+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão sinal ruim em enlace de curta distância

    Oi Pessoal!

    Estou postando aqui para esclarecer algumas duvidas sobre intensidade de sinal em um enlace duplo WDS que fiz aqui na cidade que moro, tudo em 5.8Ghz.


    Os equipamentos utilizados foram:

    - 4x radios Ovislink WLA5000AP v3, com firmware 2.00e11

    - 4x antenas Hyperlink HG5822G 22dbi (5.8 GHz ISM / UNII Band Reflector Grid Wireless LAN Antennas)

    - Cabo LMR400

    - Caixa selada com coolers adaptados


    Como não existe visada direta, utilizo um predio no meio do caminho, aonde reflito o sinal para o outro ponto. Neste predio estão duas atenas e dois radios

    em uma caixa selada, na qual adaptamos dois coolers grandes no interior, na parte inferior, e dois pedaços de cano PVC completam o arranjo pelo lado de fora

    para impedir a entrada de agua, menos de 50 cm de cabos ligam estas antenas aos radios no interior da caixa.


    As distâncias são:

    ponto1 -> predio : 680 metros - visada perfeita
    ponto2 -> predio : 1420 metros - visada perfeita


    Tanto no ponto1, quanto no ponto2, temos 8 metros de cabos ligados a antena que estão em postes de 1,5 metros sobre o teto do predio. Estes cabos descem até

    conectarem-se aos radio que ficam dentro de seus racks, em salas internas, rasoavelmente ventiladas.


    Estou preocupado, pelo fato das distancias serem tão pequenas, eu estar com o sinal muito ruim, sem falar na taxa de transferencia, correndo todo o circuito

    temos 700 Kilobytes p/s, ou 5.6 MegaBits p/s. Isto é muito ruim!!


    Estou com criptografia WEP 152 Bits ASCII Shared.


    Do ponto1 até o repetidor(680m) eu tenho sinal a -75bBm, e do ponto2 até o repetidor(1420m) -80dBm.


    Os canais que estou usando são:

    152 (5760 MHz) e 161 (5805 MHz)


    Estes canais estão perfeitamente dentro dos abrangidos por estas antenas, que vão de 5725 até 5850 MHz.


    Vejo o pessoal aqui fechando enlaces com estes radios de vários quilometros e com uma boa taxa de transferencia, por isto, sei que alguma coisa errada tem na

    minha instalação. Já calculei ACK Timeout, coloquei os transmissores na maxima potência e nada.

    Quanto a alinhamento, esta perfeito, pois alinhei de olho nos dBm's no site survey, e também alinhar a esta distância não é nada dificil.


    Gostaria da ajuda e opinião dos colegas sobre estre problema.

  2. #2

    Smile

    Citação Postado originalmente por jefersonlucio Ver Post
    Oi Pessoal!

    Estou postando aqui para esclarecer algumas duvidas sobre intensidade de sinal em um enlace duplo WDS que fiz aqui na cidade que moro, tudo em 5.8Ghz.


    Os equipamentos utilizados foram:

    - 4x radios Ovislink WLA5000AP v3, com firmware 2.00e11

    - 4x antenas Hyperlink HG5822G 22dbi (5.8 GHz ISM / UNII Band Reflector Grid Wireless LAN Antennas)

    - Cabo LMR400

    - Caixa selada com coolers adaptados


    Como não existe visada direta, utilizo um predio no meio do caminho, aonde reflito o sinal para o outro ponto. Neste predio estão duas atenas e dois radios

    em uma caixa selada, na qual adaptamos dois coolers grandes no interior, na parte inferior, e dois pedaços de cano PVC completam o arranjo pelo lado de fora

    para impedir a entrada de agua, menos de 50 cm de cabos ligam estas antenas aos radios no interior da caixa.


    As distâncias são:

    ponto1 -> predio : 680 metros - visada perfeita
    ponto2 -> predio : 1420 metros - visada perfeita


    Tanto no ponto1, quanto no ponto2, temos 8 metros de cabos ligados a antena que estão em postes de 1,5 metros sobre o teto do predio. Estes cabos descem até

    conectarem-se aos radio que ficam dentro de seus racks, em salas internas, rasoavelmente ventiladas.


    Estou preocupado, pelo fato das distancias serem tão pequenas, eu estar com o sinal muito ruim, sem falar na taxa de transferencia, correndo todo o circuito

    temos 700 Kilobytes p/s, ou 5.6 MegaBits p/s. Isto é muito ruim!!


    Estou com criptografia WEP 152 Bits ASCII Shared.


    Do ponto1 até o repetidor(680m) eu tenho sinal a -75bBm, e do ponto2 até o repetidor(1420m) -80dBm.


    Os canais que estou usando são:

    152 (5760 MHz) e 161 (5805 MHz)


    Estes canais estão perfeitamente dentro dos abrangidos por estas antenas, que vão de 5725 até 5850 MHz.


    Vejo o pessoal aqui fechando enlaces com estes radios de vários quilometros e com uma boa taxa de transferencia, por isto, sei que alguma coisa errada tem na

    minha instalação. Já calculei ACK Timeout, coloquei os transmissores na maxima potência e nada.

    Quanto a alinhamento, esta perfeito, pois alinhei de olho nos dBm's no site survey, e também alinhar a esta distância não é nada dificil.


    Gostaria da ajuda e opinião dos colegas sobre estre problema.
    sinal ruim e quase sempre por problemas fisicos....cabos ...conectores ....umidade.....antenas da uma verificada nestes itens.....espero ter ter ajudado

  3. #3

    Padrão

    essa margem de sinal que esta ai.. eh pessima... !! tem q ficar por volta dos -50 !!

  4. #4

    Padrão Re: sinal ruim em enlace 5.8Ghz a curta distancia

    O meu eletricista disse que mediu com o multimetro e as antenas parecem estar em curto, será que isto tem algo a ver?? Mais como podem estar todas elas neste estado, se naum me engano, dipolos não trabalham em curto.

    Obrigado pela cooperação pessoal.

  5. #5

    Padrão

    tenta usar outra antena...se nao engano.. nao podem ficar em curto nao !!

  6. #6

    Arrow opa!

    bom-dia pelo q eu sei todas as antenas q ja medi com multimetro mostran q estao em curto isto é normal isso não é um curto se for medir com uma aparelho certo, pra quer utilizar cabos tao grandes q eu saiba ate hj só tive perda de potencia com metros e metros de cabo com propria esperiencia tenta colocar no maximo um pigtail com 30cm no máximo no radio ligado direto na antena 99,9% das perdas são por cabos compridos de mais....alguem me corrija se estou errado.

  7. #7

    Smile

    Citação Postado originalmente por jefersonlucio Ver Post
    O meu eletricista disse que mediu com o multimetro e as antenas parecem estar em curto, será que isto tem algo a ver?? Mais como podem estar todas elas neste estado, se naum me engano, dipolos não trabalham em curto.

    Obrigado pela cooperação pessoal.
    e normal....o multimetro mostra ela como se tivesse em curto

  8. #8

    Padrão

    1- Antenas ficam em curto mesmo acho que as zirok offset não fica em curto.

    2 - Tire os radios da potencia maxima como você falou que isso lenha com o enlace

    3 - use polarização diferente em cada enlace se no primeiro usar vertical no outro use horizontal.

    4 - use uma no canal (exemplo) 5825 e ou outro 5745 ou seja o mais longe possivel

    5 - desliga o cabo dos radios e das antenas e veja se está em curto

    fazendo isso não tem porque da sinal ruime trafego baixo

  9. #9

    Padrão

    Olá amigo!

    Quanto a sua citação,

    "Tire os radios da potencia maxima como você falou que isso lenha com o enlace";

    Já tentei tirar da potencia maxima, a qualidade do sinal cai mais ainda, as vezes nem fecha, por ficar abaixo dos -90dBm.

    Vou tentar repolarizar um dos enlaces em polaridade diferente. Mais estou com a pulga atrás da orelha sobre a forma que conectamos os conectores N nos cabos LMR400. Será que alguem poderia indicar material de como proceder com isto??

    Para medir as antenas, elas deveriam indicar quantos homs em um multimetro regulado para medir resistência??

    Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda.