Postado originalmente por
rubem
@
1929 , nesse caso de MK sumindo SSID temporariamente, tinha até esquecido, tive disso mas só sumia pra uns roteadores, os clientes com MK estavam normais.
Desconfiei do "preamble" depois de testar outras coisas, e realmente fixando em preambulo longo (196us, SSID e cia a 1Mbps) o problema sumiu.
Ví mais gente falando em problema assim em MK, mas o preambulo pode ser feito a 1M ou a 2M (Curto, 92us), o curto não é compatível com uns chipsets velhos (Aí um dos motivos pra eu odiar RTL8186), e o default no MK é "ambos", acho que por alguma bobeira ele fica por uns segundos a mais emitindo apenas curto e aí cai a conexão quando a contraparte é um chipset velho (Projeto velho) não compatível com longo. Talvez seja problema de firmware e não chipset, mas quando tive isso quem caia era roteador de mesa tipo eterna, krazer, abocom, aprouter, tudo com rtl8186 pelo que lembro.
(Alias, por isso, mesmo com datarate fixo, as vezes um RX ou TX de um ptp ocioso fica em 1M, é só o datarate do preambulo, ele usa o menor datarate legado de B/G (1M) e as vezes o menor de N (6M) pra transmitir SSID e dados primários pra sincronização e conexão. E também é por isso que as vezes se escaneia SSID a -60dBm, mas a conexão é feita e o sinal "cai" pra -65dBm, é a diferença de potencia entre o datarate de 1M e o datarate da conexão em sí (Digamos 24M, ou digamos MCS13)
De uns 20 PTMP's eu tive isso só em 1, numa RB600 com cartão R52h (Ou R52-350) se bem me lembro, não sei se é um problema tão comum, mas não custa nada colocar na aba Advanced o Preamble em long.
(E já que está na aba, põe o Adaptative Noise Imunity em "ap and client", essa feature use um algoritmo pra isolar os dados espúrios que o ADC pega como se fossem válidos (No meio de ruído tem de tudo, até fantasma uns dizem que ouvem no meio de chiado, imagina uma rajada de 0 e 1 (Alto e baixo), bem fácil um ruído atrapalhar 1 bit (Baixo, digamos) dum pacote e invalidar o pacote todo de milhares de bits).