+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Calculo R.O.E Cabo CellFlex 7/8

    Olá Amigos do forum, depois de várias tentativas fracassadas de tentar calcular o multiplo de 1/2 onda p/ eu poder estabelecer o tamanho do cabo que vou usar, resolvi pedi a ajuda de vocês aqui..

    vou precisar em média 15-20mts

    Alguém poderia me ajudar a calcular?

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Para 2,4 Ghz? Em post antigo foi falado que para 2,4 Ghz, não é necessário se preocupar com isso, já que teríamos diferenças muito pequenas no cabo, o que se deve preocupar seria com a perda, no seu caso, celflex, mínima.

  3. #3

    Padrão

    "já que teríamos diferenças muito pequenas no cabo" - Em relação a que?

    Se há diferença, então há de se "preocupar", mesmo que haja uma perda de 0,00001%, perda é perda, estudar para manter o máximo de excelência que é o correto.

    Por favor, não vamos regrar/inibir o nosso amigo que mesmo com um cabo tão bom em todos os aspectos quer buscar mais qualidade, calcular a relação de onda estacionária mesmo que seja irrisória é justo em todos os casos.

    Quem por favor souber como fazer, que o ajude e não o critique.


    wfb, pelo que eu andei pesquisando o fator velocidade do 7/8 Low-Loss Foam Coax é de 89 por 100 metros (corrijam-me se eu estiver errado), sendo assim, seguindo a formula:

    M = VL/2 x F (em Khz) x FV

    Onde:

    M = Multiplo de 1/2 onda
    VL = Velocidade da Luz (300.000 Km/seg)
    F = Frequência (no caso da 2.4, a média seria 2437, certo? tranformando em Khz fica 2437.000)
    FV = Fator Velocidade

    Sendo assim:

    M = 300.000/4874.000.000 x 0,89

    Aí vem minha dúvida primária

    Podemos dividir Km/seg por Khz? (no caso, velocidade da luz pela freqüência em Khz)

    Deu um resultado muito doido, se alguém puder ajudar, fico grato.

    Atenciosamente.
    Última edição por Pharoeste; 30-12-2007 às 02:42. Razão: 1 Ghz = 1 000 000 Khz (estava errado)

  4. #4

    Padrão

    Tipo assim:

    Me perdoe, devo ter me expressado mal, não critiquei, quis dizer o seguinte

    Depois que você calcular você terá uma medida tipo: 15,34235 metros o que poderia ser 15,34 metros, ai se você prescisar de calcular um pouco maior, um centímetro que seja, vai te aumentar 1 cm e mais um monte de décimos de milimetros, e a assim por diante, que poderiam ser disconsiderados. Com isso você teria também que considerar os espaçamentos nas montagens do conector para dificultar mais ainda, seria difícil conseguir fazer exatamente a medida correta, porque por mais que corte ele direitinho, terá que considerar também o conector. No caso de bons cabos e conectores a perda com o ROE é insiguinificante. Nunca calculei ROE em 2,4 Ghz, em frequências baixas eu fiz, mais o ajuste final mesmo, era com o medidor e era ajustado o elemento da antena.

  5. #5

    Talking

    De acordo com o exemplo do site: "http://www.tst-radio.com.br/cabo.htm#calculo"

    Fica assim mesmo:

    M = [300.000 / (2 x 2437 Ghz)] x 0.89
    M = [300.000 / (2 x 2437.000.000 Khz)] x 0.89
    M = (300.000 / 4874.000.000) x 0.89
    M = (300 / 4874.000) x 0.89
    M = 5,48 (deu dízima, valor aproximado do: 5,4780467788264259...)

    Sendo assim...

    Como o nosso amigo precisa e uma medida entre 15 a 20 metros, pode-se usar M x 3 = 16,44 metros

    Claro que como o nosso amigo Josue Guedes citou, temos que se considerar Plug's, PigTail, etc.

    Se estiver algo errado, por favor, citem! para que leigos não leiam e sigam isso como uma bíblia.

    Atenciosamente.