Boa tarde pessoal!
Estou pensando em começar um provedor via rádio para atender meu bairro, cerca de 50 pessoas, e preciso de uma orientação quanto ao equipamento, estou pensando em usar 4 basestation da ubiquiti com 90 graus, aí vem a dúvida, posso comprar somente o basestation ou teria que comprar também o rocket? Tendo em vista que meu cliente mais distante da torre fica a 800m, o que vocês me recomendam?
Na hora de instalar na casa do cliente também gostaria de uma recomendação de vocês, pois eu estava pensando em usar nano m5, porém dei uma estudada aqui no bairro para montar melhor meu plano de negócios e então decidi destinar uma parte do orçamento para que eu mesmo pague o custo de instalação do cliente, porém se eu usar nano fica quase inviável e o retorno vai demorar, eu poderia usar algum equipamento similar? Caso não, tenho como instalar o nano no cliente e puxar mais de um cabo com controle de banda para atender outro cliente a partir dele?
Com relação ao restante dos equipamentos o que vocês me recomendam? Pensei em usar RB750 na rede.
Vou dar mais detalhes sobre o serviço que pretendo oferecer, vou contratar um plano de 35 mb da oi adsl (ficou muito caro o orçamento do link dedicado) e pretendo oferecer planos de 1, 2, 5, 7 e 10 mb aos clientes, sondei o maior concorrente e descobri que mais da metade dos assinantes usam 10 mb, logo acredito que também será meu plano com mais assinaturas.
Ainda pretendo oferecer um roteador por assinatura aos clientes, qual modelo vocês acreditam que seja melhor e que tenha o melhor preço?
Se eu estiver esquecendo de algum detalhe podem me avisar.
É isso pessoal, quem tiver qualquer sugestão ou ideia fica a vontade, pois será meu primeiro provedor então toda ajuda é bem vinda e quem puder me tirar essas dúvidas aí em cima, nem que seja só uma delas eu já agradeço muito!!
Abraços!!!