Postado originalmente por
rubem
As vezes o chipset danifica a porta que ele usa pra comunicação com o chipset, não lembro se é i2c ou qual o barramento.
Mas nem em 10M conecta? As vezes algum capacitor de filtragem queimou pelo raio ou por calor na hora de trocar o CI, aí fica com ruído, e não pega comunicação a 100M, tem que ir seguindo as 4 trilhas dos pinos de dados do conector pro driver, e do driver pro CI ethernet, e entre ele o chipset principal.
Alias, o trafo/driver, aquele M-tek grandão na frente do conector de rede, pode queimar as vezes, ele tem só um enrolamente pra cada par, com um tap pro negativo, a pinagem não sei se tenho em algum lugar, mas internamente é parecido com isso:
https://ebics.net/wp-content/uploads.../image-182.png Eu sempre cortava alguma trilha pra medir, dá só alguns ohms tanto nos pares de entrada como de saída, nuns uns 10-20 ohms, outros 50 ohms, e como um pino vai pro terra (Nem sempre tem aquele capacitor ligando o tap central ao terra, as vezes é direto) terá digamos 2 enrolamentos de 10-30 ohms em relação ao terra, o que medir num par terá que medir no outro geralmente.