+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas Diversas Provedor

    Olá amigos, estou montando uma empresa aqui em minha cidade para fornecer internet a rádio.

    Ainda estamos em fase de testes, e antes de começar a comercializar meu negócio quero deixar tudo redondo.

    Estou com várias dúvidas e espero que algum amigo possa me ajudar.

    Antes de mais nada meu e-mail é [email protected]
    Meu MSN (a noite) e meu gTalk (durante o dia) é o mesmo endereço do meu e-mail.

    Situação Atual:

    - Instalamos uma antena 2.4 GHz OIW Nacional Omni 12 dBi em um poste com mais ou menos 7m de altura.
    - Dentro de uma caixa hermética há 1m da antena colocamos um Radio Modem - 11g 54mbps ROUTER AIP-W608.
    - Instalamos em um cliente (CLIENTE 1) uma antena aquário com uma placa de rede D-Link DWL-G510.
    - Instalamos em um cliente (CLIENTE 2) uma antena aquário ligada a um AP D-Link.

    Dúvidas

    1. Pretendemos em breve montar uma máquina com Mikrotik para usar ao invés do ROUTER AIP-W608. Esse servidor Mikrotik pode ficar no chão? (A 7m da antena Omni?) Ou é melhor montá-lo numa caixa próxima a antena?

    Esse servidor queremos montá-lo com as peças abaixo é uma boa idéia? Todos equipamentos do site www.excellinformatica.com.py

    MK- MINI PCI CARD R52H U$66
    MK- PLACA ROUTER BOARD RB/532A U$210,00
    MK- RB/P54 INJECTOR DE POE U$10,00
    MK- CASE SMALL OUTDOOR (CAIXA EXTERNA) CA/OTS U$59,00
    MK- FONTE 18POW - RB532, RB112, RB153 U$ 9,00
    MK- PIGTAIL AC/UFL NFEMALE P/ ROUTER BOA U$ 8,00

    2. Essa antena Omni é aconselhável para até quantos clientes?

    3. No CLIENTE 1 (700m no máixmo), a conexão está muito boa, porém o nível de sinal - RSSI - Não chega nunca a 40. Isso é normal? Como faço para aumentar? O problema é meu AP? Antena?

    4. No CLIENTE 2 (800m no máximo, porém sem visibilidade com a antena), a conexão está péssima e quase nunca conseguimos fazer funcionar. Quando funciona o nível de sinal fica em torno de 11, e ele perde muitos pacotes.

    5. Quais equipamentos para clientes que vocês possuem? Podem me indicar algum fornecedor bom e barato?

    Desde já agradeço muito a ajuda de vocês, e fico no aguardo de algumas respostas.

    Otaner

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srotaner Ver Post
    Olá amigos, estou montando uma empresa aqui em minha cidade para fornecer internet a rádio.

    Ainda estamos em fase de testes, e antes de começar a comercializar meu negócio quero deixar tudo redondo.

    Estou com várias dúvidas e espero que algum amigo possa me ajudar.

    Antes de mais nada meu e-mail é [email protected]
    Meu MSN (a noite) e meu gTalk (durante o dia) é o mesmo endereço do meu e-mail.

    Situação Atual:

    - Instalamos uma antena 2.4 GHz OIW Nacional Omni 12 dBi em um poste com mais ou menos 7m de altura.
    - Dentro de uma caixa hermética há 1m da antena colocamos um Radio Modem - 11g 54mbps ROUTER AIP-W608.
    - Instalamos em um cliente (CLIENTE 1) uma antena aquário com uma placa de rede D-Link DWL-G510.
    - Instalamos em um cliente (CLIENTE 2) uma antena aquário ligada a um AP D-Link.

    Dúvidas

    1. Pretendemos em breve montar uma máquina com Mikrotik para usar ao invés do ROUTER AIP-W608. Esse servidor Mikrotik pode ficar no chão? (A 7m da antena Omni?) Ou é melhor montá-lo numa caixa próxima a antena?

    Esse servidor queremos montá-lo com as peças abaixo é uma boa idéia? Todos equipamentos do site www.excellinformatica.com.py

    MK- MINI PCI CARD R52H U$66
    MK- PLACA ROUTER BOARD RB/532A U$210,00
    MK- RB/P54 INJECTOR DE POE U$10,00
    MK- CASE SMALL OUTDOOR (CAIXA EXTERNA) CA/OTS U$59,00
    MK- FONTE 18POW - RB532, RB112, RB153 U$ 9,00
    MK- PIGTAIL AC/UFL NFEMALE P/ ROUTER BOA U$ 8,00

    2. Essa antena Omni é aconselhável para até quantos clientes?

    3. No CLIENTE 1 (700m no máixmo), a conexão está muito boa, porém o nível de sinal - RSSI - Não chega nunca a 40. Isso é normal? Como faço para aumentar? O problema é meu AP? Antena?

    4. No CLIENTE 2 (800m no máximo, porém sem visibilidade com a antena), a conexão está péssima e quase nunca conseguimos fazer funcionar. Quando funciona o nível de sinal fica em torno de 11, e ele perde muitos pacotes.

    5. Quais equipamentos para clientes que vocês possuem? Podem me indicar algum fornecedor bom e barato?

    Desde já agradeço muito a ajuda de vocês, e fico no aguardo de algumas respostas.

    Otaner
    1 - É sempre melhor vc montar junto da antena, usando o mínimo de cabo possível.
    2 - Não depende da antena, e sim da placa que vai estar ligada nela. Com esse cartão vc conseguirá uns 40 simultâneos a 128k..
    3 - Essa eu pulo
    4 - Tá começando errado! Nunca, nunca se instala cliente sem visada para a antena! Isso só te prejudica e prejudica teu cliente! Nunca vai funcionar direito.
    5 - Linktech em Limeira - SP

  3. #3

    Padrão

    Amigo nos meus clientes eu uso Aps Ovislink 5460 muitissimoooo bom, todos eles que eu instalei até hoje NENHUM me deu manutenção, uso aps Gi-Link toda semana tem um com problema, e agora to usando Edimax que até agora tb nao me deu dor de cabeça to usando eles com AP-Pro, e nos clientes eu uso sempre antenas Aquário ou Zirok com plaquinhas de chipset ralink, muito boas por sinal antes eu usava da Realtek chipset rtl 8185, tem umas 30 aqui tudo encostada, retirei tudo pq tava dando problema de sinal fraco ou a conexao no cliente oscilava bastante dai dava uma dor de cabeça infernal !
    Os meus equipamentos eu compro com o Jhonny da American Imports que fica em Campinas/SP, peço em um dia de manha e chega aqui na porta da minha empresa no outro dia de tarde. E o preço eh sempre baratinhu mais barato que a concorrência. Pra vc ter idéia ele tem kit cliente à R$ 123,00. Com Antena Zirok e placa da Ralink, e outra coisa, eu também na época usei muito antenas da Art Sat, tenhu umas 50 aqui tudo encostada, num sei se é pq aumentou o numero de concorrente aqui e a poluicao em RF tb aumentou, mas todos os clientes que usava ela queriam desistir do serviço pq de dia ficava uma porcaria, troquei tudo por zirok e resolveu meu problema, antenas da proeletronic tb nao uso mais, pois o dipolo é muito frágil, tive problemas com alguns clientes em que a antena caia e o dipolo quebrava, fora linha de pipa que agarrava no dipolo e desalinhava as bichinhas e me dava uma dor de cabeça do tamanho de um trem.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo nos meus clientes eu uso Aps Ovislink 5460 muitissimoooo bom, todos eles que eu instalei até hoje NENHUM me deu manutenção, uso aps Gi-Link toda semana tem um com problema, e agora to usando Edimax que até agora tb nao me deu dor de cabeça to usando eles com AP-Pro, e nos clientes eu uso sempre antenas Aquário ou Zirok com plaquinhas de chipset ralink, muito boas por sinal antes eu usava da Realtek chipset rtl 8185, tem umas 30 aqui tudo encostada, retirei tudo pq tava dando problema de sinal fraco ou a conexao no cliente oscilava bastante dai dava uma dor de cabeça infernal !
    Os meus equipamentos eu compro com o Jhonny da American Imports que fica em Campinas/SP, peço em um dia de manha e chega aqui na porta da minha empresa no outro dia de tarde. E o preço eh sempre baratinhu mais barato que a concorrência. Pra vc ter idéia ele tem kit cliente à R$ 123,00. Com Antena Zirok e placa da Ralink, e outra coisa, eu também na época usei muito antenas da Art Sat, tenhu umas 50 aqui tudo encostada, num sei se é pq aumentou o numero de concorrente aqui e a poluicao em RF tb aumentou, mas todos os clientes que usava ela queriam desistir do serviço pq de dia ficava uma porcaria, troquei tudo por zirok e resolveu meu problema, antenas da proeletronic tb nao uso mais, pois o dipolo é muito frágil, tive problemas com alguns clientes em que a antena caia e o dipolo quebrava, fora linha de pipa que agarrava no dipolo e desalinhava as bichinhas e me dava uma dor de cabeça do tamanho de um trem.
    Muito oportuno seu relato. O pior é que eu comprei 20 ArtSat que ainda não usei.
    Este kit que você compra por 123,00 inclui também cabo?

  5. #5

    Padrão

    Amigo.....aprende Primeiro...se Informa...nao Mete Os Pes Pelas Maos....
    Infelizmente Com O Esse Nivel De Conhecimento Vc So Vai Se Queimar...
    Se Com 2 Clientes Vc Ja Esta Apelando Pro Forum....

    E Outra Link Em 2.4 Ou 5.8 Somente Com Visada!!!!! Regra Numero 1
    Mais Uma - Provedor Q Se Preza Nao Usa Omini -
    Maus Uma - Mikrotik Nao Faz Milagre !!!
    Pra Terminar.... Estuda!!!!!


    Sr. Moderador... Peguei Leve...

  6. #6

    Padrão Anatel

    Ola, amigo não se esqueça de instalar somente equipamentos e acessorios homologados, pois na primeira denuncia voce perdera tudo, se naum for aprovado pela anatel ele nem lacrão eles recolhem.

  7. #7

    Padrão

    Olá amigo, não estou com 2 clientes, apenas citei assim.

    Na verdade são dois amigos que estou usando para testes... Estou estudando e nas dúvidas estou postando aqui no fórum... Não estou apelando... Qual o sentido do fórum?



    Citação Postado originalmente por fbig Ver Post
    Amigo.....aprende Primeiro...se Informa...nao Mete Os Pes Pelas Maos....
    Infelizmente Com O Esse Nivel De Conhecimento Vc So Vai Se Queimar...
    Se Com 2 Clientes Vc Ja Esta Apelando Pro Forum....

    E Outra Link Em 2.4 Ou 5.8 Somente Com Visada!!!!! Regra Numero 1
    Mais Uma - Provedor Q Se Preza Nao Usa Omini -
    Maus Uma - Mikrotik Nao Faz Milagre !!!
    Pra Terminar.... Estuda!!!!!


    Sr. Moderador... Peguei Leve...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fbig Ver Post
    Amigo.....aprende Primeiro...se Informa...nao Mete Os Pes Pelas Maos....
    Infelizmente Com O Esse Nivel De Conhecimento Vc So Vai Se Queimar...
    Se Com 2 Clientes Vc Ja Esta Apelando Pro Forum....

    E Outra Link Em 2.4 Ou 5.8 Somente Com Visada!!!!! Regra Numero 1
    Mais Uma - Provedor Q Se Preza Nao Usa Omini -
    Maus Uma - Mikrotik Nao Faz Milagre !!!
    Pra Terminar.... Estuda!!!!!


    Sr. Moderador... Peguei Leve...
    Amigo nao e nada pessoal, mas o sro esta certo em contar com a ajuda do forum, o forum nao e so para profissionais e sim para pessoas que desejam ajudar e ser ajudado afim da buscar por mais conhecimento, e quanto a antena omini acredito que todo provedor no inicio usa este tipo de antena, pois hoje tenho 350 clientes e devido a algumas circunstancias ainda tenho 3 ominis em funcionamento apesar de tb ter paineis setorias.
    Favor os mais experientes me corrijam se eu estiver errado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srotaner Ver Post
    Olá amigos, estou montando uma empresa aqui em minha cidade para fornecer internet a rádio.

    Ainda estamos em fase de testes, e antes de começar a comercializar meu negócio quero deixar tudo redondo.

    Estou com várias dúvidas e espero que algum amigo possa me ajudar.

    Antes de mais nada meu e-mail é [email protected]
    Meu MSN (a noite) e meu gTalk (durante o dia) é o mesmo endereço do meu e-mail.

    Situação Atual:

    - Instalamos uma antena 2.4 GHz OIW Nacional Omni 12 dBi em um poste com mais ou menos 7m de altura.
    - Dentro de uma caixa hermética há 1m da antena colocamos um Radio Modem - 11g 54mbps ROUTER AIP-W608.
    - Instalamos em um cliente (CLIENTE 1) uma antena aquário com uma placa de rede D-Link DWL-G510.
    - Instalamos em um cliente (CLIENTE 2) uma antena aquário ligada a um AP D-Link.

    Dúvidas

    1. Pretendemos em breve montar uma máquina com Mikrotik para usar ao invés do ROUTER AIP-W608. Esse servidor Mikrotik pode ficar no chão? (A 7m da antena Omni?) Ou é melhor montá-lo numa caixa próxima a antena?

    Esse servidor queremos montá-lo com as peças abaixo é uma boa idéia? Todos equipamentos do site www.excellinformatica.com.py

    MK- MINI PCI CARD R52H U$66
    MK- PLACA ROUTER BOARD RB/532A U$210,00
    MK- RB/P54 INJECTOR DE POE U$10,00
    MK- CASE SMALL OUTDOOR (CAIXA EXTERNA) CA/OTS U$59,00
    MK- FONTE 18POW - RB532, RB112, RB153 U$ 9,00
    MK- PIGTAIL AC/UFL NFEMALE P/ ROUTER BOA U$ 8,00

    2. Essa antena Omni é aconselhável para até quantos clientes?

    3. No CLIENTE 1 (700m no máixmo), a conexão está muito boa, porém o nível de sinal - RSSI - Não chega nunca a 40. Isso é normal? Como faço para aumentar? O problema é meu AP? Antena?

    4. No CLIENTE 2 (800m no máximo, porém sem visibilidade com a antena), a conexão está péssima e quase nunca conseguimos fazer funcionar. Quando funciona o nível de sinal fica em torno de 11, e ele perde muitos pacotes.

    5. Quais equipamentos para clientes que vocês possuem? Podem me indicar algum fornecedor bom e barato?

    Desde já agradeço muito a ajuda de vocês, e fico no aguardo de algumas respostas.

    Otaner
    Irei seguir as forma de resposta do xandemartine

    1- Nao conheço muito de MK pois uso apenas como servidor no escritorio
    2- Sei que no inicio a grana e pouca entao vc pode usar essa antena com esse radio ate chegar a uns 20 ou no max 30 clientes, o idela seria 3 paineis setoriais de 12 dbi de 90 graus com 3 aps entao vc conseguiria mais de 80 clientes dependendo do radio
    3- Tem que ver a potencia do seu radio pois pode esta alta e gerando ruido ja que ele esta tao proximo e rever tb esses conectores se estao em curto
    4- Nunca instalar sem visada, no inicio pode funcionar mas depois ira dar problema
    5- Eu costumo comprar na rossat ou aki em recife mesmo
    Antena aquario ou proeletronic, placa ralink, cabo sempre rgc213, e o que uso aki, se for usar apcliente tenho varios zinwell, gilink e ovislink, pra mim nao tem diferença