Wagner,
Concordo com vc em, (genero, número e grau) em tudo que vc explanou no que tange a aspectos "capitalistas" e de visão das teles. Sem dúvidas...
Porém, discordo quando vc diz que a "TELEMAR" cumpriu com a famigerada universalização. Sou de BH/MG (lembro MUITO bem do desmache na Telemig, em prol da falida Telerj) e hoje moro no interior da Bahia, e digo com a mais absoluta certeza. A "TELEMAR" Não gastou nem R$ 1,00 sequer em infra aqui na região. O que eu vejo é infra-estrutura sucateada da antiga Telebahia, vejo, 1 (um) profissional da área de dados, que hoje trabalha para as terceirizadas, cobrindo mais de 400km lineares (provo se alguém duvidar), vejo a rede metática acabada, a ponto de substituirem o meu pequeno link de 4mbits para fibra (depois de ameaça judicial), porque estou a 700m. (+ou- 1.200) "caminho pelos postes" da estação e a malha esta tão ruim a ponto dos SHDSL não alinharem. Vejo os telefones todos aqui da região "simplesmente" ficarem "mudos" e ninguém em nenhum lugar dizer nada. Então não diga que a "Telemar" cumpriu com a universalização, porque não cumpriu. Papo para inglês, Anatel e afins ver.
Abs,
Mário