RESPONSÁVEL TÉCNICO
A Anatel exigiu que os provedores fossem registrados no CREA e o CREA para registrar os provedores, exigiu que os provedores tivessem um responsável técnico. Com muita dor no bolso o pessoal correu atrás deste responsável para fugir das pesadas multas que a Anatel papa. Os Responsáveis Técnicos então, foram contratados.
Andei pesquisando, o quanto os provedores estão pagando para este profissional. Se for um engenheiro, não é muito, se for um técnico de grau médio, é menos ainda. Daí fui me informar com os provedores que eu conheço, o que o dito cujo faz. A resposta foi unânime: -Quase nada.
Outra coisa que me confunde é a verborréia nas resoluções da Anatel. Claro que é escrita na mais correta gramática engegados. Não sabem que significa engegados? É uma escrita feita por carinhas que são metade engenheiros e metade advogados. Assim sendo, eu capto só 50%. Prefiro sempre ficar quieto. Tenho medo deles. Por decisão federal ele tem o direito, se assim decidirem, de me jogar na masmorra.
Porem o caroço do responsável técnico não quer abaixar na minha garganta. Vamos ver:
Se um paciente morrer por erro médico este médico é punido.
Se um edifício cai por erro de projeto ou construção e engenheiro civil é punido.
Se um advogado cometer omissão de provas e o seu cliente for condenado, este advogado é punido.
Três exemplos chegam, mas em todas as profissões se houver incompetência do responsável técnico, com prejuízo para quem o contratou, o responsável técnico é punido.
Posto isso, vamos á diante.
O responsável técnico de um provedor é responsável pelo que? Ele dede ser apenas um fiscal da Anatel e não permitir que equipamentos não homologados sejam usados no provedor?
Um provedor atende uma comunidade. Já é muito comum provedores ter mil usuários. Os que ainda não tem esta quantia logo terão. Sendo assim, no meu entender, o responsável técnico tem como sua primeira responsabilidade o interesse desta comunidade. Se o responsável técnico for um engenheiro, quando ele se formou fez esse juramento.
No cumprimento do meu dever de engenheiro,
não me deixarei levar pelo brilho excessivo da tecnologia,
esquecendo-me completamente de que trabalho
para o bem do homem e não da máquina.
Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir
equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico
ou que o poluam.
Colocarei todo meu conhecimento científico a serviço
do conforto e desenvolvimento da humanidade.
Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.
Se for assim, eu pergunto:
Se um provedor de internet tem interferência nas suas instalações, quem é o responsável por isso e quem deve ser punido?
Se um provedor de internet inocentemente faz uma instalação de antenas mal feita quem é o responsável e quem deve ser punido?
Se um provedor de internet habilitado, possui um concorrente ilegal que prejudica o seu trabalho, quem deve denunciar e exigir desligamento imediato do serviço clandestino? Não tem que ser aquele que será punido legalmente? Não tem que ser o responsável técnico? Mas se a Anatel não tiver tempo para atender uma denúncia feita por um responsável técnico? Ora então não precisa este profissional. Ele representa neste caso, dinheiro posto fora pelo dono do provedor.
A engenharia cresceu tanto, que universidades pensam em acabar com este curso e embutir suas matérias em outros currículos universitários. Nenhum engenheiro habilitado pelo CREA é “um banda larga” na engenharia, mas qualquer um legalmente serve para ser responsável técnico. E os que são habilitados mas não se especializaram em telecomunicação? Ora estes terão que tirar seus velhos cadernos da gaveta e estudar.
Já passaram aqui, nos cursos que eu administrei, mais de cem pessoas. Nenhum responsável técnico. Porque? Eles não precisam aprender, pois já sabem? Se não precisam aprender porque não ensinaram para o corpo técnico do provedor? Eles não sabem e não vem porque nada lhe é cobrado? Acho que sim. Mas daí a culpa é do provedor que pega leve com ele.
Para concluir, defendo a tese que ou o responsável técnico resolve o problema técnico no provedor ou paga por isso. Assim como qualquer responsável técnico.
Se algum de vocês discordarem de mim, por favor, me corrijam.
Gilvan