Boa tarde!
Galera, to com alguns problemas e gostaria de opiniões. Minha estrutura é a seguinte:
Ponto A:
RB 433AH com cartão 8602 XR5 Ubiquiti configurado com a potência em default, ACK em 77, interface wlan1 e eth1 em bridge.
A configuração do link é Bridge com WDS na frequencia de 5.220
Antena Pluton PTX26
Aproximadamente 2 metros de cabo RGC 213
Fonte colocada diretamente na routerboard (fonte de 18 volts, 5 ampéres)
Cabos novos e bem isolados
Ponto B: Distante 8 Km, com visada perfeita, sem obstáculos na zona de Fressnel
RB 433AH com cartão XR5 configurado com a potência em default, ACK em 77, interface wlan1 e eth1 em bridge.
A configuração do link é Bridge com WDS na frequencia de 5.220
Antena Pluton PTX26
Aproximadamente 2 metros de cabo RGC 213
Fonte colocada diretamente na routerboard (fonte de 18 volts, 5 ampéres)
Cabos novos e bem isolados
O Overall CCQ fica entre 90 e 100%. Raramente baixa disso.
O preambulo esta configurado como both, mas estava em short. Mudei para ver se melhorava.
Signal Strength em -51dbm
Signal to Noise em 45 db
P Throughput na faixa dos 28000 kbps
Mk versão 3.27
Tráfego utilizado entre 3.5 e 6 Mb
Problemas:
Quando o tráfego passa dos 4 Mb o link costuma "cair". Na pratica, o que acontece é que o link, que sempre mostra conectado em 54 ou 48 Mb no Registration, cai para 6 Mb e o tráfego fica horrível. O ping entre um ponto e o rádio, que normalmente é de 15 ms vai para mais de 2000 ms.
Se eu fizer qualquer alteração no cartão, ou mesmo rebootar o rádio, tudo volta a funcionar. Depois de alguns minutos volta a cair novamente.
Também tem muita mensagem de Sent deauth nos logs.
Ja troquei os cabos, conectores, realinhei as antenas. Os rádios são nvos, pois tinha RB mai antigas por conta da capacidade de processamento baixo que tinham.
Um detalhe é que nos dois lados eu tenho mais 2 cartões nas RB, configurado em 2.4 e mesmo quando o link acima fica ruim, estes outros cartões continuam funcionando numa boa, deixando claro que o problema está só neste Ponto-a-Ponto. Já substitui os cartões Ubiquit por cartões SENAO para testar, e o link travou do mesmo jeito.
Já alterei diversas configurações, mas sempre que o link passa dos 4 Mb começo a ter estes problemas.
Hoje setei o Default Ap TX Rate em 4 Mb, e minimizou o problema, mas ele continua acontecendo.
Mas preciso de mais capacidade de tráfego, pois meu link é de 6 Mb e já está saturando, preciso aumentar isso com a operadora de Telefonia.
Alguém tem alguma sugestão?
O Mikrotik, nas condições acima, deveria suportar mais tráfego ou este é mesmo o seu limite e devo partir para um rádio mais robusto, tipo um Canopy, algo assim?
Abraços