Boa noite prezados! Hoje me deparei com uma situação até certo ponto inusitada. Estava eu a instalar algumas interfaces 3G em uma empresa madeireira. Dessas que são utilizadas interligadas a PABX para baratear as ligações.
Até aí tudo OK... área remota, torre da TIM estava a apenas 3,5 km e o sinal no local em torno de -63dBm 25asu o que é bom pra ***... frequência da ERB - 850Mhz
Agora vem a parte interessante...
(E quero deixar frisado antecipadamente que a necessidade da empresa não é conectividade 3G... trago isso como uma curiosidade e análise.)
Mesmo com sinal de -63dBm no local, era impossível acessar a internet no local da empresa, via rede de dados da operadora! (3G HSPA+) A conectividade retornava após sair da empresa e percorrer quase 1km (mais longe da ERB e com sinal já em -85dBm)... Volto a lembrar que o objetivo técnico no local era voz e não dados!
Fiquei a me perguntar o porquê desse fenômeno! Fui analisar a topografia da região...
Ao analisar essa imagem cheguei a conclusão que o sinal que chega a localidade é um sinal difratado e/ou proveniente de multipath-multicaminho... E lembrando: em frequência baixa! 850Mhz
Então me fiz várias perguntas: Normalmente nas cidades, ondem existem diversas ERBs, o sinal também não sofre multipath e difração e ainda assim há conexão de dados nos celulares?
Por muitas vezes aqui no fórum vi alguns membros indicando que redes 900Mhz faziam milagres...
Pensei novamente porque há conexão de voz e e não de dados 3G?
Então lembrei de uma aula que o colega @rubem deu aqui e lembrou muito bem que a quantidade de dados transmitidos em uma conexão de voz é muito baixa em comparação a conexão de dados...
Fui tirar a prova:
Essa print é durante uma ligação feita na mesma ERB do caso em tela. Ali consta UL Rate e DL Rate em 12.2K/s... Segundo algumas pesquisas feitas, essa taxa corresponde a cerca de 97kbps de tráfego em uplink e 97kbps em downlink. Se formos comparar a um conexão de dados 3G que gira em torno de 1.2Mbps, essa taxa usada na conexão das chamadas é pífia!
Fica aí a curiosidade aos colegas! Fresnel e visada não são importantes somente para os provedores. E mesmo em frequências baixas, a conexão de dados pode ser mínima ou inexistente devido a obstrução, fresnel, etc etc etc
Abraço a todos!