Bom pessoal, depois de muito tempo estudando a respeito deste maravilhoso e poderoso sistema Mikrotik, resolvi ajudar aos que estão iniciando também assim como eu a algum tempo. Criei um portfolio de todo o conteúdo necessário para trabalhares com o Mikrotik com aulas em vídeo práticas e gravações em áudio e apostilas e estou disponibilizando para todos os que precisarem, é totalmente gratuito não cobrarei nada para passar aos meus colegas do fórum, pois através deste fórum sempre procurei por auxilio nos momentos em que desconhecia a solução, hoje depois de muito estudo e pratica coloco a disposição dos iniciantes neste conteúdo para facilitar suas vidas. Instalação e configuração inicial - atualizando mikrotik de uma rb ou pc já em produção - placas de rede do mikrotik -Atribuindo endereços ip no mikrotik - Definindo o gateway para o mikrotik - Configurando os endereços dns para o mikrotik - Colocando uma estação de trabalho no mikrotik - Compartilhando a internet com o mikrotik - masquerade - Fazendo o DNS Cache com o Mikrotik - Amarrando o ip ao mac address do placa do cliente - Controle de banda com o mikrotik e simple queues - Controle P2P no mikrotik - Controle de conexões simultaneas no mikrotik - Script de backup no mikrotik - Script reboot mikrotik - Cliente ssh dentro do mikrotik - mikrotik wireless - servidor pppoe - hotspot - integração com servidor radius - proxy paralelo ao mikrotik - regras de redirecionamento de trafego etc.. É só solicitar e passar seu email q envio o link. Espero que curtam e quem gostar do conteúdo dar um ok na estrelinha.