Quanto a WIN240, ou a WR2500n, você não tem muita escolha. Roteadores TPLink comuns, ou outros de 15 ou 16dBm (20dB EIRP) nunca vão chegar perto de 4Km de alcance. A WIN240 e a WR2500n vão, mas também não vão ter o troughput e a estabilidade de um airGrid M2, ou de qualquer RB+cartão. Você não tem opção nessa faixa de preço de nada fantástico.
Roteadorzinho domestico de 14-15dBm está uns R$ 50-60, Win240 ou WR2500 estão R$ 120-140, já airGrid ou RB+cartão passam facil dos R$ 200-220 (Nesse preço RB+cartão usados, diga-se de passagem), não dá pra comparar eles entre sí com diferença de preço tão grande. Pra alguns usos atuais com notebook ou smartphone novos eles se saem mal porque em modo N eles não tem potencia e sensibilidade fantasticos (Esses 2 citados tem 21dBm, outro da Intelbras tem 18dBm no menor datarate no modo N, então sempre cai pro modo B, e alguns notebooks ou smartphones são movimentados o tempo todo fazendo o sinal variar, não dá tempo pro roteador tem os 3 a 5 pacotes perdidos pra determinar a troca de perfil (O chaveamento entre modos é lento, metade da culpa do modo AUTO é o tempo e processamento perdido na "detecção de qualidade" nesse momento que o sinal varia), esses roteadores só fazem muita diferença no modo B (Onde tem 100, 500 ou 700mW). Não quer dizer que são iguais a um TPLink 741 digamos, mas a diferença de 14 pra 20dBm (No modo N) sozinha não resolve tudo quando tem obstaculos demais dentro de casa, tem que otimizar a configuração pra extrair o maximo do hardware, eu sempre gosto de avisar que "Potencia alta não é tudo", e que "escolher pela potencia do hardware não resolve tudo" (Mas as vezes se dá sorte).
Se seu provedor usa modo B ou G, eles vão ser ótimos. Se usa modo N eles vão ser a opção menos ruim, mas pelo preço (Ou pela diferença win240 > airGrid M2 HP) não deixam de ser ótimos. Cada um sabe o bolso que tem. Eu uso coisa tipo TPLink, WIG240, ou Gothan, porque atendo gente que nunca na vida pagaria R$ 270 pra ter um airGrid quando um Gothan + antena por R$ 120 resolvem (Povo que troca de provedor por qualquer R$ 5 a menos na mensalidade... que dirá por 200% de diferença no preço do equipamento).
(Alias, tem versões diferentes da Win240, a que tenho nuns clientes está até escrito 500mW na frente, essa mais recente de 700mW ainda não ví, não sei se é igual e só mudou o software, mas na de 500mW uso potencia limitada, em modo N ela tem só 125mW e isso está bom pra uso domestico, nos clientes em modo B eu nunca uso potencia maxima de nada, já testei muito essas porcarias de 400-600mW na potencia maxima, nível de sinal alto mas a qualidade vai pro ralo, talvez parte do bom desempenho que vejo em modo N são por culpa dessas potencias baixas)