Pessoal qual a melhor forma de iniciar ou fazer um apontameto? tipo usando a busula, gps e transferidor, já ouvi falar do lazer.
O problema é em uma distancia de 50km ou ainda sem telefone e o radio não pega e ai?
Att.
Pessoal qual a melhor forma de iniciar ou fazer um apontameto? tipo usando a busula, gps e transferidor, já ouvi falar do lazer.
O problema é em uma distancia de 50km ou ainda sem telefone e o radio não pega e ai?
Att.
Última edição por Magal; 27-05-2010 às 01:56. Razão: Correção do título
Mas... qual a largura do foco depois de algo como 2Km ou 20Km nesses laser?
Não ví isso ainda, fico meio cético que isso seja visível mesmo. Faz como?
1- No ponto A, com uma setorial, aponta o laser rumo ao ponto B no cliente, e no cliente miramos a antena no rumo do ponto A (Serve como farol)
ou
2- No ponto B, no cliente, miramos o laser até o foco estar apontado na antena do ponto A (Precisando alguem ficar no ponto A olhando o foco e falando "Mais pra esquerda, mais pra baixo...")(Serve como mira).
Na zona rural acho um problema danado ter referencia, se o terreno é plano a referencia seria arvore ou canto de cerca, mas esses não são visíveis via satélite. Aí o jeito é criar uma referencia, tipo arvore, pegando umas coordenadas no mapa e procurando arvore proximo a elas. Porque laser duvido muito que funcione em distancia tão grande na prática, acho que a terra causa alguma curvatura até na luz, além dos 12cm por km o terreno, porque aqui em varios pontos o GPS aponta estar em altitude muito maior que a cidade, o sinal wifi pega bem, mas não vemos nem um pingo da luz noturna da cidade.
eguas, os caras são do laser, eu ainda uso o velho google, gps + binoculos, ehheehhe, vivendo e aprendendo.
A ideia que estou tendo é fazer o apontamento pela busula e transferidor e depois a ajuste fino pelo laser mais preciso de alguma coisa que chege a 100km mais garante 50km pois o enlase que fecho e no maximo esta distancia.
Att...
o melhor e bussula, puxe o radio mobile pra te ajudar, olhe o azimute pelo radio mobile, e use a bussula pra apontar a antena pro azimute normal, use o radio mobile tambem pra saber os graus da altura, com as informaçoes do radio mobile vc aponta as antenas usando uma bussula e um inclinometro e vai ficar tudo certo, pode apontar cada antena em saparado, vai fica dez patrao, hehehe, depois vc pode usar o proprio sistema pra melhorar o sinal, medindo a força do sinal.
Exato, eu tenho utilizado muito caneta laser de 200 mw e consigo fechar com visada minima (a olho nu) até 30 a 40km usando este tipo de alinhamento.
quanto mais alta a torre mais fácil se torna o trabalho. mas não dispenso a boa e útil bússula. Ainda trabalho com GPS de precisão para alguns pontos onde não se tem visada , caso dos links em 900mhz.
leandrolopeswifi, vc usar uma caneta lase 200mw ela chega a 40km e anoite certo? estava vendo que elas queima serve para artes em geral mais como vai para muito longue ela emite somente a luz certo?
poxa eu não sabia dessa caneta laser, onde posso adquirir uma dessa, ja vo utilizar para ver se meus ptp estão certinhos.
Amigo! No ML tem de penca a todos os gostos, potencia e grana.
caneta laser em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo.
Na realidade não é bem caneta. ele é um laser mais potente que essas canetas que vendem por ae. é 200mw de verdade.Anexo 11819
segue imagem abaixo.
Abraço.
Anexo 11820
No mercadorlivre tem custa uns 4 mil reais para um alcance de 50km.
Att..
As q vi no Ml, 200mw custam em media de R$ 150 a R$200, mas nosso colega acima falou em torno de R$4 mil...tem modelo especifico ?
tava começando me alegrar como meu de 1,99