Fala galera!
A minha dúvida é a seguinte, estou montando uma rede FTTH, vamos começar com EPON e conforme evoluindo os clientes migraremos para GPON.
Já temos um projeto do mapa, porém usa somente Splitter balanceados o que faz com que algumas áreas relativamente pequenas, necessitem de 2 portas da OLT, para evitar isso pensei em usar os desbalanceados, da seguinte maneira:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀(mesma caixa) (caixas de atendimento)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀↑ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ↑
OLT > conector > DIO > fusão > caixa de distribuição 10/90 > fusão > 10=1/8 > fusões > 8x1/8 > conector > cliente
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀↳ 2a caixa de distribuição > fusão > 90=1/8 > fusões > 8x1/8 > conector > cliente
Tenho ciência que nesse modelo a splitagem fica 1x128, mas como não vamos atender os 128 de uma vez creio que não seria um problema até migrarmos para GPON. E também algumas áreas pequenas não chegam a usar 8 caixas de atendimento.
A minha dúvida é se nesse modelo vai funcionar: chega na caixa de distribuição, coloca o splitter 10/90, na perna de 10% splitta 1/8 e desse 1/8 splitta 8x para as caixas de atendimento e vai para os clientes.
E outra dúvida se o calculo do desbalanceado está correto, com o power meter tenho +5dbm na porta da olt, considerando a perda do 10/90 na porta 10=11dbm, a primeira caixa de distribuição teria o sinal de -6dbm, mais a perca do spliter 1/8 de 10,5dbm, teoricamente chegaria no cliente com -16,5dbm, lembrando das emendas: considerando a perda dos conectores de 0,3 e das fusões de 0,02 chegaríamos com: -17,34dbm.
Isso claro que teoricamente e se eu acertei no calculo.
Planejo fazer um teste de bancada antes de ir para ruas, mas pensei em postar aqui para a galera que já tem uma experiencia dar uma opinião.
Agradeço desde já!