-  Ajuda com Load-Balance

+ Responder ao Tópico

- 

Ajuda com Load-Balance Ajuda com Load-Balance

Olá a todos! 
 Esse é meu primeiro tópico aqui no forum, bom vamos lá!
 tenhu 1 server mikrotik rodando com uma ADSL de 2mb vou descrever como está,
 Mikrotik 2.9.27
 3 PLACAS DE REDE sendo,
 1-WAN (MODEN ADSL)
 1-LAN (REDE CABEADA)
 1-WLAN (VAI PARA O AP NA TORRE)

Serviços rodando:
 -DHCP-SERVER
 -CONTROLE DE BANDA SIMPLE QUEUE
 -WEB-PROXY
 -CACHE-FULL

Está funcionando tudo 100%

Agora vem o caso!, fiz a assinatura de outra adsl com 1MB e fiz da  seguinte forma:

3 Placas de rede sendo

1- link1 (adsl 2mb)
 2- link2 (adsl 1mb)
 3- rede (saida para os clientes) os clientes wireless e do cabo estão  ligados na mesma placa.

fiz o load balance dos links e está funcioando perfeitamente, o servidor  distribui  os pacotes para os links certinho, fiz da seguinte forma:

Rede ip - 192.168.0.1/24
 Link1 ip - 10.10.10.2/24
 Link2 ip - 20.20.20.2/24

os modens ficarão sendo como 20.20.20.1 e 10.10.10.1

/ ip firewall mangle
 add chain=prerouting in-interface= Rede connection-state=new nth=1,1,0  action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes  comment="Balanceamento de carga" disabled=no

add chain=prerouting in-interface= Rede connection-mark=odd  action=mark-routing new-routing-mark=odd passthrough=no comment=""  disabled=no

add chain=prerouting in-interface= Rede connection-state=new nth=1,1,1  action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes  comment="" disabled=no

add chain=prerouting in-interface= Rede connection-mark=even  action=mark-routing new-routing-mark=even passthrough=no comment=""  disabled=no

/ ip firewall nat
 add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat  to-addresses=10.10.10.1 to-ports=0-65535 comment="Balanceamento de  carga" disabled=no

add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat  to-addresses=20.20.20.1 to-ports=0-65535 comment="" disabled=no

/ ip route
 add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=10.10.10.1 scope=255 target-scope=10  routing-mark=odd comment="Gateway link1" disabled=no

add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=20.20.20.1 scope=255 target-scope=10  routing-mark=even comment="Gateway link2" disabled=no

add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=20.20.20.1 scope=255 target-scope=10  comment="principal" disabled=yes

com esse load balance quando ativo o web-proxy o servidor passa só usar  um link
 pesquisando no forum cheguei a conclusão de que a melhor solução é eu  montar 2 servidores na seguinte configuração

1 servidor fazendo o load balance dos 2 links e o outro rodando os  serviços mais o web-proxy com cache full.

fiz isso, mas com esse script de load balance o servidor que esta  rodando o load balance so repassa para 1 link por vez, pois o unico  cliente dele é o outro servidor que roda os serviços.

alguem tem um load balance para quando um link está full ele começa a  mandar para o outro ? ou mandar cada pedido do mesmo cliente para um  moden diferente.

qualquer idéia é bem vinda \o/

obrigado a todos!

Última edição por  Ademilson; 14-05-2010 às 16:34.

- 

Re: Ajuda com Load-Balance Re: Ajuda com Load-Balance

O melhor load ate o momento é o PCC, coloque uma rb750g so para o Load ai dessa rb vc manda pro seu mikrotik controlador...

- 

vlw rogeriodj  eu tinha uma RB sobrando e fiz o load nela e esta funcioando certinho! a maneira certa é fazendo o load e depois jogando pro servidor!
 aproveitei que sobrou um pc e fiz um cache externo com debian-squid, percebi que o desempenho melhorou bem comparado ao web-proxy do MK.

caso solucionado!
 a solução foi fazer o load-balance em uma RB e depois jogar para o servidor, assim o cache usa os 2 links.

ps: admin, pode trancar o tópico.

- 

amigo, nao paro de pesquisar na net, porem nao acho nenhum material, ensinado a fazer balance com 4 links, vc tem algum material ou pode me passar alguma regra, para eu colocar meu servidor para funcionar ? desde ja , agradeço a ajuda.

- 

- 

sabe qeu eu ja estou até com saudade de vc...
 que afinal de contas, eu te acho um cara 10 ...