Boa tarde parceiros!
Preciso de algumas dicas para resolver um problema de um cliente nosso.
Ele possui: 2 links (ADSL 2MB, Rádio 5MB), 2 switch 24 portas, uns 8 roteadores TPlink 845, mais uns switch IntelBras espalhados pela rede.
A estrutura é assim: LinkRadio -> Switch -> PCs, notebook, switch (8 portas no meio do caminho), impressoras
-> Tplink, Switch
ADSL -> Outros Tplink, switch 24 portas para uma sala.
Com razão, cliente reclamou da qualidade da internet e adquiriu um RB2011Uias 2HnD para eu reconfigurar tudo.
O que eles precisam lá: De restringir o uso de internet via Wi-fi, pois acontece várias vezes da senha 'vazar' e ter que configurar um por um (Meu Deus! rsrs). A sala que tem o switch 24 portas é pouco usada e não é tão necessária internet 'rápida' lá. É necessário a rede Wi-fi estar na mesma rede LAN por causa de notebooks usar a impressora em rede.
Agora quero sugestão de vocês pra ver se o meu pensamento seria o melhor: Fazer na porta ether1 e 2 LB. Na ether3 ligar os roteadores, na ether4 ligar o switch da outra sala e ether5 ligar no switch principal. Direcionar o link de 2mb para as 3 portas e o de 5mb apenas para o switch principal que estará ligado na ether5. Depois bloquear todo acesso LAN e WLAN, liberado apenas para os MACs cadastrado.
Estou no caminho correto? Eu consigo bloquear o acesso à rede e internet até mesmo depois dos outros roteadores(acredito que tem que ser bridge) e nos à frente switchs?
Já agradeço as idéias!