Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Não digo nem 4 ou 5 lan houses...duas já te dão dores de cabeça infinitas :P

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Esse programa tá muito fora da realidade. Nunca que você consegue atender com qualidade 100 clientes a 256kbps com um link de 1MB. Mesmo sem garantia de velocidade, pra você diminuir pros 200kbps no período de pico, não dá. Aqui estou indo para os 50, e o link de 1MB está chorando um bocado. 100 cliente com 1MB, nem pensar.
    Eu havia entrado em contato com eles anteriormente e me disseram que este cálculo na planilha é para uma carga de 40% de clientes simultaneos. Assim se você tiver 100 clientes na carteira, estima-se que 40% usem simultaneamente. Disseram que este é um dado estatístico e reflete a maioria dos provedores.
    Eu discordo um pouco, pois se seus clientes forem básicamente residenciais a coisa também fica difícil. O ideal seria voce ter na carteira de clientes empresas, que usam normalmente durante horário comercial e sem sobrecarregar o link e clientes residenciais que se penduram fazendo download. Já li comentários aqui que condenam o controle de banda para estes clientes, pois se voce está vendendo 300 kbps por ex. o cliente tem direito. Mas nem as TELES fazem isso. Eles te vendem uma velocidade mas sem garantia de banda. Há ocasiões que anda bem, outras que fica lento e assim vai e ninguém reclama. Porque os provedores pequenos vão agora ter que garantir banda?
    Nos compramos os links com garantia de banda para poder viabilizar o negócio, mas se formos garantir banda, aí fica difícil. Cada provedor vai ter que analizar o perfil dos seus usuários e ver até onde o link aguenta sem prejudicar a qualidade do serviço.
    Aqui tem outro provedor com carteira de clientes cheia, mas a qualidade é péssima. O link nos clientes não cai mas não anda porque ele tem 200 clientes em 2 mega com garantia de 50%. E maioria é assinante residencial. Aí voces imaginam como fica. E amarrou os clientes com contrato de fidelidade que aliás, pode ser questionado.

  3. #23

    Padrão

    1929, você tem toda razão. Não há provedor no mundo que venda um link da Internet a usuários finais (residenciais e SOHO) com 100% de garantia de banda, e é assim que funciona a Internet, o tráfego para usuário final é sempre "burstable".

    As operadoras, que vendem o ADSL, trabalham com a média de 10% de garantia de banda.

    O grande problema do Brasil é que o valor cobrado pelo megabit num link de 100% de garantia de banda é que é muito alto (pra efeitos de comparação, nos EUA os provedores conseguem comprar 1 Gigabit de tráfego dos Tiers por U$ 7.000,00 - sete mil dólares). Isso se dá por vários fatores, mas o principal é que as redes de telecomunicações brasileiras e os backbones internacionais são usadas em caráter de monopólio pelas grandes teles, enquanto que a legislação de telecomunicações vigente afirma que essa infra-estrutura é de caráter público e deveria ser explorada pelas CONCESSIONÁRIAS de forma a permitir que as demais empresas do setor pudessem utilizar dessa infra de forma justa e ISONÔMICA.

    Mas como a lei não é cumprida, os provedores são reféns das operadoras do STFC que vendem (ilegalmente) o acesso ao tráfego IP a preços exorbitantes.

    Eu indico o seguinte artigo para que todos possam ler e ter uma compreensão melhor do mercado/cenário de telecomunicações do Brasil:

    Artigo (Clique): Observatório da Imprensa
    Última edição por roneyeduardo; 07-01-2008 às 15:14.

  4. #24

    Padrão Mikrotik e Proxy

    amigos, tenho pouquíssima experiencia. Estou em fase de piloto de provedor, é o que eu acho que todos deviam fazer.

    Estou fazendo o seguinte: Uso o Mikrotik (todos deviam conhecer esta solução), ele possibilita usar um PC com cartões wireless fazendo papel de AP, control de banda... proxy.....

    Comecei com um K6II 500 com 256 RAM e HD de 10 GB. duas placas de rede(cabo) uma ligada à um AP 2000 e a outra no modem adsl (isto mesmo ADSL - Estou testando e aprendendo) duas antenas setoriais de 15Db 90º da EMC Test (barata e muito boa).

    Faço controle de banda limito cada usuário em down 150K e 40 up. Faço proxy do próprio mikrotik.

    Limito p2p em 128K para a banda total..


    Fiquei 3 meses testando e aprendendo captando clientes apenas com o telefone no SSID...

    Hoje estou com 18 clientes e utilizo uma adsl de 1MB (horrível..) e horário de pico ficam 11 clientes simultaneos e todos de sorriso de orelha à orelha.

    Agora estou iniciando a implementação de um servidor parrudo para o Squid e já pedi para o contador iniciar o processo de abertura da empresa, vou iniciar com uma "parceria de licença".

    O Proxy é o "x" da questão, ele é o mágico... Minha humilde opinião...

    Para quem não conhece o MK, vale a pena frequentar o forum aqui msm no under... Tudo que sei hj (me viro bem - "feijão com a arroz" e até uma "batata frita"...) aprendi com os manuais do MK e o forum... e um pouco de backup/restore rsrssrrsrs para recuperar a asneiras q fiz...


    Vc pode usar o próprio PC com cartões mini pci de até 600mw... sai barato e confiável.

    Vou partir para MK + Squid + empresa + "parceria SMC" + link full de 1MB.

    E depois vou evoluindo... Fica o relato....

    Acredito que estou agradando meus clientes (bastante) ah! cobro R$40,00 por 150Kbps