Pessoal,
Sempre leio que UBNT é o cara, a maravilha do wifi.
Tenho uma rede 2.4B, mikrotik com cartões XR2.
Alguns dos meus clientes usam produtos UBNT, como Nano Station 2 e Bullet + grade.
Apesar de funcionar, nunca teve um desempenho "fantástico", muitas vezes o throughput baixa a ponto de prejudicar a navegação.
Depois de ler alguns comentários bons sobre a CPE da OIW, a 2415CPE, comecei a testar. Logo no primeiro cliente, tive uma surpresa muito agradável, consegui, com visada zero a uns 700 metros da torre, fixar em -60 e throughput acima de 5000kbps.
Sorte? Pode ser, mas eu insisti em comprar esses clientes OIW.
Meu teste mais recente foram em dois clientes, os dois usavam antenas de grade 21dbi com bullet, tudo novo, tudo muito bem vedado, etc. Mas ambos pedendo pacotes, tendo queda no throughput.
Na casa de um dos clientes com o bullet, tem uma outra pessoa na casa dos fundos, que contratou minha net, novamente coloquei a CPE OIW, era a hora da verdade, já que a distância era a mesma e a visada era até melhor com o bullet, a OIW ficou num ponto mais baixo com algumas árvores na frente e a distância já era maior que 1 km.
Advinhem? Mesmo com visada menor, consigo melhor throughput e melhor sinal na OIW!
No caso do outro cliente, retirei a bullet e coloquei o CPE e pronto, resolveu o problema de throughput baixo!
Então, pra mim, em redes "não UBNT", apesar do cartão ser XR2, o CPE OIW é muito melhor que as soluções UBNT em clientes.
Aí fica a questão:
Essa CPE junta tudo o que mais falamos mal em redes wifi, que são chipsets Realtek e antenas yagi e o resultado acaba tão bom assim?
Talvez, em uma rede toda baseada em UBNT, esses produtos sejam melhores, mas em uma rede padrão 2.4B, acho melhor pesquisar e encontrar o melhor custo x benefício, e nesse caso, 10 x 0 pra OIW.
Não sei se esse projeto é da OIW, mas fico feliz em dar meu dinheiro a um produto "nacional".