Senhores,
Venho utilizando o dude há um bom tempo para monitorar as cerca de 13 RBs que tenho em minha rede.
Sempre adicionei os dispositivos através da descoberta automática, e retiro os serviços que não desejo, mantendo apenas CPU e Ping para serem monitorados.
Há cerca de um mes, 2 routerboards estão apresentando alto consumo de CPU, por volta de 95%. Quando faço um torch na interface de entrada delas, vejo que há um tráfego snmp considerável partindo do servidor que roda o Dude para a RB em questão, por volta de 250pps.
Fiz um teste habilitando uma regra de firewall na RB para bloquear os pacotes snmp, e com isso o consumo de CPU baixa pra 20%. Quando libero os pacotes SNMP, o dude volta a monitorar a RB, e o consumo de cpu fica estável, mantendo-se por volta dos 20% e o dude enviando por volta de 5pps.
Após um tempo, por volta de umas 8horas, a situação se repete... o dude volta a enviar uma chuva de pacotes snmp e o consumo de cpu vai lá pra cima.
Já formatei o servidor que roda o Dude, mas não consigo descobrir o que acontece. a unica difrença: versão do routerOs. tenho 2 rodando com versão 5.6 e uma com 5.4. Todas as demais estao com 4.xx; as que estao apresentando consumo alto, já estavam com versao 5.4 e atualizei para testar.
se alguem tiver uma dica do q pode ser e como resolver...
Obrigado!