+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Um modem bridge e um roteado com a mascara 252 tem como?

    Pessoal, meu provedor chegou ao limite e agora preciso colocar outro link para os novos clientes.

    Atualmente esta assim:

    Link > modem bridge > Mikrotik > Clientes

    Preciso adicionar outro gateway e direcionar os novos clientes pra ele, o problema é que uso a mascara 252 e não tenho faixa de ips e sim uma rede para cada cliente.

    Tentei um monte de coisas mas não estou conseguindo. Alguem poderia me ajudar?

    Já até tentei criar outra rota e outro gateway mas não deu certo. Meu modem router esta com o dhcp desabilitado e o ip dele é 200.201.1.1. Esta conectando normalmente em computador separado. Mas no Mikrotik nao consigo.

    Eu queria colocar uns 50 clientes para cada link: Link 1 > 192.168.2.2, 192.168.3.2, 192.168.4.2 até o 50.2 e do 51.2 até o 100.2 no outro link.

    Desde já agradeço

  2. #2

    Padrão

    Ja que até agora ninguém deu pitaco vou falar mais sobre como eu fiz e não funcionou:

    1º Fui no ip/address e setei o ip da minha placa WAN2 como 200.201.1.0/24 + broadcast etc
    2° Foi no ip/routes e criei a rota mais o gatewai da WAN2 200.201.1.1 via linha de comando pois no winbox faltam algumas opções
    3° Fui no ip/firewall/nat e criei uma mascarade para a minha wan2

    Resultado, não consigo pingar a WAN2 e agora raciocinando estou pensando que esqueci de adiciona-la no ip/Arp já que minha LAN esta como reply-onli no ARP.

    Vou fuçar mais....

  3. #3

    Thumbs up

    Prezado,

    se o modem está roteado você deve habilitar o DHCP cliente e não pôr nenhum ip na placa de rede. O servidor DHCP do modem irá atribuir um IP automaticamente para o seu mikrotik. Não tem mistério. Depois habilite também o DHCP Server do seu servidor.

  4. #4

    Padrão

    Valeu pela dica.

    Agora pensando melhor em cima do problema a minha dúvida é: Como adicionar um segundo gateway ao mikrotik mesmo. Pois ja tenho um com o modem em bridge.

    No caso o segundo gateway só seria utilizado quando eu quisesse por exemplo para um cliente que seja mais consumidor de banda dae eu jogaria ele para esse gateway.

    Lembrando que o DHCP do segundo modem esta desabilitado.
    Última edição por Arcanjo_tc; 24-12-2007 às 15:40.