Olá pessoal...
primeiramente, parabéns pela qualidade deste forum, pois em nehum outro achei tantas informaçoes profissionais e empenho dos usuários, por isso resolvi me cadastrar no Under-Linux e participar deste ótimo forum...
Bom vamos lá....
Presto assistencia técnica em informática na minha cidade, e fiz uma enquete com meus clientes pra ver o interesse em um serviço adsl mais acessivel e sem complicações... e conclui que vale a pena eu aprender sobre esse ramo e montar um provedor wireless....
Pra isso, antes de eu meter os pés pelas mãos, comprando coisas sem saber pelo ML, resolvi pedir a ajuda de vocês pra tentar o minimo possivel dar cabeçadas desde o inicio....
Oque preciso saber é dicas sobre equipamentos e dicas de montagens....
Primeiramente, preciso saber qual o melhor AP disponivel no momento e com um custo regular.... realmente qto mais mw o AP tiver melhor vais ser o aproveitamento na antena??? vi pra vender d-links modificados com 800mw, isso presta??? é melhor um AP com mw reais ou os via soft tbm servem???....
... de inicio esse AP vai servir uma rede com mais ou menos 20 clientes, mas com certeza esse numero vai crescer muito após a divulgação do serviço, portanto preciso de um bom AP pra não haver congestionamento e nem travamentos...
Ele vai ser ligado a uma ADSL 8mb da brasiltelecom, e seria interessante que o AP que vcs me indicassem tivesse controle de banda, pra impor um limite máximo de download....
Segundo.... a antena!!! ouvi muitos dizerem que antenas ominis 360 graus dá problema... qual seria a melhor solução??? colocar umas 3 antenas de painel direcionais de 90 graus??? ...preciso de uma boa antena pra espalhar o sinal o mais longe possivel... no ML só achei antenas omini de até 15dbi.... estou muito em duvida em relação ao tipo de antena que devo usar....
e qto a altura??? qual o limite bom pra colocar ela em um mastro??? minha casa tem uns 5m de altura e fica na parte alta do bairro.....
Terceiro.... ainda não entendi bem esse negócio de frequencia das antenas, vi umas 2,4ghz e outras 5,8ghz.... qual frequencia usar??? a 5,8ghz vai mais longe??? e pra mim fazer uso dos 5,8ghz oque preciso??? ... preciso que o AP seja 5,8 e que antena cliente seja tbm 5,8ghz???... e qto ao padrão a ser usado??? li nas especificações de alguns AP, que no padrão 802.11a ele serve até uns 50 clientes, e que no padrão 802.11b ele serve até 250 clientes... qual a diferença dos dois padrões e qual o melhor a ser usado, pois vi tbm que existe outros padrões do tipo b, c, d....
Outra pergunta sobre o AP.... vi muitos falando de cartões... dentre eles 900mhz, 2.4...etc... num AP profissional ele tem um cartão que tem variações de frequencia que pode ser trocada a qualquer momento??? e vi tbm que alguns usam mais que um cartão???... alguém poderia me explicar melhor esse lance???
Bom... acho que essas perguntas que fiz foram relacionadas a montagem do provedor... acredito que devo partir disso... da montagem de um bom provedro pra então ter mais facilidade de alcance e qualidade nos clientes...
Agora qto ao cliente.... qual a melhor antena custoXbeneficio usar??? qualquer direcional já serve??? ou tem alguma boa e barata que vcs me recomendam??? ... lembrando que ela deverá ser compativel com o padrão que vcs vão me sugerir de frequencia seja ela 2,4ghz ou 5,8ghz e o padrão 802.11"x" que vcs me indicarem... O tradicional será sempre usar uma placa pci wireless e uma antena externa direcional??? .... e qto a instalação??? como saber a altura certa e direção correta??? existe algum aparelho que me oriente onde esteja o sinal da minha antena provedor???
Bom amigos..... desculpe-mem pelo longo texto.... mas quero começar o mais correto possivel pra não haver incomodações posteriores....
Tudo que é dica e sugestão será bem-vinda... visto que vcs já devem ter percebido que sou um tanto "leigo" nesse assunto... apenas sei o "feijão com arroz" do wireless... mas acredito que aqui com vcs irei atingir meus objetivos e ter sucesso no meu empreendimento!
Um grande abraço a todos!