Você tem quantos clientes? Quanto de link você tem?
Cache só vira pros pequenos, quando a coisa aumenta já não compensa ficar perdendo tempo e dinheiro com cache.
Enviado do meu iPhone usando UnderLinux
é bem por ai mesmo.
Vamos supor que determinado ISP tenha no total 100 mega de link.
Se analisar, o trafego HTTP vai girar em torno de 30%, ou seja.... de 100 megas de link, 30 megas são HTTP (é nesse trafego que que o Proxy irá trabalhar).
Um proxy vai ter uma eficiência de 20 a 40% EM CIMA DO HTTP.
Se 30 megas é o trafego HTTP, então o cache vai estar economizando uns 6 mega (20%) a 12 mega (40%).
Ou seja, de 100 megas de link no total, o cache vai estar economizando de 6 a 12 mega.
Em muitos locais já se contrata link de 100 megas por 3~6 mil.
Logo, TEORICAMENTE um cache iria estar dando uma economia de R$ 180,00 a R$ 720,00.
Porem, se você levar em consideração a licença do Cache, a energia consumida pelo mesmo, o custo do Hardware e do Técnico, bem como a probabilidade de dar problema e afetar a rede... é mais caro manter um servidor de Cache do que contratar mais link.
É o que tento explicar, mas tens uns sujeitos que possuem 10Mbps ADSL é vem aqui falar que Squid resolve.
Cada coisa que leio nesse lugar...
Enviado do meu iPhone usando UnderLinux
E o legal é que pra 1Gb ou pra 100Mb a economia é menos de R$1000,00
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
Aqui o mega custa 70 a 100 reais, comprando 50 megas!
A ultima proposta que eu tive foi de 2.800,00 um link dedicado. E pra uma rede pequena não compensa nem um pouco! Rede de cento e poucos clientes! kkkkk
Se você está falando de cache, é uma economia que não compensa.
Enviado via iPhone usando UnderLinux App
Boa noite vejo o pessoal falar ai, olha não sei mas para mim compensa, eu pago 90 reais o MB então qualquer economia e economia, olha quanto a ser ilegal ou legal não sei bem mas vou procurar saber com quem vende thundercache, acho que não é pq a empresa é seria, ilegal é as operadoras grandes vendendo link no preço que está na minha opinião o brasil está e vai ficar mais para trás pois a internet aqui sempre tem problema, link, qualidade e preço alto, eu acho que 1gb de link o povo tinha que pagar no máximo 10mil e todo mundo ganha, para oque, como o governo faz plano nacional de banda larga, mas ai vem anatel de novo e fala que as operadoras querem fazer franquia de dados, isso é legal não, e mais cedo ou mais tarde vão aprovar isso pode anotar ai.
Um certificado de segurança https é emitido para garantir que o dado seja criptografado na origem e descriptografado só pela empresa. Se você insta um certificado que diz que o seu servidor é a empresa de destino... A empresa não te autoriza a se passar por ela mesmo que pense que de alguma forma o cliente te autoriza a ver seus dados.
Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk
O melhor servidor de cache que eu conheço para 1000 clientes que funciona legalmente faz cache de conteúdo dinâmico e estático, não custa um centavo "a não ser os requesitos minimos" que os fornecedores do servidor de cache recomendam.
E que economiza no minimo uns 700Mb a 2.0Gbps de link da sua internet são os
Content Delivery Network "CDN"
O netflix solicita 700megas de trafego do seu ASN para eles, automáticamente se qualifica para obter de graça um Servidor Dell R710 customizado com 4 Portas 10gbps Gbic fibra uns 100TB de HD SSD em raid, para dar alegria a sua vida e seu provedor.
O Google GGC solicia 1.2gbps de trafego na Sua ASN para a rede deles, dai eles te enviam de graça a custo 0 outro brinquedo customizado com uns 150TB a 250TB para dar mais alegria na sua rede (Google search engine, gmail, gdrive,playstore,googlemaps, google+, youtube) tudo em cache.
O facebook está solicitando 2gbps de trafego da sua ASN para o facebook, para ganhar mais um brinde de graça para colocar na sua rede infrastrutura de sua empresa.
no final terá uma economia de 90% na sua rede em link puro.
Bastando apenas ralar para chegar nesse patamar, aumentando link e clientes até conseguir chegar no Arém dos CDNs...
Enquanto não conseguir, vá sonhando em almejar e aumentar seu link de alguma forma e clientes, pois com os servidores de cache próvisórios que existem no mercado, só irá atrasar a sua compra de mais link, e se distânciar do Arém dos CDNs.
Para lhe dar uma economia de 8 a 10% no máximo.
cache em https já se faz com o squid de graça com estudo a prova está aqui no meu estudo que eu fiz
Parte1
Parte2
Só que a responsabilidade que você vai assumir não compensa, fora a questão legal (pois armazenar cache https, significa armazenar certificados, senhas bancárias de clientes de acesso online banking, entre outras senhas como facebook, etc.etc.etc. , se o seu servidor de cache for hackeado e roubado esses dados, vai sobrar para quem ? pois é..
Então hoje em dia se servidor de cache sem ser CDN tiver alguma valia talvez seja para P2P torrent apenas, e alguns updates de empresas de antivirus, microsoft updates, ou servidor de jogos online como valve corporation steam cache servidor para baixar ISO autalizadas, manuais, updates, mapas, etc.etc..
Estude a sua rede, monitore o comportamento de uso da internet dos seus clientes, para ver onde o seu link está sendo direcionado, quais são os habitos dos seus clientes, para poder projetar a sua rede em comprar mais link ou não.
CDN com certeza é uma solução. Ou se for menor e existir viabilidade estar ligado a um PTT.
70% do meu tráfego e pra CDN dos listados. E os meus provedores tem CDN por isso o link vendido pra mim é tão barato.
PTT não tenho viabilidade técnica.
É acho que está certo os números são mais altos sim. Mas a lógica permanece quando você tiver tráfego pra conta do cache valer já tá na hora do cdn. Aí a economia vai ser grande. Muito maior que qualquer cache.
Não alcança 100TB de capacidade e não são Dell, aqui tenho Netflix e são SuperMicro com OpenBSD, e não são customizados pelo que vi.
Tenho 2 nodes do GGC, esses sim são customizados com 12 HDs de 4TB, 2 SSDs de 1TB e 128GB de RAM, sendo sim Dell R710 com Linux.
Aliás, primeira vez que vi esse server da Netflix, nem botei tanta fé. Servidor de 1U vermelhão.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não sei se o de vcs também é assim.
Aqui também é assim, a máquina não passa confiança nenhuma, hahaha. Sem contar o barulho infernal dos coolers.