Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão que tipo de radio usam em clientes?

    Boa noite galera!!

    eu gostaria de saber dos donos de provedores daqui (acho q 99,9% de quem frequenta a parte do mikrotik) quais radios voces usam em clientes??

    se é radio comum (ovislink, edimax e tals), se eh placa pci ou adaptador usb??

    e qual esquema usa...por exemplo, cabo dece da antena, radio junto à antena!!

    e tbm com essa estrutura quantos clientes consegue simultaneos em cada antena sem perder nada de qualidade!



    aqui uso adaptador usb da linksys (Wusb) com cabo RG6 vindo da antena...nao consigo 30 simultaneos em cada cartão...to achando ja que eh por causa dos USB!

    abraços!!

  2. #2

    Padrão

    Eu atualmente uso rádios Edimax em meus clientes e Ovislink 5460, vou na casa de material de construção, compro uma caixinha de passagem toda de plástico da CEmar 15x15 e coloco os ovislink, faco um furo na parte de trás da caixa e atravesso um parafuso do suporte da antena, nos rádios edimaz eu uso caixas 20x20. Consigo pendurar 100 clientes em cada painel setorial, e ja vi 60 simultaneos meus rádios da base sao samsung swl3300 e estou super satisfeito! e ninguem reclama !

  3. #3

    Padrão

    em clientes eu recomendo ovislink 5460, eh uma das melhores ke conheço, i sobre a instalacao todos sabemos ke quanto menor o cabo da antena ateh o aparelhor melhor neh, compra dessas hermeticas da cemar ki eh tiro e keda =D... depois puxa um cabao de rede ateh o pc, mas isso eh soh pra quando precisa mesmo, caso contrario eu uso placas pci normal, com chipset ralink, saum otimas como cliente, no py tah 16 dolar

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Boa noite galera!!

    eu gostaria de saber dos donos de provedores daqui (acho q 99,9% de quem frequenta a parte do mikrotik) quais radios voces usam em clientes??

    se é radio comum (ovislink, edimax e tals), se eh placa pci ou adaptador usb??

    e qual esquema usa...por exemplo, cabo dece da antena, radio junto à antena!!

    e tbm com essa estrutura quantos clientes consegue simultaneos em cada antena sem perder nada de qualidade!



    aqui uso adaptador usb da linksys (Wusb) com cabo RG6 vindo da antena...nao consigo 30 simultaneos em cada cartão...to achando ja que eh por causa dos USB!

    abraços!!
    Olá kara, como o amigo acima citou, o edimax é um ótimo rádio pra cliente, mas isso depende muito da sua rede e topologia, sigo uma regra pessoal q até então tá blz q é usar placas pci com chipset ralink ou atheros nos clientes mais proximos e AP para os clientes mais distantes ou grupo de clientes na qual economiza antena, hehe, já coloquei AP zinwell para cliente, gostei bastante, mas o incoviniente dele é q só tem uma porta rj45, se usar mais de um cliente tem q se gastar com switch, inviavel no gasto, o bom seria usar sempre o menor cabo rgc possivel, se puder junto a antena, ótimo, para clientes distantes é bom usar um tamanho multiplo, mas tem q pesquizar sobre e sobre qtos clientes numa antena, vale resaltar q a maior limitação é do rádio e ñ da antena.....

  5. #5

    Padrão

    muito obrigado gente pelas respostas..
    estou precisando de ideias mesmo para adotar agora na rede!!

    acho que vou parar de instalar com USB pq talvez ele ta destruindo minha rede!!

    o que voces acham dos USB em clientes?

    pra mim começou como a solução de tudo, barato, sem amnutenção, mas acho que com ele ta dificil continuar!!

  6. #6

    Padrão

    kra pra te fala a verdade eu tenho quase uns 250 clientes aki e apenas 01 wireless usb, i pra fala a verdade naum gostei muitu... prefiro placas pci mesmo ou em casos extremos ap ovislink 5460

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    muito obrigado gente pelas respostas..
    estou precisando de ideias mesmo para adotar agora na rede!!

    acho que vou parar de instalar com USB pq talvez ele ta destruindo minha rede!!

    o que voces acham dos USB em clientes?

    pra mim começou como a solução de tudo, barato, sem amnutenção, mas acho que com ele ta dificil continuar!!
    Eu particularmente ñ gosto de USB, uso em um cliente pq ele já tinha, como ñ queria gastar muito, foi aceitavel, mas eu ñ compro para instalar nos meus clientes, é claro q tem a comodidade, mas PCs com garantia eu só dou a opção de o cliente levar a placa PCI na assistência da garantia e colocar a placa, caso contrário só AP....

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    muito obrigado gente pelas respostas..
    estou precisando de ideias mesmo para adotar agora na rede!!

    acho que vou parar de instalar com USB pq talvez ele ta destruindo minha rede!!

    o que voces acham dos USB em clientes?

    pra mim começou como a solução de tudo, barato, sem amnutenção, mas acho que com ele ta dificil continuar!!
    USB foi minha dor de cabeça durante 6 meses, clientes reclamando de lentidão e Ping alto nos horarios de pico, a solução foi substituir o USB por AP zinwell com caixa da cemar montado atras da antena, Placas PCI so as com chip RaLink com no maximo 10 m de cabo.

    A grande vantagem do AP e vc rotear e ativar o DHCP, quando o cliente formatar não vai chamar você p instalar driver ou configurar o discador PPPOE, alem de isolar o cliente da rede do provedor evitando alguns pseudo hackers.

  9. #9

    Padrão

    Eu aqui so uso ovislink 5460 com firm aprouter .. sem problemas

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por infotech Ver Post
    kra pra te fala a verdade eu tenho quase uns 250 clientes aki e apenas 01 wireless usb, i pra fala a verdade naum gostei muitu... prefiro placas pci mesmo ou em casos extremos ap ovislink 5460
    quais problemas voce enfrente ai em usar placas??

    tava pensando aqui teria problemas com computadores novos com lacre, computador dar pau e jogarem a culpa na placa e etc..

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    quais problemas voce enfrente ai em usar placas??

    tava pensando aqui teria problemas com computadores novos com lacre, computador dar pau e jogarem a culpa na placa e etc..
    Aki eu ofereço minhas placas com garantia normalmente e o cliente leva para a assistência da montadora do pc e colocam, lá eles lacram novamente ou então dou a opção do cliente comprar a placa na propria montadora do pc, até então só tive problema com um cliente q na qual qdo ligava o pc depois travava, bastou somente mudar a placa wireless de uma pci para outra....

  12. #12

    Padrão

    Tive muitos problemas com placas pci /.. garantia de pc formatações e desconfiguraçoes ..clone de mac canaletas que nao passa o cabo rgc ..
    Troquei tudo por ovislink 5460 matei todos estes problemas..
    Pago pra não ter dores de cabeça

  13. #13

    Padrão

    obrigado pelas dicas e respostas galera!!

    oq acotnece comigo eh exatamento o q o 2KILLER2 falou!!

    mas cheguei na conclusão aqui que compensa mais pra mim colocar mais antenas e radios (aps) nas torres.. e pindurar por exemplo uns 50 em cada radio (ap) pra uns 15 no maximo simultaneo!!

    mas até 256 soh vou usar usb agora, acima vou usar soh ovislink na caixa em cima!! o rendimento eh bem melhor!

    orbigadoa todos e continuem dando dicas q servem nao soh pra mim!

  14. #14

    Padrão

    Galera, falando em USB, o que vcs acham da antena setorial aquarius de 12dbi aquela que já vem com um adaptador da Ralink dentro e desce 10m de cabo USB? Posso instalar sem problemas ou vai ser dor de cabeça no futuro? pq e chipset Ralink e eu uso placas PCI com chipset Ralink e não tenho nada contra, mas e o USB, é viável???

    Um grande abraço a todos...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Galera, falando em USB, o que vcs acham da antena setorial aquarius de 12dbi aquela que já vem com um adaptador da Ralink dentro e desce 10m de cabo USB? Posso instalar sem problemas ou vai ser dor de cabeça no futuro? pq e chipset Ralink e eu uso placas PCI com chipset Ralink e não tenho nada contra, mas e o USB, é viável???

    Um grande abraço a todos...
    Tenho cerca de 5 dessas aqui nos clientes proximos a repetidora, recomendo usar no maximo a 800 metros da repetidora acima disso fica horrivel.

  16. #16

    Padrão USB aquario

    Opa... tranquilo ai essas aquarios!Como disseram, passou de 800 mts ja era, mas pra clientes próximo é muito tranquilo e de facil instalação ( apesar do conector usb ser gigante ao passar pelo forro do peão, ou laje, piorou). Inconvenientes: não instala em sistema Win98 ou anterior- falta driver! Pro XP é tranquilo! 1 hora pra fazer a instalação eu gasto normalmente!

  17. #17

    Padrão

    olha cara, aqui uso o Wusb da linksys com cabo rg6, conector de antena d tv e não passo de 15mts d cabo e uns 3km da repetidora...tenho sinais de -60 com isso, os mais loonge com -68 +/-
    vai legal, mas aquilo, as placas do mk nao guentam muitos deles simultaneos, independente da dsitancia!! aqui ta acontecendo isso!!

    abraços!!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 2KILLER2 Ver Post
    Tenho cerca de 5 dessas aqui nos clientes proximos a repetidora, recomendo usar no maximo a 800 metros da repetidora acima disso fica horrivel.
    Acho uma solução cara para cobrir só 800 metros. Não estou levando em conta a questão da garantia do PC.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 2KILLER2 Ver Post
    Tenho cerca de 5 dessas aqui nos clientes proximos a repetidora, recomendo usar no maximo a 800 metros da repetidora acima disso fica horrivel.
    tenho uma aqui, coloquei num cliente que está a 250mt da torre, e ele se conecta na omni que está a 20mt de altura (e é uma omni que irradia MUITO bem pra perto, justamente pra atender clientes próximos), e no netstumbler o sinal da omni chega nela a -65 na melhor das hipóteses, e o sinal dela chega -80 na omni. Foi a pior compra da minha vida. O vizinho dele usando grade 24dbi, recebe a -50 e no ap na torre o sinal dele fica -55 na pior das hipóteses.

    Quanto aos materiais, uso placas pci nos pcs dos clientes, com grade 24dbi e rgc58. Seria ótimo poder sair enfiando aps nas casas dos clientes, mas é impossível fazer isso e continuar competitivo com a concorrência oferecendo internet a qualquer preço que o cliente quizer pagar.

    Tenho uma dúvida, pretendo colocar um ap pra se conectar à minha omni e distribuir via cabo para vários clientes num prédio. O que recomendam? Não devem ser mais de 10 clientes, com velocidades de 180 ou 220kbps de dl, e 50kbps de up cada. Sintam-se a vontade para recomendar um switch também, uma vez que vai ser preciso. E Sintam-se a vontade também para explicarem como vocês fazem para os clientes nesse switch não se enxergarem, deixando o ip deles pra ser setado pelo dhcp do meu servidor

    vlw abraço
    Última edição por Gosulator; 13-12-2007 às 19:38. Razão: erro grosseiro de português

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    tenho uma aqui, coloquei num cliente que está a 250mt da torre, e ele se conecta na omni que está a 20mt de altura (e é uma omni que irradia MUITO bem pra perto, justamente pra atender clientes próximos), e no netstumbler o sinal da omni chega nela a -65 na melhor das hipóteses, e o sinal dela chega -80 na omni. Foi a pior compra da minha vida. O vizinho dele usando grade 24dbi, recebe a -50 e no ap na torre o sinal dele fica -55 na pior das hipóteses.

    Quanto aos materiais, uso placas pci nos pcs dos clientes, com grade 24dbi e rgc58. Seria ótimo poder sair enfiando aps nas casas dos clientes, mas é impossível fazer isso e continuar competitivo com a concorrência oferecendo internet a qualquer preço que o cliente quizer pagar.

    Tenho uma dúvida, pretendo colocar um ap pra se conectar à minha omni e distribuir via cabo para vários clientes num prédio. O que recomendam? Não devem ser mais de 10 clientes, com velocidades de 180 ou 220kbps de dl, e 50kbps de up cada. Sintam-se a vontade para recomendar um switch também, uma vez que vai ser preciso. E Sintam-se a vontade também para explicarem como vocês fazem para os clientes nesse switch não se enxergarem, deixando o ip deles pra ser setado pelo dhcp do meu servidor

    vlw abraço

    Bem, vou te passar o que eu faço nos condomínios, qdo ligo varios clientes em 1 AP somente, firmware Ap router, faço controle de banda no próprio AP, porque 10 clientes na rede é muito facil dele administrare diminui o trafego até o Ap Central.Swicths DLink ou Planet são bons, Encore nem pensar!! Como a maioriar 99,9% usa o Windows, entro em propriedades de rede e "desinstalo" tudo, menos o protocolo TCP IP e o Agendador de Pacotes QOS, se for Vista, deixe todos os protocolos, assim qdo o cliente clica em Meus locais de rede não enxerga e nem compartilha pastas.


    Oks!
    Última edição por Pruda; 17-12-2007 às 18:31.