

  14. #14

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    2 metros? O isolamenro em 2 metros é muito pouco. Dependendo da antena o que vaza de sinal pra traz, pros lados, pra cima....Eu achei q vc ia falar em POPs ha centenas de metros ou km um do outro....na epoca do 2.4 eu instalei duas antenas, uma no canal 13 so que horizontal e outra no canal 13 vertical, elas tavam ha pelo menos 3 metros uma da outra e dava pro problema. Em uma de minhas torres tenho um ptp com sxt hg5 e trm um setor com sxt SA5 q tem um pequena blindagem interna na pintura e ha 2.5 metros uma da outra, uma virada pra um lado da torre e a outra pro outro lado, a hg5 enxerga ela com -60dbm de sinal!

  15. #15

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Não existe nenhum problema em usar a mesma frequencia, se as antenas estiverem longe, os equipamentos hoje são preparados para trabalhar em ambientes com muita interferencia, já o rocket M5 (o antigo) ele é robusto mas é ultrapassado. No minimo RB912 ou outro melhor. Pode colocar todos no mesmo canal se as antenas estiverem com distancia de 2 Metros entre elas.

    O uso da frequencia 5700 é relacionado ao fator desta frequencia não sofrer tanto com as interferencias causadas pelo sol e os raios que ele envia ao planeta terra.
    Ahammm.. Dá uma licença aí que eu tenho que ir regular meus rádios pois a irradiação astral das pirâmides do Egito tão interferindo aqui....

  16. #16

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Bom dia, enquanto os provedores continuarem usando equipamentos dá idade dá pedra vai ficar difícil mesmo o negócio não é afastar os equipamentos 2 metros e sincronização e reaproveitamento de canal, vejo aqui muitas pessoas falando em fibra mas acha caro pagar o preço de um equipamento "kit de rádio e antena e cpe" descente não consigo entender isso, o que mais vejo proliferação e de omitik "parece um coelho mesmo" e pra completar pra alimentar essas jóias usam ainda antena dish de 30 dB de 6 anos atrás tecnologias já muito ultrapassadas e continuam insistindo nisso. Tem provedor iniciante que caras fazem qualquer coisa pra ganhar um ou dois clientes, em um raio de 1 km próximo a minha casa, 2 omitik, 2 nano, 3 ptp isso no mesmo prédio são de 3 provedores diferentes, ainda dentro deste raio mais um ptp e 3 sxt, mais uma outra rede de uma quarto provedor ainda 2.4 e 5.8 também com nano como AP, como isso vai funcionar !? Terrivelmente mau não tem como coexistir em um ambiente saudável sem reaproveitamento de frequência e sincronização das unidades para poder suportar está densidade. Maior problema do provedor hoje é que grande maioria não tem capital conhecimento e experiência necessários para empreender neste ramo, isso não é igual barraca de feira em que vendeu a fruta vc já está com o lucro. Época que que se construía provedor com ADSL antena de Pringles conexão de 64 kbps e cabo rgc acabou.

  17. #17

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Não @sphreak, não faça nada sem antes receber o artigo escrito por nosso amigo @viatel, ele é o novo Einsten do século XXI.
    A para velho, maioria dos provedor aqui da regiao tem esse pdf e pelo visto funciona mesmo. E geral nos mesmo canal, só eu que nao consegui até hj =/

  18. #18

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por viatel Ver Post
    Não existe nenhum problema em usar a mesma frequencia, se as antenas estiverem longe, os equipamentos hoje são preparados para trabalhar em ambientes com muita interferencia, já o rocket M5 (o antigo) ele é robusto mas é ultrapassado. No minimo RB912 ou outro melhor. Pode colocar todos no mesmo canal se as antenas estiverem com distancia de 2 Metros entre elas.

    O uso da frequencia 5700 é relacionado ao fator desta frequencia não sofrer tanto com as interferencias causadas pelo sol e os raios que ele envia ao planeta terra.
    Li três vezes esse comentário, pra poder acreditar que eu estava mesmo lendo isso!!!

  19. #19

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Nesse mundo sem fios tem louco pra tudo...

    Dá uma olhada nesse caso aqui....

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         survey.jpg
Visualizações:	475
Tamanho: 	155,5 KB
ID:      	66537

  20. #20

    Padrão Re: Infestação de redes 5.8 Ghz

    Citação Postado originalmente por ab5x2 Ver Post
    Aqui também não está nada fácil, cidade grande tem lugar que é impossível de conseguir trabalhar com rádio.

    PS: Acho que esqueceram de recomendar a frequência 5700MHz pra esse cara aí.
    Certeza!!!