Postado originalmente por
TsouzaR
Relato muito interessante, @
EvertonMachado! Obrigado por compartilhar!
Mais um motivo para abandonarem PPPoE, hehehehe: essa bagaça é mais suscetível a erros.
O rádio que não aceitou o Firmware Elevate foi uma LiteBeam, porém é muito importante consultar no site da Cambium a lista de hardware compatível, procedimento que eu não fiz antes de tentar instalar na LiteBeam, esta lista eu peguei no site do Zucchi connectivitatelecom.com.br:
Loco M5 XW
Loco M5 XM
NanoStation M5 XW
NanoStation M5 XM
NanoBridge M5 XM
Rocket M5 XM
Rocket M5 XW
Powerbeam M5 300/400 XW
Airgrid M5HP XW
Airgrid M5 XM
NanoBeam M5 XW
Sobre Rocket AC com ou sem Airrprism, eu tenho os dois modelos. Sem Airprism tem uma lista de canais maior dando margem para "escapar" da poluição, com Airprism se não encontrar um canal livre (menos poluído) não terá bons resultados , é física! No geral o Rocket AC para PTP eu considero ótimo, desde que aplicado de forma correta com antena adequada, radome shield e um bom alinhamento, desempenho é ótimo.
O @
Zucchi disse que a latência fica entre 12ms e 18ms, e pelo que me lembro de algum webinar da Cambium, isso é constante, inclusive com o ponto de acesso em carga máxima.
Sobre a Latência alta nos clientes, é óbvio que a avaliação foi de forma correta. Depois de efetuar alguns ajustes consegui melhorar de 30 a 50ms para casa dos 12 a 22ms, apesar de ser um valor expressivo considero bem aceitável principalmente porque é sempre a mesma latência seja com 1 ou os atuais 30 clientes, com trafego baixo ou alto, lembrando que neste painel tem alguns clientes com sinal bem ruim, estabilidade na Cambium que UBNT não tinha com os mesmos clientes, local, CPE´s e planos.