Pessoal,
Preciso ativar um BGP com apenas 1 operadora.
Link máximo de 1GB (atualmente 600MB).
Uma CCR 1016-12G dá conta do recado?
PS: Sei que uma CCR1036 seria melhor ainda.. mas tenho uma 1016-12G parada e pensei em usa-la.
Vlw.
Pessoal,
Preciso ativar um BGP com apenas 1 operadora.
Link máximo de 1GB (atualmente 600MB).
Uma CCR 1016-12G dá conta do recado?
PS: Sei que uma CCR1036 seria melhor ainda.. mas tenho uma 1016-12G parada e pensei em usa-la.
Vlw.
Acabei de ativar com uma ccr1009-7g-1c-1s-pc
Uma CCR1009 poderia sim aguentar 1Gbps de tráfego com BGP (cuidado com o full routing). Mas, desde que ela faça somente isso, nada de encher o roteador de firulas.
1Gb com a Vivo.
Como terá apenas uma sessão e neste caso não justifica full-routing, a CCR-1016 ira aguentar.
Desde que não coloque conjuntamente outros serviços para rodar junto.
Roda de boa amigo, pode fazer de olho fechado, se precisar de alguma ajudar eh so entrar em contato comigo.
Att.
Claudio
[email protected]
Já que estão oferecendo consultoria, estou me oferecendo também! Tenho experiência em BGP.
Amigo recomendo usar vyos no lugar de mikrotik, é muito mais estavel, nao tem rota presa kkk
eu uso uma rb1100hx2 com duas sessões BGP. mas um link é só para redundância. ela fica com 30% de processamento. a ccr1016 trabalha com 2 Full route, mas tem que saber configura. estou vendo um servidor server-u l400 com vyos só por conta de algumas questões que o Mikrotik não trata muito bem.
Já que estão falando do vyos, lembrar aqui que o EdgeRouter é baseado nele. Pode ser uma alternativa barata a um servidor. Como a ccr é mais barata que um servidor com RouteOs.
Só que o suporte em fóruns do EdgeRouter é zero o pessoal não se ajuda. Não dá dica nada, só vendem cursos.
Você está totalmente equivocado, Eduardo. A comunidade brasileira se ajuda sim, inclusive faço parte de uma que trouxe a EdgeRouter para o Brasil e são 100% o pessoal.
Atualmente, na última versão estável do EdgeOS, não é mais baseado no VyOS e sim no ZebOS, mas mesmo assim não deixa de ser uma ótima alternativa.
Caso busque alternativas para usar VyOS em appliance, tem o ServerU, uma ótima opção atualmente. Pra quem fica no meio de MK e algo maior (como Juniper e Cisco) ServerU com VyOS ou a nova EdgeRouter Infinity se torna opção interessante.
Dúvida, para rodar o bgp só para anunciar meus prefixos, eu dropo tudo que chegar de de prefixos do peer e adiciono uma rota default no IP routes?
Só isso?
Tem muito mais que isso. Você precisa anunciar seus prefixos para seus peers e sua operadora (para que você seja conhecido no mundo), mas nos clientes você pode mandar default ou full (dependendo da necessidade do teu cliente).
Você tem conhecimentos de BGP?
Opa Artur, meu bgp já está rodando. Fiz esse teste hoje e funcionou.
Tenho um fullroute com uma operadora rodando na edgerouter mas acho desperdício porque nunca manipulamos nada. Então com a outra operadora, fiz esse teste para ver como ficava. Só anunciei um/24 e meti uma rota padrão. Dropei tudo que vinha do peer.
se você só tem uma operador o melhor o dar um drop em tudo e deixar a rota default para economizar CPU. se tive mais uma aí trabalha com full route.