Debian :P :P Debian :clap:
eu usava o Mandrake.. mas depois que comecei a mexer no Fedora core acabei gostando muito!!!!!
Bom primeiro alguem da um locked nisso que o pessoal ja ta puxando mto as sardinhas, segundo a unica questao que o cara fez eh a seguinte, ele queria saber uma distro que daqui a 2, 3 anos nao desaparecesse e todo o investimento que ele fez pra convencer alguem para usar gnu/linux(antes que falem mal pq eu so botei linux) fosse pro ar e ele tivesse que mudar todo o sistema pq antigamente ele tinha de usar apt e agora tem de compilar tudo e as coisas nao funcionam mais direito, ou pararam de lançar pacotes atualizados para aquela distro e compilando nao funciona, entao em vez de apareçer esses sentimentos puristas ou o pessoal puxando sardinha pq nao analisar friamente as coisas, um se o debian ta procurando usar outro kernel algum dia eles vao querer mudar será que essa mudança vai ser automatica para quem tem apt ou o sistema terá de ser reinstalado do 0??
Se usar o slackware após o patrick abandonar o projeto quem vai levar ja que ele faz mta coisa sozinho??
Se essas distros todas por ae nao tiverem mais apoio financeiro o que elas vao fazer??
Entao claramente so sobra como distro que vai ter pelo menos mais uns 2 ou 3 anos de desenvolvimento garantido são distros de empresas que trabalham com isso e soluçoes para isso que sao SuSE, Red Hat (red hat mesmo nao fedora), e Mandrake + Conectiva, era so isso que ele queria saber e nao o que essa o aquela distro temd e melhor.
falows
Isso ta mais pra "Minha distro é melhor" doque pra "Qual o Linux mais estável"
Se cada um de voces dissesem "O Kernel tal é mais estável" ficaria tudo bem!!!
A distro mais estavel que usei, sem mentira, foi o slackware.
E to dizendo isso mesmo sendo um usuario fanatico do Gentoo...
Ate hoje eu ainda pego uns tgz do slackao...
Postado originalmente por Pedro0278
Mas na verdade ele foi infeliz no topico, pq ele nao quer saber a mais estavel ele quer saber qual tem garantia que daqui a 2 anos ainda vai existir ou algo assim.
falows
Então nesse caso ele tem que correr atras do Debian, Red Hat ou Slackware...Postado originalmente por ruyneto
As distros mãe...
Elas estão ai a mais de 6 anos em constante desenvolvimento.
esse Patrick e o cara mais imbecil do S.L
Igual o do OpenBSD..
Quer manter a distro sozinha.. af.. Tudo menos Slackware
So mais um adendo tem tambem o SuSE que é mais velho que inclusive o Debian, e ele nao é baseado eh RH.Postado originalmente por Pedro0278
falows
Esta discussao aqui nao vai ser produtiva em nada
todas as distribuicoes sao boas.
o mais importante é alguem que saiba dominar o Linux e nao a distribuicao.
Isso mesmo... desculpe-me...Postado originalmente por ruyneto
Mas Ruy... vc tem algum material ai em portugues sobre o Suse Linux?
Links... vejo vc falar bem dessa distro...
Nem sabia deste tal de hurd...
Mas pelo o que o xstefanox falou, ele não tem nada haver com o debian/suse/etc....
E tem mais, se vc copiiar o /etc
Tirando os scripts de inicialização, vc terá a mesma coisa tanto em uma distro como em outra...
Cara material em portugues do SuSE que eu tenho é de uma caixa que comprei no primeiro que usei, o resto frequento muito as listas de discussao da SuSE e sempre procuro ver o que tem de novo e testar as ultimas versoes, atualmente ando mexendo com o gentoo, mas com certeza minha distro favortia eh o SuSE em termos de praticidade eestabilidade, mas o gentoo realmente consome bem menos memoria e processamento.Postado originalmente por Pedro0278
falows
Com certeza ele foi infeliz sim... (na escolha do tópico)Postado originalmente por ruyneto
Com certeza devemos pensar em qto tempo durará esta ou aquela distro no mercado.
Agora certamente, serã que o debian vai começar a usar ester hurb ao invés do kernel?
Ou será que ele vai continuar usando eles em paralelo?
O que é mesmo este hurb?
Será ele uma ameaça ao linux? Duvido
Será ele melhor que o linux? Não sei.
Voltando a questão principal:
Qual distro estará viva daqui a 10 anos? Amigo sinceramente, sem querer zoar mesmo:
Você tem duas opções
1) (A mais louca delas) Consulte a mãe Dinah!
2) Acredite no que vc queira acreditar, pois acho que isso só Deus (ou talvez nem ele) sabe!
Nem li se alguem corrigiu sobre o que ele disse sobre o hurd. Hurd é o kernel da GNU para substituir o unix, ainda não está pronto, e provavelmente nunca estará...
Dê uma olhada em:
http://www.gnu.org/software/hurd/hurd.html
Aí está toda a teoria, mas na prática a coisa é outra...
Von mas uma coisa vc tem de pensar se o debian a partir da proxima versao estavel em vez de dar suporte a 20 e tantas plataformas via da suporte a 4(se nao me engano), sera que um dia ele nao pode chegar e dizer a partir da proxima versao estavel iremos usar o hurd e cabou?? o que eu tenho receio em relação ao futuro do debian eh que eles sao mtos pragmaticos em relação a filosofia do GNU e como o kernel do linux não é GNU eles nunca olharam com bons olhos tanto que buscaram criar um kernel deles, então nada impede deles de mudar.Postado originalmente por vonlinkerstain
E quanto ao futuro das distros eh aquele negocio se tme uma empresa que trabalha com isso e ganha o dinheiro dessa com isso muito dificil ela do nada acabar com seu ganha pao entao essas tem uma garantia futura maior de durar sem problemas.
falows