Não é no gbic, e no RouterOS
192.168.15.1/instalador
Login: support
Senha: a mesma do admin na etiqueta embaixo do moden. Copia o SLID e cola na sua RouterOS.
Onde ? Ainda não sei!
hum interessante, mas não achei tal campo no mikrotik para fazer alteração. imagino que ele deveria aparecer na interface na aba sfp...
Essa opção de trocar o SLID que nosso amigo passou, e para quando o técnico trocar a ONU do cliente, ai ele altera e coloca a mesma que estava na ONU antiga. Para não ter que ligar na central e alterarem para ele - que leva muito tempo e paciencia até mesmo para os técnicos.
Não tem como colocar a fibra direto na RB, envolveria varios fatores. Não é só alterar um mac, slid, e por ai vai. O que manda e do lado da operadora, não do lado do cliente. Resumo: pode desistir. O máximo que dar para fazer e colocar em bridge - mas nem todas as onus suportam já por receberem o profile da central para não ter essa opção ativa.
em resumo no forum do mikrotik, ha uma discussão sobre o assunto, este código deve ser gravado no fimware do sfp onu (como se estivesse clonando o mac...) pode ocorrer de o provedor usar alem deste código outros métodos de autenticação para a onu como password, e ter o trafego pppoe passando por vlan. mas ja a casos de sucesso la e pelo que li irão para implementar esta função no RoterOS para ter como clonar isto la...
fala pessoal, tranquilo?
to desenterrando o topico aqui, pois queria saber se alguém conseguiu realizar essa função na box da vivo.
possuo uma Rb760igs com interface sfp, e queria saber se há uma maneira de usarmos ela para fazer a conversão para não precisar de um equipamento a mais em casa..
alguém conseguiu ?
eu tambem quero troca o meu kkkk é uma merda eu usu em bridge mais quando chega um mes e os dias ele fica lento a net e derruba ai é so desliga e liga volta normal como sempre nos roteador kkkk eu acha e era so no roteador mais modem fibra tambem da china kkk eu tinha um modem fibra da vivo engual a esse video e fiz da mesma forma trocando o ID mais o meu nao fucionor ´q merda perdi a esperança os tecnico nao sabe ou nao quer ajuda da vivo mesmo si vc compra o mais caro e melhor vai fica com esse ate q vc encontre outra forma de tira essa merda de casa
Olá pessoal, ressuscitando esse tópico depois de 2 anos da ultima interação...
ontem eu vi um vídeo onde o kra conseguiu eliminar o modem da VIVO e ligar a fibra direto em um equipamento próprio.. no caso um roteador da TP-LINK (via porta SFP deste roteador)
Como o conceito funcionou creio que podemos aproveitar as informações para trazer essa solução para nossas RB e se libertar desse modem/router/ONU da VIVO
Link do vídeo no YT:
No vídeo ele usa um simples "conversor de mídia" para acessar o firmeware do transceiver para colocar as informações de numero de serie do modem dele, VLAN para que possa fazer a conexão com a ponta da VIVO.
Para validar ele ligou a fibra nesse conversor de midia com o transceiver e ligou no PC via cabo de rede normal RJ45 e configurou o note em PPOe para discar com o usuário e senha padrão da vivo (pois as informações para validar no GPON já estão no transceiver e funcionou...
Depois disso ele somente mudou o transceiver do conversor de mídia para o router TP-LINK dele, fez a conexão PPOe e tudo funcionando....
Agora precisamos testar essa solução nas RB, que creio que deverá funcionar.
Minha duvida é qual transceiver compra (preciso validar isso pois a fibra da vivo é única), e achar um conversor usadinho que iremos precisa somente para o setup inicial
cara, vc vai precisar usar SFP GPON para poder utilizar a tecnologia da vivo no router.
eu acabei alterando só o modem, peguei uma U Fiber Loco usada e troquei pelo trambolho da vivo e deu certo.
mas dá certo com a SFP sim, aqui no meu caso eu não fiz pois tenho uma rb760igs que ficou muito quente com um tranceiver RJ45 (pra eu ganhar mais uma conexão) e dai deixei normal mesmo, mas já havia localizado no aliexpress um tranceiver que tem até uma web interface pra vc customizar o SLID, código pon etc.
https://pt.aliexpress.com/item/10050...yAdapt=glo2bra
veja que nos comentários tem até um cara do BR que conseguiu ligar num Mk, mas pra mim, eu preferi usar o ufiber, que já tem um consumo bem baixo já, e assim divido o processamento da minha rb, além da temperatura pois esse negócio esquenta demais!!