Olá amigos da under, estou com esse problema a varias dias e pesquisei em tudo quante lugar e não tive exito algum de encontrar, inclusive aqui na under, achei algumas coisas mais nao parecido com a minha, por isso peço a ajuda de quem posso me orientar, preciso correr apenas a internet nele, o resto eu vou na procura, o tanto que tudo que fui implementando nele foi dicas de amigos aqui da under, sem essas ajuda nunca iria chegar até aqui!! bem enfim vou posta como esta minhas configuraçao e agradeço de coração quem poder me ajudar... Abraços!!!
Eu possuo no Mikrotik 1 Wlan (R52H)e 1 Lan (RTL), pretendo ligar o ADSL na Lan e mandar direto para a Wlan e compartilhar. Tenho um modem ADSL em bridge também.
I ) Bem após ter instalado o SO Mikrotik, fui em Interface e mudei o nome das interfaces para LAN e WLAN.
II) Depois criei uma BRIDGE e fui na guia ports e adicionei 2 comandos lá (LAN e WLAN).
III) Após isso, coloquei um IP na interface BRIDGE: 192.168.0.2/24
IV) Ai criei uma conexão PPPoE Client com o nome SPEEDY e setei a interface para LAN emarquei a opção (Use Peer DNS) Não sei se isso ta certo, pois o Mikrotik disca pela LAN em cima do Modem ADSL e não conecta, ele só conecta quando eu seto a BRIDGE.
V) Bem fui e criei o DNS também e marquei a opção Allow Remote Requests também.
VI) Criei um NAT >> IP / FIREWALL aba NAT com as configurações assim:
Chain = srcnat Out Interface = SPEEDY
Na aba Action: Action = masquerade
VII) E depois criei o Gateway >> IP/Routes: (Não sei muito bem se isso é GW mesmo).
Destination: 0.0.0.0/0
Gateway...: 192.168.0.1
Observação: Coloque IP apenas para a BRIDGE, o meu modem ta em BRIDGE também o IP dele é 192.168.0.254.
Nos Clientes a configuração tão assim:
IP: 192.168.0.10
MASK:255.255.255.0
GW:192.168.0.1
DNS1: 200.204.0.10 DNS2: 200.204.0.138