Pessoal, aqui no provedor estamos tendo um problema que está nos atrapalhando muito.
Acontece, que em alguns casos (principalmente em instalações para condomínios), precisamos configurar o rádio cliente em modo bridge, para ser possível criar um discador PPPoE na máquina de cada usuário, fazendo com que seja possível vender uma assinatura para cada cliente. Se eu simplismente fizesse o rádio autenticar e os demais computadores navegarem através dele, eu terei um usuário só e não será possível criar planos individuais. Preciso disso, para ser possível bloquear apenas um cliente caso este nao pague, etc.
Pois bem, vamos ao problema.
Acontece que quando deixamos o rádio em bridge o IP dele fica totalmente disponível dentro da nossa rede, trazendo vários problemas de segurança, mas o principal problema é que se eu esquecer e configurar dois rádios em bridge com o mesmo IP, um vai ficar dando conflito no outro.
Eu gostaria de uma maneira de individualizar os meus clientes. Se eu colocar um IP 192.168.0.1 num cliente, gostaria que ele estivesse ligado a minha torre, de uma maneira exclusiva, de forma que, se eu configurar outro cliente com o mesmo IP, este não venha a gerar conflito, por estar em "outra rede".
Eu não sei se o que estou procurando fazer é VLAN, pois nem sei seu conceito corretamente.
Não sei se consegui ser claro. Agradeço qualquer ajuda.
Obrigado !