Jociano, vale como aprendizado.
Mas agora revendo as placas solares, observei que os preços estão caindo.
Que placa eu precisaria para alimentar 6 Nano2 e mais dois Nano5? E que capacidade de bateria?
Olhando para a questão disponibilidade de vento ou sol, acho que o sol é mais abundante. No Brasil temos 280 dias de sol em média. E vento não é sempre. Por ex. agora com esta seca no RS, o vento não tem passado de 2m/s na minha região.
Na Alemanha, eles tem 145 dias de sol por ano e ainda assim numa latitude bem desfavorável.
E 4% da energia deles vem de paineis solares.
Eles tem até financiamento para fazer todo um telhado de uma casa com painéis. E a empresa de energia compra por 60 centavos de dolar o kw. E como o kw vindo por rede normal é pago 15 centavos, o morador pode comprar a 15 para o seu consumo e vender toda a energia produzida por 60 centavos. Isso é que é incentivo subsidiado.
Se aqueles caras morassem no Brasil, com certeza eles já teriam tudo com energia solar.
Esse lance de energia eolica me interessou...
Outro dia vi na TV Escola os caras montando aquelas torres imensas com geradores e vi dentro os redutores. Energia noite e dia 24 horas.
Aqui no RS tem o parque eolico em Ozório. Cada torre enorme. Tecnologia espanhola. Ouvi dizer que iam fazer outro em Livramento, para 500.000 hab. Mas acho que morreu na casca.
No video que foi postado o vivente llá disse que ainda não conseguir o suficiente para carregar bateria.
Acho que isso se deve a pouca rotação. Teria que usar um sistema de multiplicação de forças para conseguir uma rotação melhor para o gerador, ou alternador. E isso acaba gerando perdas no sistema. Por isso que as hélices são enormes.
Eu achei que o preço dos painéis solares estão baixando de preço. Eu logo logo, vou ter que pensar numa saída para mim. vou colocar em cima de um edifício, e já consegui autorização, só não consegui acesso a rede elétrica.
as vezes sim, mas a maioria aqui na minha cidade quando um cliente que mora no prédio onde queremos instalar, pede o sinal de internet, agente instala as bases lá em cima e dá internet de graça para ele e as vezes para o sindico, se não o sindico vai querer meter a mão, heheheh.
1929, esse cara que postou o gerador é um genio, conseguiu fazer a coisa perfeita, um verdadeiro professor Pardal.
Esse cara é daqui de perto, Feira de Santana...
Notem que o gerador dele conseguiu fornecer 32 volts, essa tensão por umas 5 horas é suficiente pra carregar uma bateria de nobreak.
Última edição por Pedro0278; 11-05-2009 às 17:12.
Se ele tivesse enrolado mais umas 6 bobinas ele conseguiria algo em torno de 127 volts tranquilo, ai era só transformar em alternada.
Eu olhei o vídeo só uma vêz. Mas parece que lá no final ele diz que não conseguiu corrente suficiente para carregar uma bateria.
Tu chegou a entrar em contato com ele?
O sistema que ele propõe é muito prático para colocar lá em cima de uma torre, pois não vai produzir o efeito de arrasto que é comum com os geradores com hélices. Para vocês terem uma idéia da força que gera o vento com as hélices, Santos Dumont logo percebeu este efeito..
Agora, com a disposição das pás na vertical como ele mostrou, imagino que a força de arrasto é bem menor.
E quem sabe fazer mais bobinas como o Fernando sugeriu?
Caraca, eu ainda não me desvencilhei destes rádios que tenho para instalar e agora aparece mais uma coisa destas para encher a minha cabeça com imaginações, ou alucinações. hehehehe
Pessoal, como o assunto está saindo do escopo do tópico, sugiro migrarmos para um tópico próprio, para não prejudicarmos este tópico
Vou abrir um sobre gerador eólico.
Quem tiver interesse me acompanhe.
Grato
Cara como tu prendeu o tonel na torre pra ela não cair com teu peso?
Parabéns irmão. TU É UM GUERREIRO!!!!
KLINET
legal o topico vou acompanhar