Boa noite, abrir esse tópico com intuito de iniciar uma discussão saudável sobre a oferta do serviço de tv a cabo em conjunto com internet banda larga por um provedor de internet.
Tenho alguns prós e contras que me deixam na dúvida no momento em que pretendo investir nesse ramo, sei, obviamente que é um investimento alto, porém pretenderia iniciar com um line-up modesto com principalmente canais abertos, e alguns poucos fechados...
Pontos positivos que me levam a entender que é pode ser um bom ramo:
1 - No interior reina a conhecida antena parabólica, que em breve fechará os canais analógicos, e os novos canais em HD etc, estarão em satélites distintos, então o pessoal para sintonizar todos aqueles canais no futuro terão que ter 2 ou mais antenas para sats distintos, será um terror isso, muitos usuários partiram para algum serviço pago que reúna tudo isso em um só cabo ou antena! Sem contar ainda que no interior tirando a parabólica poucos canais abertos existem em UHF e VHF e alguns com péssima qualidade de sinal, assim só de ofertar ae 40 canais abertos com alta qualidade acho que já atrairia bastante gente, ainda sem falar que o usuário não precisaria comprar receptor antena nada disso!.
2- Um combo com tv + internet fidelizará muito os clientes, visto que poderá até fazer propagandas tipo "assine a tv e ganhe 5Mbs ou 10Mbs de internet", e será uma receita adicional legal, a ideia é iniciar apenas com canais abertos e ir adicionando aos poucos os canais fechados...
3- A aceitação de um serviço de tv por assinatura ofertado uma empresa local será muito maior do que as existentes atualmente como tv via satélite etc...
4- A oferta de um serviço como esse consolida qualquer empresa no ramo, da um up no provedor e uma moral sobre os concorrentes, já que não é para qualquer um...
Agora vem os pontos negativos, que me desanimam quando penso em entrar no ramo:
1- A tv pirata que vem conquistando o Brasil todo, a com 2 antenas ou mesmo que libera o sinal via internet com logins chamados de cs, o usuário que conhece o mundo da tv fechada, já entra mal acostumado com pacotes de centenas de canais que custariam o olho da cara, não vão querer ter pacotes mais simples, só se acabasse a pirataria de sinal ae sim poderia surgir no brasil a fora centenas de empresas do setor.
2 - A onda de assistir tudo via internet (netflix, youtube etc) como muitos falam, a internet é bidirecional, usar a mesma para assistir filmes, séries etc não é tecnicamente viável, mais o usuário não quer saber disso, ele quer apenas usar e usar, mais as redes de telecomunicações são limitadas, é ai que entra a questão da TV que é unidirecional, ideal para esse tipo de serviço.
Dizem que o netflix entre outros serviços estão ganhando espaço da tv por assinatura, mais isso poderia ser revertido pelos canais fechados com programação nova, filmes novos lançamentos, programação aovivo etc...
Eu acho que é a primeira hipótese é que me faz pensar duas vezes em não me aventurar por esses caminhos, pois há que diga ainda que tv fechada é coisa do passado, mais não sei, se tivesse um apagão geral da tv pirata, vai existir no brasil um mercado de milhões de usuários já viciados que contrataram algum serviço pago, pois não suportaram mais ficar sem a programação da tv fechada.
Acompanho o site da anatel constantemente, e todo mês novas empresas retiram a licença SeAC, então se o negocio fosse ruim novas empresas não estariam entrando no ramo o que acham?