Postado originalmente por
Jadir
Teletanbs, porque WDS no AP? O correto para ponto-multiponto não seria AP-Bridge?
Se for o caso de bridge, eu não recomendaria ultrapassar os 32 MACs da ACL do aparelho. Tenho essa "regra" na minha rede 2.4 usando Bullet 2 em Bridge, e 500k de banda. Para não forçar o Bullet cadastrei 30 estações, e até o momento não estourou os 4 mega de tráfego do aparelho (limite teórico MEU).
Em 5.8 pode-se passar BEM mais que isso, obviamente. E mesmo assim convém não abusar da sorte. No protocolo A eu estimo uns 15 mega de tráfego, a serem divididos entre todas as estações. No protocolo N calculo uns 30 mega. Ficaria mais propício para entregar planos de 1 mega ao assinante.
Sabe o que é interessante nessa questão de capacidades? O tráfego em mbps/s "mata" o rádio através do processamento, que não é capaz de tratar todos os pacotes que circulam na conexão. Tenho uma RB750G fazendo o roteamento do meu link, e notei que quando bate 4 mega de tráfego o processamento chega a 30% (e o processador dessa RB é de 680Mhz). Esses 4 mega de tráfego equivalem-se a aproximadamente 800 pacotes por segundo.
Se um aparelho que tem processamento de 680Mhz (mais que um computador com K6 II, por exemplo) "xia" para conseguir tratar de um tráfego de 800pps, imagina o processador de uma NanoStation M5 (não recordo o clock agora de memória), tento que encaminhar cada ip, cada MAC para o seu respectivo destino/origem??
Por isso que outros camaradas aqui do Fórum já relataram problemas com o Rocket quando submetidos a altos tráfegos. Não há processamento no aparelho para tratar todas as requisições/respostas em uma conexão de alta demanda. Não se trata de memória, sensibilidade de RF, ACK, CCQ, nada disso. É uma questão de puro PROCESSAMENTO.
Resumindo, a preocupação maior nem é com a quantidade de estações conectadas ao aparelho, mas sim o tráfego total gerado por essas estações. Por isso aquela regrinha de 40 clientes em 200k, 30 clientes em 500k e 20 clientes em 1 mega (não necessariamente essa proporção).
Agora, convenhamos: querer que um radinho de 250 reais segure tanto tráfego como um rádio digital é pedir um pouco demais... Por melhor que ele seja,
.