+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão procuro por script par mudar queue por determinado intervalo de tempo

    Quero que a partir de determinado horário ou a partir de determinada quantidade de clientes conectados, a velocidade deles mude do valor atual para outro valor qualquer Em horários de pico o meu link não está aguentando, e preciso de mais algumas adesões para ter condições de aumentar a banda do mesmo.

    Eu uso um simple queue para cada cliente, e desse modo eu não sei o que fazer. Se eu conseguir que apenas um queue regule a velocidade de todos os clientes (só trabalho com um plano de velocidade), então eu crio duas dessas queue e fica mais fácil fazer um script para definir delas vai estar ativada em determinado horário. Ví algumas regras queue tree para fazer isso que eu estou querendo, mas elas parecem apenas fazer todos os clientes dividirem a banda definida nessa queue, e não que cada um tenha sua própria largura. E como não tenho nenhuma máquina sobrando aqui, não tenho como testar (não quero por a regra no meu servidor sem ter ctz se ela funciona).

    É isso, quero mudar a largura de banda de meus clientes de acordo com horário ou quantidade de pessoas conectadas, se alguém souber como fazer eu agradeço se postar ou me dar uma dica de como proceder.

    Abraço!

  2. #2

    Padrão

    Uma solução pra vc com scripts, acho um tanto quanto complicado.
    Solução : aumentar o link mesmo.

  3. #3

    Padrão

    eu já ví gente citando essas situações, onde em determinado horário eles diminuiam a banda de seus clientes 10 ou 20%, e após determinado horário, retornava ao normal. O problema é fazer isso manualmente, com 50 contas. Se tivesse uma queue que por sí só já setasse todos os clientes, pra cada um ter dl x e up y, já resolvia, pois eu fazia 2 e ativava e desativava-as manualmente mesmo. Já ví exemplos dessas queue aqui e no forum oficial do mikrotik, mas não tenho máquina pra instalar o mkt e testar, e não vou jogar essas configs no servidor sem ter ctz se funciona ou não. Você sabe dizer se essas regras pra configurar todos os clientes de uma vez realmente funcionam?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    eu já ví gente citando essas situações, onde em determinado horário eles diminuiam a banda de seus clientes 10 ou 20%, e após determinado horário, retornava ao normal. O problema é fazer isso manualmente, com 50 contas. Se tivesse uma queue que por sí só já setasse todos os clientes, pra cada um ter dl x e up y, já resolvia, pois eu fazia 2 e ativava e desativava-as manualmente mesmo. Já ví exemplos dessas queue aqui e no forum oficial do mikrotik, mas não tenho máquina pra instalar o mkt e testar, e não vou jogar essas configs no servidor sem ter ctz se funciona ou não. Você sabe dizer se essas regras pra configurar todos os clientes de uma vez realmente funcionam?
    eh meio complicado mesmo, a que vc disse ai que faz de um por um eu usava aki, mas meu mikrotik ficou uma zona pq cada usuário tinha que ter duas queues sacou ???

  5. #5

    Padrão

    Cara, da forma que vc ta querendo era melhor usar PCQ mesmo e dividir seu link de forma equitativa, tem 4 Mbs ele ira dividir isso entre os clientes que estão online no momento e assim todos teriam a mesma velocidade de navegação, já que como vc mesmo citou todos os seus clientes tem a mesma velocidade, não adianta aumentar a banda por horário se vc ja disse que seu link ta no gargalo.

    Outra coisa, sem querer desmerecer ou criticar, sei como é a dificuldade dos provedores de internet para sobreviver em meio aos custos de link etc... Mas meu amigo vc dizer que não tem uma máquina pra fazer testes já é demais, se essa placa mãe que vc ta usando ai queimar??
    iai???

    " NÃO TO CRITICANDO " Simplismente comentando.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Quero que a partir de determinado horário ou a partir de determinada quantidade de clientes conectados, a velocidade deles mude do valor atual para outro valor qualquer Em horários de pico o meu link não está aguentando, e preciso de mais algumas adesões para ter condições de aumentar a banda do mesmo.

    Eu uso um simple queue para cada cliente, e desse modo eu não sei o que fazer. Se eu conseguir que apenas um queue regule a velocidade de todos os clientes (só trabalho com um plano de velocidade), então eu crio duas dessas queue e fica mais fácil fazer um script para definir delas vai estar ativada em determinado horário. Ví algumas regras queue tree para fazer isso que eu estou querendo, mas elas parecem apenas fazer todos os clientes dividirem a banda definida nessa queue, e não que cada um tenha sua própria largura. E como não tenho nenhuma máquina sobrando aqui, não tenho como testar (não quero por a regra no meu servidor sem ter ctz se ela funciona).

    É isso, quero mudar a largura de banda de meus clientes de acordo com horário ou quantidade de pessoas conectadas, se alguém souber como fazer eu agradeço se postar ou me dar uma dica de como proceder.

    Abraço!
    Ola amigo tem como sim por script, meio demorado se vc tiver uma clientela alta, mas vamos la...
    Por queue tree, nao da pra vc fazer para cada cliente, pois gera uma regra pra todos... entaum suponhamos que vc necessite mudar a banda de alguns clientes em determinado horario, a banda dimunuindo ou aumentando, tanto faz ai vai depender da regra que vc quer ativar no queue simple....
    1 crie sempre um Backup antes de tudo e salve, caso haja defeito e ate vc axar ele.
    2 Crie uma regra (axo q vc ja criou) dum cliente controlando a banda dele, vamos diser q seu simple queue que vc criou é Cliente1.128k com banda de 128k,
    4 Em System Scripts, vc cria uma regra: name=Disable Cliente1.128k policy=read,reboot,test,password,policy,write source= /queue simple {disable "Cliente1.128k} comment=Essa regra Libera a banda pro cliente.
    5 Em System Scripts, vc cria outra regra: name=Enable Cliente1.128k policy=read,reboot,test,password,policy,write source= /queue simple {enable "Cliente1.128k} comment=Essa regra Controla a banda pro cliente.
    Pronto criamos as regras que liberam e controlam o cliente, vamos as configurações de horarios.
    6 Em System Scheduler, vc cria uma regra: name=Cliente1.128kDisabilita start-date=Dec/23/2007 star-time=18:00:01 interval=1d 00:00:00 comment=Essa regra libera a banda do cliente as 06 horas da tarde.
    7 Em System Scheduler, vc cria outra regra: name=Cliente1.128kEnable start-date=Dec/23/2007 star-time=08:00:01 interval=1d 00:00:00 comment=Essa regra volta a banda do cliente as 08 horas da manha.
    Esse é um exemplo pra um cliente, ai vc ve quantos vc quer e vai criando. qualquer duvida me add no msn.