+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Mikrotk: Clientes com ping alto

    Olá amigos!!!
    Eu trabalho num provedor de internet banda larga, e em uma de nossas antenas, colocamos um rádio mikrotik. Até ai tudo bem, o problema é estamos com um problema que até agora não conseguimos descobrir o pq dele, nossos clientes(todos ao mesmo tempo) ficam com tempo de resposta muito alto, chegando as vezes até a 1000 ms. Já verificamos configuração, já vi que os pt a pt estão funcinando bem, sem variar a comunicação. Já inclusive vi um tópico que talvez possa resolver, que seria configurar o queues do mikrotik. Mas para isso eu precisava saber:

    Qual a finalidade do queues?
    Isso realmente resolveria meu problema?
    como configurá-lo?
    Se não resolve o problema, que medida posso tomar para resolver este problema?

    Ficarei muito grato se me ajudarem. Por favor me ajudem, isso ajudaria muito em uma promoção no meu emprego(rsrsrsrsrsrs).
    Última edição por garotof1; 17-12-2007 às 12:04.

  2. #2

    Padrão

    kra, vc pode conferi primeiro de tudu c a configuração de teus cartao esta correta mesmo, c puder poste as configurações do teu cartao, i por segundo e nao menos importante verifica como esta o ack dos clientes, verifica a taxa de tx/ccq ela tem ke estar entre 70 a 100% pra istar bom, as vezes um cliente ruim estraga todo o cartao i ateh a rede inteira, intao dah uma olhada nisso amigo, qualquer coisa posta ai, vlw

  3. #3

    Padrão

    Muito obrigado amigo, vou tentar, e depois volto a postar! Vlw!

  4. #4

    Padrão tbm estou com o mesmo problema

    tbm estou com o mesmo problema...
    ping alto no cliente
    o tc ccq aki fica entre 76 a 90
    eo ACK da mini pci fica entre 280 a 408
    ja botei ele pra 66 ontem ficou bom, mas hoje ja lascou tudo
    o que devo fazer?
    ja baixei e ja aumentei a potencia do cartão e de nada adiantou
    botei esse milrotik pra rodar domingo antes tinha um AP samsung com uma omni de 8dbi.
    Os em 90% do tempo tinha 4 Clientes simultaneos os ping era ruin mas não tão ruin quanto ao mikrotik hoje com 30 pessoas.
    Se puder dar uma dica fico grato.
    "So uso o mikrotik pra fazer a ponte wireless ate o servidor"

  5. #5

    Thumbs up

    Olá,

    Vocês estão usando B ou G? Se for G não fica bom em ambientes externos. Aqui uso todas as minhas estações B e não tenho tido problemas.. aliás, raramente tenho problemas. Verifique também os cabos e tenham o máximo cuidado possível com ondas estacionárias.

  6. #6

    Padrão k

    aki sempre uso B
    tbm tenho um grande problema aki, tem uns gaiatos q nao verifica quem ta usando que canal simplesmente usam o mesmo canal que eu ou outra pessoa sem falar que tem um cornotola que ta usando amp de 5wats em omni de 15dbi dai fica uma fuleragem so
    mas isso n justifica os ping tao altos com o mikrotik

  7. #7

    Padrão

    puta ke pariu 5mw eh ignorancia kra... naum teim pq naum precisa tudo isso...

    tianguapontocom -> amigo experimenta blokia os clientes ke estao com ack alto, pra vc v c naum saum eles ke estao prejudicando seu mk. ou experimenta blokia os clientes ke estao com sinal ruim ou tx/cqq ruim, tenhu quase ctza ki soh isso jah ajuda no teu sinal...

  8. #8

    Padrão ok

    to vendo que tem uns com o CCQ em 13/0 % vou corrigir no cliente pra verificar
    mas antes disso fiz umas modificações:
    na aba ADVANCED no ACK setei pra 106 e no Noise Floor Threshold setei -92
    deu uma aliviada ate boa. mas acredito q de pra melhorar pq em um cliente muito longe hoje ao meio dia deu ping de 1ms direto
    acredito q tem um cliente lascando tudo vou ver na lista que nao esta bem e tentar melhorar.

    Veio sabe como faço pra poer permitir somente o mac cadastrado no MK conectar-se ao sinal?

    E sobre o amp de 5wat pra c ter ideia no predio de 1 andar de uma cidade a uma reta de 29km e com 40 metros mais baixa que aki ta pegando o sinal dessa omni com 60% e conecta normalmente

    essa tal empresa se em titula uma das melhores do Ceará "FORTALNET" o correto era trabalhar direto e tira essa porcaria de amplificador mas medidas estão sendo tomadas " Concorrencia desleal e crime hehehe"
    Última edição por tianguapontocom; 18-12-2007 às 16:09.

  9. #9

    Padrão opa

    olha eu ai novamente...
    mais uma curiosidade tava vendo o trafego no mikrotik e no servidor
    bem estranho, no mikrotik no upload estava marcando 4.1 MB e no servidor nao chegava o trafego inteiro nem a 2MB...
    oq vc´s acha? sera um cliente transferindo arquivo a outro ponto...?
    as imagens estão em anexo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iptraf.JPG
Visualizações:	188
Tamanho: 	81,9 KB
ID:      	1508   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mikrotik.JPG
Visualizações:	206
Tamanho: 	82,4 KB
ID:      	1509  


  10. #10

    Smile

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    aki sempre uso B
    tbm tenho um grande problema aki, tem uns gaiatos q nao verifica quem ta usando que canal simplesmente usam o mesmo canal que eu ou outra pessoa sem falar que tem um cornotola que ta usando amp de 5wats em omni de 15dbi dai fica uma fuleragem so
    mas isso n justifica os ping tao altos com o mikrotik

    o queue serve pra controle de banda....vc configura ele colocando o ip do cliente e a velocidade em kbits......o cartao ele tem um limite de trafego....no 2.4ghzB ele passa somente 2...3 MB/s...quando ta passando isso o tempo de resposta para os clientes do cartao fica alto....pode tar ai seu problema trafego d+ no cartao por vc nao ter controle de banda...espero ter ajudado

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    olha eu ai novamente...
    mais uma curiosidade tava vendo o trafego no mikrotik e no servidor
    bem estranho, no mikrotik no upload estava marcando 4.1 MB e no servidor nao chegava o trafego inteiro nem a 2MB...
    oq vc´s acha? sera um cliente transferindo arquivo a outro ponto...?
    as imagens estão em anexo
    eu naum costumo setar o ack, deixo todos meus clientes com sinal execelente i deixo o ack dinamico... aki pelo menos pingo a 1ms ateh nos clientes...

    e esse trafego demais concerteza teim algueim trafegando via rede, ou ainda sem controle... quantas placa em AP bridge vc teim nesse mk??? a opção Default Forward esta desmarcada neh????

    eu tenho umas regras pra nao permitir trafego de uma placa pra outra, mesmo estando em bridge... c vc tiver mais ke uma placa pode estar trafegando de uma placa para a outra, vc pode conferi isso atravez dos graficos ke o mk dispoe....

    i sobre soh permitir conectar apenas kem teim mac cadastrado eh assim...
    Wireless -> access list -> ai lah vc cadastra os mac dos clientes (lembrando de marcar sempre a opção Authentication e DESMARCAR a opção Forwarding....) depois ke todos estiver cadastrados, vc vai em Wireless -> interfaces -> Wireless -> e desmarca Default Authenticate... pronto apartir dai soh conecta os cadastrados...

    vlw amigo espero ter ajudado...
    Última edição por infotech; 19-12-2007 às 00:33.

  12. #12

    Padrão

    controle de banda tenho sim, o negocio eq faco cache full no servidor "slackware + squid + htb + meu proprio gerenciamento de cliente em php"