Postado originalmente por
Não Registrado
Olá companheiros,
Boa noite à todos.
Quando eu estava terminando a faculdade de redes, comecei a pensar em montar um pequeno provedor, já que aqui na minha região não tem velox, speed, e nem provedores wireless.
O primeiro obstáculo que enfrentei foi o LINK.
Link dedicado de 1MB por 1.200,00, então pensei, se arrumar pelo menos uns 30 assinantes a 60,00 cada, já da pra pagar o link, e ainda me sobraria uma grana para outros gastos.
Mas na realidade não é bem assim, se um provedor, por menor que seja, se não tiver pelo menos uns 100 assinantes, não sobrevive.
O segundo obstaculo foi Edificação.
Torre nos padrões da anatel, para-raios, instalação elétrica, material de construção, mão de obra do pedreiro, eletricista, serralheiro e etc.
Aluguel do terreno onde ficaria a torre, propina para os bandidos do morro não roubarem nada, e para eu podesse subir lá a qualquer hora.
Isso daria em torno de 15.000,00 pra construir e um gasto mensal de uns 500,00
400,00 do aluguel, mais 100,00 dos bandidos.
Até aqui já tenho uma despesa mensal de 1200,00 do link mais 500 da torre = 1700,00
O terceiro obstáculo: Equipamentos.
Routerboard's, Cartões homologados, PC para fazer cache, painéis setoriais e etc.
Uns 6.000,00
Daí me deparei com o pior obstáculo.
A LEGALIZAÇÃO.
Eu não imaginava que abrir uma empresa era tão complicado e demorado
E o tal do SCM, pior ainda.
Até aqui eu já tinha gastado mais de 20.000,00
Mais uns 1.500,00 da abertura da empresa
Mais uns 11.000 do maldito SCM.
Não ia dar.....
Sou usuário registrado daqui do fórum, mas prefiro não me identificar, porquê tão falando tando em denunciar, que estou até com medo.
Acho que já deu pra perceber que não tenho SCM.
Atualmente tenho um LINk dedicado de 1Mb + 1 Velox de 6Mb e mais outro de 4Mb
tenho uns 120 assinantes divididos em 2 repetidoras com cache full, squid paralelo e tudo que posso fazer pra manter-los satisfeitos com o serviço.
Acho que a coisa mais gratificante que tem é quando você encontra com um assinante no mercado ou na padaria e ele te fala que ta super feliz com o serviço.
Procurei fazer tudo certinho desde o começo.
Já entrei em contato com a LOCALNET que me orientou de como devo proceder na abertura da empresa.
A documentação já está nas mãos do contador e assim que conseguir abrir a empresa vou agregar com eles.
Não sou contra quem tem SCM denunciar os outros, principalmente aqueles outros que envergonham o nome (Via rádio), pois muita gente antes de assinar, ainda pergunta "e quando chove, para?".
Aqui não para nem quando falta luz!
Mas também não sou a favor de denunciar, pois quem trabalha errado, e não tem tecnologia, instrução, ou até mesmo educação para bem servir ao público, não vai durar muito nesse mercado.
Ta com interferência, chama o camarada e pede pra ele escolher um canal pra trabalhar, e trabalhe em outros bem distantes.
Use hotspot com pagina de login com a opção trial habilitada e verá que aos poucos os assinantes do seu "concorrente" estarão te ligando pra contratar o serviço.
Alguém aqui no fórum disse que ganha quem oferecer a melhor qualidade de serviço, e é verdade.
Não façam inimizade por causa de wireless, pois quando a anatel bater na torre, ou no bambu, onde ta a antena do cara, ele vai logo pensar; "quem tem SCM aqui que deve ter me cagüetado!"
Ainda mais quem diz isso aqui no fórum. Abertamente!
Será que o seu concorrente também não vem aqui pegar dicas?
Será que o seu concorrente é uma pessoa pacata, ou um ex presidiário?
Sei lá.
Peço desculpas por expressar meu modo de ver as coisas.
Um abraço a todos.