Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Painéis TSM de 12,5 DBi 90 graus

    Olá pessoal

    tenho usado painéis Hyperlink, muito bons, porém caros. Tenho pesquisado sobre os painéis TSM de 12,5 DBi (90 graus homologados) e consegui um preço justo. Alguém usa? São bons? Recomendam para até quantos KM com visada? Preciso da opinião dos colegas que já usam para saber se compro ou não. Se não forem bons de fato terei de continuar comprando os caros Hyperlink. Grato.

  2. #2

    Padrão

    Marcelo, pode comprar sem medo. Uso elas e hyperlink e todas duas são exelentes.

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá pessoal

    tenho usado painéis Hyperlink, muito bons, porém caros. Tenho pesquisado sobre os painéis TSM de 12,5 DBi (90 graus homologados) e consegui um preço justo. Alguém usa? São bons? Recomendam para até quantos KM com visada? Preciso da opinião dos colegas que já usam para saber se compro ou não. Se não forem bons de fato terei de continuar comprando os caros Hyperlink. Grato.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá pessoal

    tenho usado painéis Hyperlink, muito bons, porém caros. Tenho pesquisado sobre os painéis TSM de 12,5 DBi (90 graus homologados) e consegui um preço justo. Alguém usa? São bons? Recomendam para até quantos KM com visada? Preciso da opinião dos colegas que já usam para saber se compro ou não. Se não forem bons de fato terei de continuar comprando os caros Hyperlink. Grato.
    Que preço você conseguiu Marcelo?

  4. #4

    Thumbs up

    Bom dia,

    As TSM consegui a R$ 229,00 à vista para 20 antenas. Se comparados com os R$ 400,00 ou R$ 500,00 da Hyperlink de 14 DBi, que na verdade dá 13,2 DBi, penso eu que no quesito custo vale à pena. A minha dúvida era somente desempenho, mas como o colega acima afirma que é bom vou comprar. Aguardo outros comentários também.

  5. #5

    Padrão

    Bom dia,
    pode comprar sem medo, são muito boas as antenas deles, uso aqui

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    As TSM consegui a R$ 229,00 à vista para 20 antenas. Se comparados com os R$ 400,00 ou R$ 500,00 da Hyperlink de 14 DBi, que na verdade dá 13,2 DBi, penso eu que no quesito custo vale à pena. A minha dúvida era somente desempenho, mas como o colega acima afirma que é bom vou comprar. Aguardo outros comentários também.
    É bom o preço. Acho que vou lá pegar pessoalmente, pois moro numa cidade próxima.

  7. #7

    Padrão

    oi possoal sou novo pro aki... tenho um pequeno provedor com um MK controlando e na torre um senao e um onmi da hyperlink queria colocar tudo setorial.. mas a hyperlink são caras msm... estas TSM são boas msm.. se onde posso encotrar elas... ai da para colocar so setorial na minha torre quero atender uns 3 KM sera que da... aguado restostas....

  8. #8

    Padrão

    Vai no site deles e pega o contato. Eles fazem venda direta. TSM Antennas

  9. #9

    Padrão

    Aqui eu uso pluton de 17 db 90 graus .. na Horizontal .. antena muito boa mais muito cara...
    Hyperlink tive problemas de infiltraçào de agua .

  10. #10

    Wink Paineis TSM X Hyperlink

    Bem Pessoal, minha opiniao sobre os paineis, como todos falaram tanto hyperlink são otimas, mas vejo alguns pontos a favor da TSM que tem um diferencial sobre as Hyperlink, TSM é uma empresa daqui onde temos suporte todos os dias da semana, inclusive eles fazem convite ao cliente que quiser conhecer a empresa em Santa Maria - RS, sendo assim todo ou qualquer produto que tenha suporte praticamente local sai na frente dos demais.
    Quanto a Pluton e as demais que me desculpem mas antenas setoriais não tem pra ninguem a nao ser hyperlink e TSM.


    Abraço a todos os amigos e feliz ano novo.

  11. #11

    Padrão

    quanto a quem perguntou pela distância que alcança a TSM de 12dbi, já lí aqui no fórum gente que usa ela com clientes a um pouco mais de 2km com qualidade perfeita. Eu tinha interesse em comprar 3 delas (90graus) e coloca-las no lugar da minha omni hyperlink, ou junto com elas, mas agora tenho dúvida, penso na possibilidade de pegar umas de 15dbi (são 15 ou 17, não lembro, TSM homologada), para atender mais distante. Mas tem muita coisa pra se ver aí, como visada entre os pontos, sem visada pode ser a antena que for, não vai ficar legal. E o principal, que é a potência dos clientes, pois eu tenho VÁRIOS clientes que no netstumbler na casa deles mostra o sinal da minha torre -50 , mas no meu mkt o sinal dele chega como -70. Então um cliente mais distante, mesmo que continue recebendo com -50, vai mandar dados pra torre com esse sinal lá pra -80, o que vai tornar a experiência de navegação dele péssima. Não sei se as setoriais têm uma recepção melhor que as omnis, mas em qualquer tópico que se fale sobre antenas, tem que serem levantadas e discutidas essas questões do upload do cliente.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    quanto a quem perguntou pela distância que alcança a TSM de 12dbi, já lí aqui no fórum gente que usa ela com clientes a um pouco mais de 2km com qualidade perfeita. Eu tinha interesse em comprar 3 delas (90graus) e coloca-las no lugar da minha omni hyperlink, ou junto com elas, mas agora tenho dúvida, penso na possibilidade de pegar umas de 15dbi (são 15 ou 17, não lembro, TSM homologada), para atender mais distante. Mas tem muita coisa pra se ver aí, como visada entre os pontos, sem visada pode ser a antena que for, não vai ficar legal. E o principal, que é a potência dos clientes, pois eu tenho VÁRIOS clientes que no netstumbler na casa deles mostra o sinal da minha torre -50 , mas no meu mkt o sinal dele chega como -70. Então um cliente mais distante, mesmo que continue recebendo com -50, vai mandar dados pra torre com esse sinal lá pra -80, o que vai tornar a experiência de navegação dele péssima. Não sei se as setoriais têm uma recepção melhor que as omnis, mas em qualquer tópico que se fale sobre antenas, tem que serem levantadas e discutidas essas questões do upload do cliente.
    Não sei se é exatamente como eu estou pensando o que acontece com o amigo, mas se no cliente tiver com uma placa PCI que normalmente tem menor potencia, realmente vai chegar na base com sinal mais fraco e o link pode ser prejudicado. Realmente tem outros fatores a considerar além da potencia da placa, como a qualidade das antenas, a sensibilidade de recepção nos dois pontos, etc. etc.
    Se colocar no mesmo cliente um AP onde possa controlar a potência,no lugar da placa creio que chegará na base com o sinal melhor e ísto não será só por que com a placa temos mais cabo coaxial.
    Desde o início que comecei a mexer com wireless esta tem sido uma de minhas preocupações. Se o link é uma via de duas mãos, então cada ponta precisa estar afinadinha.
    Eu tenho placa PCI que tem potencia de 20 dbm ( 100mW) e também placa com menor potencia. O resultado é evidente e a favor da placa de mais potencia.
    Por isso eu fico meio céptico quando vejo recomendações sobre usar baixas potencias. Respeito e admiro quando outros conseguem manter nas suas bases rádios de 63mW segurando toda a rede, mas eu não consegui.
    Uso direto os 400mW que tenho direito no firmware do rádio e se encontrasse placa PCI com esta potência eu iria gostar. Se forçar a potencia do rádio, vai diminuir sua vida útil é outra questão que no momento não me preocupa. O que eu preciso é segurar o link e não ouvir reclamações.
    Eu sei que potência não é tudo, mas que ajuda e muito.
    Tem aqui na minha cidade outro provedor que é um canhão. Ele bota sinal forte em toda a cidade. São vários pontos de distribuição com pouca altura e por isso eu desconfio que ele tem amplificador em todos, pois até em lugares com visada ruim ele bota sinal bom. O que ele não tem é velocidade porque o link dele é pequeno.
    Eu tenho outra questão com relação ao uso de omini x setorial mas deixarei para levantar esta questão depois senão fica um post muito comprido.

  13. #13

    Padrão

    Pois é, justamente isso das potências nos clientes. Mas mesmo assim, ainda tem algo que faz as minhas omnis mandarem o sinal pro cliente mais forte do que oque eles mandam pra ela. Pois tem vários clientes em que uso a mesma placa que uso no ap (AR5212), e com potência default em ambos os lados, e o sinal do ap no cliente fica melhor do que o inverso.

    Um dos motivos que me fazem não usar meu equipamento acima da potência padrão é justamente o fato de eu não poder aumentar a potência nos clientes. Pra ter cliente recebendo a -50 e enviando a -80 nem rola, é conexão ruim na certa.

  14. #14

    Smile

    Potência em estação rádio base é uma coisa muito interessante: em duas das que tenho o sinal somente fica bom para clientes localizados até 2 km. Em outras tenho clientes com bom sinal com quase 8 km de distância. Antes que alguém diga que são os cabos, conectores, antenas, ou coisa assim, adianto que ponho os cabos do mesmo tamanho cortados conforme cumprimento de onda, as mesmas antenas e os mesmos radios PCI no Mikrotik. Até parece que é "atmosfera" (rsrs) no local. Embora não tenha tido problema com ruídos ou interferência as estações não tem o mesmo desempenho.

    Por esse motivo abri este tópico sobre antenas TSM. Uso Hyperlink, mas ao pôr TSM melhoria ou mesmo ficaria pior? Será que compensa devido ao custo financeiro fazer experiências com antenas de menor custo e de menor ganho, pois as TSM de 90 graus são de 12,5 DBi (têm as 15, mas são mais caras do que Hyperlink de 17 DBi), enquanto que as Hyperlink são de 14 DBi (na homologação da Anatel constam como como mais de 13 DBi)?

    Já usei TSM há uns 5 anos. De lá para cá talvez tenham melhorado. Na época não gostei, mas não tinha a experiência que tenho hoje e pode ser que eu tenha errado em algo.

    Mas, não existem bons sistemas se forem mal montados e mal configurados. A regra vale sempre: cabos de boa qualidade (KMP), bons conectores (eu costumo soldá-los ao cabo) e bem isolados (com uma camada de fita isolante e outra de fita de alta fusão).

    Já vi aburdos de estação montada em tubo/bastão de bambu com uma omni pendurada no alto e totalmente torto, devido a ação do tempo, como chuva e vento. Fico imaginando a qualidade do serviço. Sempre que ventar um pouco com certeza haverá oscilação do sinal; consequentemente, de nada adiantará uma omni de ótima qualidade, pois a estrutura é muito ruim. Pôr setoriais em cima desse bambú nem pensar.

    Mas penso que essas setoriais da TSM para até uns 3 KM podem ser uma boa se pusermos boas antenas nos clientes também.

    Preciso montar duas estações em bairros isolados e estou quase decidido a arriscar.

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Potência em estação rádio base é uma coisa muito interessante: em duas das que tenho o sinal somente fica bom para clientes localizados até 2 km. Em outras tenho clientes com bom sinal com quase 8 km de distância. Antes que alguém diga que são os cabos, conectores, antenas, ou coisa assim, adianto que ponho os cabos do mesmo tamanho cortados conforme cumprimento de onda, as mesmas antenas e os mesmos radios PCI no Mikrotik. Até parece que é "atmosfera" (rsrs) no local. Embora não tenha tido problema com ruídos ou interferência as estações não tem o mesmo desempenho.

    Por esse motivo abri este tópico sobre antenas TSM. Uso Hyperlink, mas ao pôr TSM melhoria ou mesmo ficaria pior? Será que compensa devido ao custo financeiro fazer experiências com antenas de menor custo e de menor ganho, pois as TSM de 90 graus são de 12,5 DBi (têm as 15, mas são mais caras do que Hyperlink de 17 DBi), enquanto que as Hyperlink são de 14 DBi (na homologação da Anatel constam como como mais de 13 DBi)?

    Já usei TSM há uns 5 anos. De lá para cá talvez tenham melhorado. Na época não gostei, mas não tinha a experiência que tenho hoje e pode ser que eu tenha errado em algo.

    Mas, não existem bons sistemas se forem mal montados e mal configurados. A regra vale sempre: cabos de boa qualidade (KMP), bons conectores (eu costumo soldá-los ao cabo) e bem isolados (com uma camada de fita isolante e outra de fita de alta fusão).

    Já vi aburdos de estação montada em tubo/bastão de bambu com uma omni pendurada no alto e totalmente torto, devido a ação do tempo, como chuva e vento. Fico imaginando a qualidade do serviço. Sempre que ventar um pouco com certeza haverá oscilação do sinal; consequentemente, de nada adiantará uma omni de ótima qualidade, pois a estrutura é muito ruim. Pôr setoriais em cima desse bambú nem pensar.

    Mas penso que essas setoriais da TSM para até uns 3 KM podem ser uma boa se pusermos boas antenas nos clientes também.

    Preciso montar duas estações em bairros isolados e estou quase decidido a arriscar.
    Aqui uso 2 bases, uma com 4 de 15 dbi 90 graus (ótimas, clientes até 7 km com sinal bom) e 3 de 9 dbi 120 graus, nessas atendo clientes até 2 km.

    Com certeza, tsm vale a pena sim.

  16. #16

    Padrão

    Eu uso paineis de 9dbi a 120° sa TSM e simplesmente são melhores que a espectativa.

    Tenho um cliente a quase 6km 36% de sinal no radinho que inclusive ta até meio bichado. Com rádio de melhor qualidade acredito que dá uns 45% tranquilo.

    Pode comprar de olhos fechados.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Pois é, justamente isso das potências nos clientes. Mas mesmo assim, ainda tem algo que faz as minhas omnis mandarem o sinal pro cliente mais forte do que oque eles mandam pra ela. Pois tem vários clientes em que uso a mesma placa que uso no ap (AR5212), e com potência default em ambos os lados, e o sinal do ap no cliente fica melhor do que o inverso.

    Um dos motivos que me fazem não usar meu equipamento acima da potência padrão é justamente o fato de eu não poder aumentar a potência nos clientes. Pra ter cliente recebendo a -50 e enviando a -80 nem rola, é conexão ruim na certa.
    Vamos ver se eu entendi: O sinal que você manda pela omini é mais forte do que o sinal que você recebe do cliente e nos dois pontos a placa é a mesma?
    No cliente você tem direcional? Então o sinal deveria ser maior no retorno, não? Pois se as placas são as mesmas e na mesma potencia e no cliente saindo direto numa direcional a concentração do sinal deveria dar uma leitura melhor na base.

    Se for assim, já pensou em testar com outra antena no cliente?
    Ou quem sabe procurar ajustar a orientação da direcional no cliente. Estas são tão sensíveis que 1º já pode estar desviando o sinal que irradia, mas não compromete a recepção. Teria que uma pessoa ficar ajustando no cliente e outra na base acompanhando a leitura para avisar quando achar o ponto certo.

    Também você pode estar tendo perca na chegada do cliente, que é compensada pelo fato da antena ser direcional. Mas para enviar ela está também com muita perca.
    Ah! e isto está acontecendo com todos os clientes?

  18. #18

    Padrão

    Potência em estação rádio base é uma coisa muito interessante: em duas das que tenho o sinal somente fica bom para clientes localizados até 2 km. Em outras tenho clientes com bom sinal com quase 8 km de distância.

    Pode ser também que algum obstáculo como mais prédios ou árvores possam estar criando reflexões e influenciando o lóbulo de irradiação e o comportamento fica diferente mesmo.
    Eu me lembro que li em algum lugar que para termos certeza mesmo só instalando e testando. Lugares que pareciam ser perfeitos não deram tão bons quanto outros que não se esperava muito. Parece que cada caso é um caso, respeitando é lógico os fatores técnicos que você citou.

  19. #19

    Padrão

    Bem, isso pode acontecer, principalmente devido ao tamanho do cabo que colocamos nos clientes. Em muitos são instalados cabos RGC58 entre 10 e 15 metros (instalamos muito por aqui, em sobrados altos por exemplo), consequentemente haverá uma perda significativa no sinal no lado do cliente. Embora, à primeira vista se é o mesmo cabo no cliente para enviar e receber, mesmo assim o sinal que ele envia é mais fraco do que está recebendo da omni, pois lá com certeza há mais equilibrio no sinal como, por exemplo, pouco perda devido a um cabo menor e conectores melhores, além do AP está configurado em 200mW ou mais.

  20. #20

    Thumbs up

    Realmente 1929,

    eu estava chegando a mesma conclusão: áreas com muitos prédios e outras barreiras sólidas, mesmo que mais baixas do que a torre, podem causar reflexão, bem como as ondas de rádio podem ser difratadas e refratadas, ou absorvidas por árvores, por exemplo. A própria modulação OFDM já prevê isso.